As novas ideias e as inovações que devem fazer sucesso em 2015
Rohit Talwar, autor de dezenas de relatórios sobre o futuro da tecnologia para o governo britânico e consultor de grandes corporações, salientou: “Em dez anos, o fluxo de dados aumentará em mil vezes, com bilhões de objetos produzindo informações não teremos só big data, mas sim gigantic data. E o grande desafio será gerenciar esses dados e extrair insights deles.
Tudo indica que em não mais que 30 anos os computadores serão capazes de processar as mais variadas informações com mais agilidade que o cérebro humano. E aí será necessário criar regras para os robôs, como é o caso do debate que está sendo desenvolvido sobre o uso de drones”.
O que se pode esperar em 2015 é pelo menos as seguintes inovações: um robô incrível desenvolvido pelo Google; o uso de nanossatélites que monitorarão por fotos regiões inteiras do planeta quase em tempo real; os painéis solares vão ter enorme ganhos de eficiência e seus preços vão despencar; as baterias vão durar o dobro e surgirá o ultrassom de bolso, do tamanho de um smartphone, com imagens em três dimensões (3D).
Também surgirão em 2015 produtos cada vez mais inteligentes como os aspiradores-robôs, que após completar a limpeza voltam a sua base; os televisores de tela encurvada; os dispositivos de realidade virtual, como o da Oculus, recentemente comprado pelo Facebook; relógios inteligentes (Apple Watch e outras marcas) e drones para a entrega das mais variadas mercadorias. Tudo indica que, inclusive, o cartão de crédito de plástico poderá começar a desaparecer a partir de 2015…
Para saber mais:
Ideias e inovações são 2 dos “8 Is” sobre os quais se fala no livro A Roda da Melhoria (DVS Editora), de Victor Mirshawka, cujo objetivo é incrementar o desempenho de qualquer pessoa, fazendo com que ela siga sempre o “ciclo da melhoria imbatível” – iniciativa, informações, ideias, inovações, insistência, integração, implementação, introspecção.
Engenheiro, mestre em estatística, professor, autor de dezenas de livros, gestor educacional, palestrante e consultor. Editor chefe da Revista Criática.