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A importância do esporte náutico para um país


Atracar em um porto seguro está sempre ao alcance de quem navega ao longo da costa portuguesa.

De norte a sul e nas ilhas da Madeira e Açores são muitas as marinas e portos de recreio com todos os serviços para receber bem aqueles que chegam por mar.
Atualmente, com um clima ameno e muito sol durante todo o ano, Portugal oferece excelentes condições para aqueles que desejam usufruir do oceano, navegando ou praticando os mais variados esportes náuticos com a certeza de sempre encontrar os apoios e equipamentos de que precisarem em terra firme. Estes apoios estão disponíveis nas marinas e portos de recreio, muitas delas galardoadas com a bandeira azul da Europa, ou seja, a certificação sobre as excelentes condições disponibilizadas no que se refere à água, gestão ambiental, segurança e serviços de reparos e manutenção de barcos.

E por que o Brasil não se inspira nos bons resultados econômicos que Portugal colhe com as suas marinas, gerando melhores empregos para os seus habitantes?
É interessante recordar que foi o prefeito de Angra dos Reis, José Marcos Castilho, quem deu um grande incentivo para que no seu município surgissem muitas marinas, píeres e até shoppings com marinas, revitalizando-o, em especial a parte urbana, que sempre foi o “patinho feio” daquele paraíso. Dessa forma, empregos e mais empregos foram sendo gerados através dessas iniciativas da área privada com o apoio da área pública.

Angra dos Reis já é responsável por cerca de 68% do mercado náutico em todo o País, pois assumiu que o barco é o transporte mais adequado para se visitar aquele paraíso. Os seus moradores se conscientizaram que só por meio da existência de muitos resorts, hotéis, marinas e atividades náuticas é que se poderá ter empregos bem remunerados numa região predestinada ao turismo de qualidade, o que até agora muitos administradores públicos das cidades litorâneas de São Paulo não perceberam…

Um exemplo claro desse projeto foi a inauguração, em 30 de agosto de 2014, da marina Ribeira, com 128 vagas secas e 40 molhadas para embarcações de até 90 pés. Ela fica entre as marinas de Bracuhy e Piratas, a 5 min do aeroporto municipal de Angra dos Reis, com lojas de conveniência e abastecimento para as embarcações. A inauguração dessa instalação náutica promoveu uma valorização dos imóveis do entorno em cerca de 20%, além de ter gerado cerca de 150 novos postos de trabalho.

No Brasil, apesar da crise econômica, a marina de Itajaí deve estar concluída até 2018, oferecendo 900 vagas, transformando-se na maior do País, tendo a capacidade de para embarcações de até 39 m de comprimento (130 pés), o que não ocorre até agora em nenhuma costa brasileira.

O presidente do Instituto de Marinas do Brasil, Claudio Brasil do Amaral, que é também membro do ICOMIA (International Council of Marine Industries Association) comentou: “O Brasil é, reconhecidamente, a nação com o maior potencial no mundo para desenvolver atividades náuticas. Tanto o Estado de Santa Catarina como os outros Estados banhados pelo oceano Atlântico têm uma tremenda carência de vagas para se poder guardar barcos e iates. Atualmente, no Brasil, tem-se somente 700 estruturas de apoio náutico, incluindo pouco mais de 80 marinas, sendo que 70% delas estão concentradas na região Sudeste, principalmente em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, e no litoral paulista e catarinense.

Tudo indica que a demanda por marinas vai crescer muito nos próximos anos e através delas não se incrementará apenas o turismo náutico, mas se fortalecerá setores como a gastronomia, a hotelaria, o comércio e até, evidentemente, a maior produção de barcos de lazer.”

Hoje, o País está conectado por uma razoável rede de aeroportos, o que permite chegar a qualquer cidade média ou grande próxima do oceano. O nosso povo é amigável e hospitaleiro em cada porto de chegada. Então, o que está faltando para o nosso País sair desse estágio letárgico de desenvolvimento náutico para se tornar líder nessa área, a nível internacional, incrementando significativamente o nosso turismo!!!

E aí vale recordar o que disse para a revista Riviera (Nº 17 -2013) a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Bertioga, Marisa Roitman: “Precisamos instalar marinas e garagens náuticas no município, respeitando, é claro, as normas ambientais. Sabemos que cada embarcação no mar gera oito empregos diretos. Para uma cidade como a nossa, que não dispõe de tantas oportunidades de trabalho, a consolidação dessa vocação seria perfeita. Não podemos desperdiçar nosso maravilhoso potencial natural.”

Atualmente, em Bertioga, já existem 11 marinas e garagens náuticas legalmente registradas que estão se expandindo para atender ao crescente fluxo de embarcações pelo canal de Bertioga, já recebendo algo próximo de 1.500 barcos nos finais de semana na alta estação e uns 900 nos meses de inverno. Não se pode esquecer nunca as grandes oportunidades brasileiras no setor do turismo náutico, pois o nosso País tem 7.367 km de extensão navegáveis o ano todo, além de 35.000 km de vias internas navegáveis. Só para efeito de comparação, só o Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América (EUA), tem mais de 1.500 marinas, e para os norte-americanos (que agora são cerca de 327 milhões), no lazer náutico tem-se 1 barco para cada 20 habitantes; na Itália (com quase 61 milhões de habitantes), tem-se 1 barco para cada 125 habitantes; e aqui no Brasil (com cerca de 208 milhões de habitantes) temos 1 embarcação para 1.600 habitantes!?!?

Não se deve esquecer que os ventos alísios sopram eternamente na mesma direção e numa intensidade perfeita para a navegação, conduzindo com segurança os veleiros provenientes da áfrica e da Europa em direção ao nosso continente.

Observação importante – Atenta às vantagens que uma marina poderia trazer tanto na valorização dos imóveis, bem como mais uma opção de entretenimento para os moradores da Riviera de São Lourenço, a sua administração entrou em contato com a empresa Moffatt & Nicol, uma consultoria de infraestrutura, especializada em planejamento e concepção de instalações marinhas, reconhecida mundialmente como líder no desenvolvimento e revitalização de orlas urbanas, incluindo a criação de marinas modernas e concepção de portos para pequenas embarcações.

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