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A mecânica dos games pode ser uma poderosa ferramenta para a aprendizagem


Pra começo de conversa, escrever sobre Gamification e Educação para uma revista que aborda economia criativa exige um olhar abrangente. Proponho assim um cenário no qual tudo mudou. O que funcionava no passado não necessariamente funciona hoje. Estamos em busca de coisas que funcionem, que produzam resultado, que gerem engajamento e que sejam alinhadas a um propósito. E se essas coisas puderem ser divertidas, tanto melhor!
É nesse ponto que começamos a compreender que cada vez menos existem fronteiras entre as diferentes disciplinas e campos do conhecimento. Precisamos aprender de forma integrada, em rede. E para isso, é necessário estarmos abertos a aprender. Foi assim, estando aberta a novos aprendizados, que descobri que poderia aprender muito a partir dos games e do que eles proporcionam a quem joga.

GAMIFICATION, GAMEFICATION OU GAMIFICAÇÃO
Você vai encontrar o termo escrito e pronunciado de diversas formas. Escolha aquela que preferir. O importante mesmo é compreender o conceito e se apropriar do que ele pode oferecer a você. Eu escolhi Gamification pois estamos cercados de termos que não traduzimos e todos compreendem. Isso, por si só é um indicador de que as fronteiras são tênues e nossos idiomas se mesclam para refletir como vivemos hoje. Esse conceito não é novo, ele é conhecido desde os anos 1970. O Gamification nasce com o olhar dos desenvolvedores de softwares, que queriam encontrar uma forma mais interessante de fazer seu trabalho e usavam elementos de games para melhorar a experiência dos usuários.

Entretanto, foi só no ano de 2010 que o conceito se proliferou e começou a ganhar a proporção como conhecemos hoje.
Como disse há pouco, estamos em busca de coisas que funcionem, que gerem resultados, e foi a partir de 2000 que observou-se que as start-ups (empresas iniciantes) do Vale do Silício que tinham mais sucesso na conquista de investimentos haviam utilizado apresentações Gamificadas para suas empresas. Isso funciona. Então precisamos aprender o que é isso e como usar.

Gamification consiste no uso de mecânica de games, estética de games e pensamento de games em contextos diferentes de games.

Gamification consiste no uso de mecânica de games, estética de games e pensamento de games em contextos diferentes de games. E quando falamos em contextos diferentes de games, isso pode ser aplicável para o que sua imaginação permitir. Entre as aplicações podemos mencionar a fidelização de clientes, venda de produtos, fortalecimento de marcas, mudança de comportamento e infinitas outras possibilidades.
Entre as aplicabilidades está aquela diretamente relacionada ao tema deste texto: a aprendizagem.

GAMIFICATION E APRENDIZAGEM
Em tempos de economia criativa, cercados de estímulos tecnológicos, é cada vez mais desafiador engajar pessoas em aulas e intervenções de aprendizagem. Disputamos a atenção de nossos alunos ou aprendizes com inúmeros dispositivos divertidos e interessantes e, por isso, é nosso papel encontrar novas formas de engajar as pessoas para que aprendam e sejam capazes de aplicar o que aprenderam em suas rotinas. Na aprendizagem, Gamification consiste na utilização de mecânica, estética e pensamento baseado em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas. E tudo isso de forma divertida. A diversão é um fator extremamente importante e deve ocupar um lugar de destaque na elaboração de uma solução de aprendizagem.

O QUE PODEMOS APRENDER A PARTIR DOS GAMES
Aprender a partir de outras disciplinas está na essência da economia criativa e podemos aprender muitas coisas úteis e aplicáveis a partir dos games. Veja na Tabela 1.

TANTAS OUTRAS COISAS
Os games nos oferecem um universo de possibilidades quando nos permitimos compreender como funcionam. Basta pensar no storytelling, por exemplo. Os games em geral têm uma história que nos engaja, que nos convida a mergulhar em um mundo onde podemos ser heróis com super poderes inabaláveis que podem salvar o mundo. Nós precisamos disso, queremos ser únicos e especiais, queremos fazer a diferença.
Nada como perder uma vida e conquistar outra logo em seguida ou até mesmo pedir uma vida emprestada a um amigo. Essa é a magia que podemos criar para atingir diferentes objetivos.
Aprendizagem é mudança de conduta, muito mais do que algo momentâneo. E é neste turbilhão de novidades e inovações que precisamos promover mudanças de conduta positivas para juntos construirmos um mundo melhor. O Gamification pode ser uma ferramenta poderosa na construção deste mundo à medida que engajarmos as pessoas em torno de objetivos comuns, com metas claras e específicas em busca de soluções que produzam impacto positivo na aprendizagem e na sociedade.

tabela

 


capa_gamificationLivro Gamification – DVS Editora

Como criar experiências de aprendizagem engajadoras.
Um guia completo: do conceito à pratica

Flora Alves

Consultora de empresas, autora do livro Gamification (DVS Editora) e colunista Criática.

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