Novidades:

6163 Visualizações

A beleza da floração das cerejeiras


Logo os meses de março e abril chegarão, sendo um excelente período para programar uma viagem para o Japão para conviver com o espetáculo da floração das cerejeiras, que ocorre num certo período que os japoneses chamam de sakura, o qual eles curtem muito.

Para o turista, o difícil é acertar bem esse período. A floração começa no sul do país e vai avançando para a parte norte, começando normalmente entre o fim de março e meados de abril. Depois do pico, costuma durar somente uma semana. Em Tóquio, por exemplo, em 2014, foi em 25 de março, nove dias depois do que aconteceu em 2013.

Para quem puder se programar para essa viagem ao Japão, é bem interessante compartilhar com os japoneses não só a contemplação da floração da cerejeira, que assume matizes entre o branco e o rosa, com sua riqueza de significados. As japonesas saem às ruas com seus quimonos rosados; as cidades tomam tons rosados.

A incrível beleza das flores das cerejeiras.

A incrível beleza das flores das cerejeiras.

flores delicadas é capaz de alterar a rotina dos disciplinados japoneses que vão aos parques e fazem piqueniques no festival denominado Hanami, ou contemplação das flores.

Em Tóquio, o parque Ueno fica com uma beleza difícil de descrever. Nele, as cerejeiras se encontram formando corredores pelos quais passam multidões de japoneses e turistas. Alguns tiram fotos, outros se sentam em lonas estendidas aos pés das árvores. Ali comem, bebem, gargalham e falam alto, em uma cena pouco comum em um país no qual as conversas em geral são em tom baixo e os costumes rígidos para os padrões ocidentais, como a proibição de atender o celular em ônibus e metrô!

Para quem tiver mais tempo, deve fazer uma viagem de shinkansen (o trem-bala) de considerado o mais influente filósofo japonês do século XX. À noite, em Kyoto, uma boa pedida é sentar-se em meio às cerejeiras no bairro de Pontocho, uma região boemia, repleta de bares e restaurantes convidativos. Num segundo dia em Kyoto, é indispensável um passeio pelo bairro de Higashiyama, ou mais precisamente ir ao parque Maruyama, o mais popular da cidade, para observar as cerejeiras em flor.

Enquanto no parque Ueno, em Tóquio, as árvores chamam atenção pelo volume, no parque Maruyama, elas convidam à contemplação uma a uma e adquirem ares misteriosos ao anoitecer. Aí, num restaurante dentro do Maruyama, após o passeio, o grand finale é deliciar-se com um sorvete de flor de cerejeira com chá verde.
Inolvidável, viu?

Que tal, se os recursos existirem? Você está animado a fazer um passeio até o Japão para contemplar a floração das cerejeiras? Veja mais fotos aqui!

OBSERVAÇÃO:
Esse texto foi elaborado a partir do artigo Hanami – flores em festa, escrito por Luciana Seabra e publicado na revista Valor Investe de junho de 2014.

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...