Novidades:

2137 Visualizações

A crise econômica e política no Brasil faz o mercado de publicidade encolher


O mercado brasileiro de publicidade e propaganda (P&P) encolheu significativamente em 2015 – o recuo de gastos em anúncios foi estimado em 10%, podendo até chegar em 15%, quando em 2014 houve um crescimento de 1,5% –, e as perspectivas para 2016, mesmo com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, não são animadoras!!!

O pior de tudo é que a competição entre as agências de propaganda por novos clientes tornou-se cada vez mais agressiva. Com isso, aqueles que as conquistaram, tiveram uma menor rentabilidade, pois deram grandes descontos.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Orlando Marques, enfatizou: “Esse encolhimento do mercado de P&P interrompe pela primeira vez uma trajetória contínua de crescimento desde 2007. É claro que o resultado de tudo isso acaba sendo o aumento de demissões no setor, o que é lastimável, pois esses jovens publicitários talentosos acabam senso contratados por agências do exterior. Assim, o nosso País acaba perdendo importante capital intelectual e criativo que inclusive permitiu ao Brasil ganhar muitos prêmios em Cannes.”

Para sobreviver, as agências de publicidade não estão apenas demitindo, mas também contendo os seus custos, o que inclui até a diminuição de gastos com a limpeza dos escritórios.

Sergio Amado, presidente da Ogilvy no Brasil, a segunda maior agência do País, disse: “O caos político e o desgoverno estão destruindo nosso negócio e muitos outros negócios. É verdade que desde 2013 já vínhamos registrando sinais de dificuldades. E em 2016 provavelmente essa crise deverá continuar… Está sendo destruída a capacidade de investimento dos anunciantes.

Considerando todos os clientes da Ogilvy, 50% reduziram as suas verbas em 2015 e 40% não o fizeram, pois já haviam contratado serviço (espaço) e não tinham como adiar os anúncios. Em época de crise, como foi esse 2015, os anunciantes concentraram as suas verba em TV aberta. Fizeram campanhas mais diretas, com o objetivo principal de vender de forma ostensiva.

Deve-se ressaltar que os jornais, como plataforma de anúncios, passaram a ter uma curva ascendente, muito relevante, o que significa uma tomada de consciência. Não se constrói democracia na Internet, mas com jornal. O jornal, por seu turno, é complementar à TV.

Ainda temos poucas campanhas planejadas, e isso porque não se nota nenhum tipo de gordura no primeiro trimestre de 2016. Não há dúvida de que 2016 também vai ser um ano difícil.”

Pois é, nesse ambiente de retração dos negócios, o que se nota, entretanto, foi o crescimento da publicidade atrelada à Internet, mas a uma taxa menor do que em 2014.

Julio Zanguini, diretor de agências do Google no Brasil, explicou: “Nosso negócio ainda está em fase de crescimento no País, pois a Internet ainda está aumentando a sua fatia no bolo publicitário.

Mas a empresa cresceu numa taxa muito elevada em 2014 e em 2015 ela sofreu uma pequena desaceleração. Os anúncios mais procurados em 2015 foram os de busca, ou de performance. Assim, quando o anunciante compra uma palavra e o internauta digita a mesma no Google, para fazer uma pesquisa, o anúncio surge na tela!!! A performance se refere à venda de um produto ou serviço.

Em períodos de recessão, como o que vivemos em 2015, a empresa que anuncia, quer faturar com o anúncio. É por isso campanhas institucionais são mais raras.

Os negócios relacionados à mídia programática, sistema pelo qual o preço do espaço do anúncio é leiloado entre interessados, cresceu três dígitos no Google!!! Outro tipo de anúncio que vendeu bem foi o TrueView – se o internauta ficar no anúncio, em formato de vídeo, por menos de 5s, o Google não cobra o anúncio!!!”

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...