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Algumas lições dos empresários que apostaram na gastronomia


Quem compareceu à 2ª edição do curso Paladar de Alta Performance, que ocorreu no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), ouviu os “conselhos” dos donos dos melhores restaurantes e bares da cidade de São Paulo sobre gastronomia.

O sócio fundador do Grupo Rascal, Roberto Bielawski.

O sócio fundador do Grupo Rascal, Roberto Bielawski.

Assim o sócio-fundador do grupo Rascal, Roberto Bielawski, destacou:

Hoje, a nossa rede atende algo próximo de 2 milhões de clientes por ano, mas para crescer é preciso estar sempre atento ao que o público quer e conhecer este cliente, saber quem ele é. O dono de um restaurante precisa acompanhar o seu negócio de perto, saber o que sai da cozinha e, ao mesmo tempo, circular, para estar a par do que os outros estabelecimentos estão fazendo. Atualmente, é possível sobreviver com um negócio pequeno, porém, no momento em que algum decidir crescer, aí uma excelente gestão passa a ser imprescindível!!!

A administradora e sócia do restaurante Maní, Giovana Baggio, destacou:

É vital nunca esquecer de fortalecer continuamente a sua marca. Uma identidade forte é imprescindível para quem deseja ter um restaurante importante. Naturalmente, a grande preocupação no nosso negócio deve ser com a qualidade do que sai da cozinha, o que começa já na relação com os fornecedores dos alimentos. Além disso, é essencial ter toda uma equipe engajada. Por isso, o Maní investe no bem-estar dos seus funcionários, oferecendo-lhes aulas de ioga e pilates, assim como sessões de terapia gratuitas ou a preços reduzidos.  Isso é uma prioridade para nós. A energia do nosso negócio não permite pessoas infelizes trabalhando conosco. Estamos muito envolvidos em ter esse ambiente e um dos resultados é que não temos processos trabalhistas!!!

O consultor especializado em gastronomia Adri Vicente Júnior, sócio-proprietário da Food Service Company, que trabalha desde 1977 com alimentos e bebidas, focou-se no tema Um mercado de oportunidades: como prosperar no segmento de alimentos e bebidas mesmo em tempos de crise. Ele disse:

Foram muitas as crises econômicas que os empreendedores, especialmente os vinculados ao setor de gastronomia já tiveram que enfrentar nessas últimas três décadas. E foram nesses momentos que as marcas importantes passaram por transformações e mudaram o rumo dos seus negócios, conseguindo se manter em atividade e até prosperar. Nessas situações é vital analisar com cuidado o cenário, cortar gastos se isto for necessário, não perder o foco na qualidade e seguir em frente. Não acredito em crise no setor da gastronomia e os donos de negócios duradouros não costumam reclamar das crises, mas sim valer-se delas para se adaptar, continuando a acreditar no seu potencial, mantendo-se na atividade que já dominam. Porém, ter um restaurante não significa que é um negócio que não pode sofrer abalos. Deve-se sempre atualizá-lo e adequá-lo às possibilidades dos seus clientes.

Por sua vez, Marcelo Carneiro, o criador da Colorado, uma das primeiras cervejarias artesanais genuinamente brasileiras, com muito orgulho discorreu sobre o tema: A evolução da cerveja nacional – A visão do pioneiro que ajudou a criar a cena cervejeira artesanal no Brasil. Salientou Marcelo Carneiro:

Foi em 1996 que, na cidade de Ribeirão Preto, abri um bar que fabricava a própria cerveja!!! Nessa época, ninguém falava, ou fazia algo sobre isso. Aliás, em 2015, vendi a minha marca Colorado para a gigante Ambev, mas, em breve, estarei lançando uma outra cerveja artesanal. É preciso reforçar a cultura da cerveja no Brasil, assim como já foi feito com o vinho. E com uma vantagem: enquanto o vinho conta com cerca de 200 componentes, a cerveja tem mais de 400, com o que tem-se aí um mundo de possibilidades, permitindo que centenas de harmonizações sejam feitas. O Brasil tem muito potencial cervejeiro, porém é necessário que os consumidores se acostumem a pedir uma carta de cerveja nos estabelecimentos, estimulando essa cadeia. Estou fazendo tudo ao meu alcance para promover essa evangelização da cerveja.

gastronomia

Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.

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