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A arte de dar e receber feedback


Como um time se torna especial? Quais são as características das equipes de melhor desempenho?

Existem boas respostas para essas perguntas, mas uma delas passa necessariamente pela prática de dar e receber feedbacks.

Um feedback pode orientar o lançamento de um novo produto, medir a satisfação dos clientes e até ser o ponto de partida para mudanças importantes em nossos relacionamentos. Há muita literatura disponível sobre o tema.

Porém, tive uma experiência que valeu mais do que todos os livros que já li a respeito quando conduzia um trabalho de fortalecimento de um time numa grande empresa. Eram cerca de 60 pessoas de uma mesma equipe participando do trabalho. Logo depois do almoço, o líder daquele grupo precisou fazer uma breve apresentação. Só depois de alguns segundos me dei conta de algo que preenchia aquela sala com muito constrangimento: ele estava com o zíper da calça completamente aberto, escancarado. Senti, naquele instante, o que chamamos de “vergonha alheia”. Lamentei por ele. Ato contínuo, meu foco se concentrou em observar a reação das pessoas. Avisariam o chefe? Acenariam para ele? Fariam algum gesto? Ou o deixariam ali, todo animado e falante, sem se dar conta da braguilha exposta?

O clima na sala era de embaraço. Um dos funcionários – aparentemente, o mais novo daquele time – parecia estar mais incomodado do que todos e decidido a fazer alguma coisa a respeito. Depois de se virar para cá e para lá na cadeira algumas vezes, levantou, pegou um bloco de anotações e escreveu o que parecia ser um bilhete. Todos observavam sua ação silenciosa. Dobrou cuidadosamente o bilhete em algumas partes e entregou para o colega ao seu lado. O papel começou a circular de mão em mão, até chegar numa moça que estava na primeira fila. Por alguns instantes, ela pareceu hesitar. Fitou o resto do grupo, que pareceria lhe dizer com os olhos: “Vamos! Estamos com você! Entregue a ele!”.

Ao receber da moça aquele pedaço de papel, o empolgado diretor faz o seguinte comentário:

– Opa! Temos uma pergunta. Ótimo! Quero a participação de vocês.

O constrangimento assumiu seu ápice. Ao ler o bilhete, seu semblante modificou-se na hora. Respirou fundo, virou de costas para erguer o zíper e, claramente constrangido, olhou para o grupo e disse, em tom verdadeiro e vulnerável:

– Muito obrigado, pessoal! Obrigado.

Naquele momento, era possível sentir um instante de ligação, uma conexão entre ele e seus liderados. Era, afinal, uma pessoa como todos ali, capaz de ficar envergonhado e ainda agradecer pelo feedback.

Como observador da situação, testemunhei como é preciso ter coragem para ficar vulnerável na frente de alguém. Mas, ao mesmo tempo, como isso é capaz de ampliar conexão e confiança. Percebi, sobretudo, que o feedback é mais do que uma boa técnica: é um ato de generosidade, de profunda empatia. Por mais quanto tempo deixariam aquele sujeito ali, exposto, sem consciência do que se passava? Não seria generoso. Não seria sequer honesto.

Feedback é para ser praticado sempre. Não pode existir data e hora marcada para aconselhar alguém. Pode imaginar aquele grupo falando com seu diretor sobre o zíper aberto, 20 dias depois do ocorrido?

A prática do feedback deve ser adotada no dia a dia, com todos os que estão ao nosso redor: líderes, pares, liderados.

O que posso então recomendar a você?
• O feedback deve ser feito preferencialmente de modo individual.
• Seja específico e evite generalizações vagas e difusas.
• Lembre-se: Este é um diálogo não apenas para falar sobre o que é negativo, mas também para reforçar apreciativamente o que é bom e funciona bem.

O feedback pode ajudar alguém a:
• compreender e reavaliar seus comportamentos;
• melhorar desempenho;
• corrigir erros e evitar retrabalho.

O feedback pode ser útil para:
• eliminar “rádio-peão”;
• reforçar parâmetros que medem e avaliam desempenho;
• favorecer reflexão e aprendizagem;
• ampliar consciência e
• estimular um clima de confiança.

Lembre-se: consciência transforma a realidade!!!

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