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Cannes Lions 2016


Em 18 de junho de 2016, o Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade – bateu seu recorde, ou seja, 43 mil peças publicitárias de todo o mundo concorreram aos cobiçados Leões e aos Grand Prix (Grande Prêmio), com um aumento de quase 10% sobre 2015.

Em 2016, houve 24 categorias, incluindo as duas novas: Entertainment Lions e Entertainment Lions for Music. Neste ano, ao todo, o Brasil teve 21 jurados – um recorde –, inclusive com um presidente de júri: o vice-presidente de criação da JWT, Ricardo John.

Ao todo, foram oito dias de debates, palestras e seminários, e o Cannes Lions foi até o dia 24 de junho de 2016. Ocorreram também eventos mais curtos: Lions Health ( nos dias 18 e19), no qual houve o debate sobre a comunicação para as áreas de saúde e bem-estar.

A mensagem para os participantes do Cannes Lions.

A mensagem para os participantes do Cannes Lions.

Na categoria Health and Wellness (“saúde e bem-estar”), o País contabilizou um único Leão, de prata, para uma ação da F.biz para o creme dental Close Up. O Grand Prix de Health and Wellness foi para uma campanha que associava o analfabetismo com temas de saúde, desenvolvida pela FCB Inferno, de Londres, para o grupo de educação Pearson.

Em Pharma, foram quarto Leões para o Brasil: a Havas Life, de São Paulo, levou um de ouro e um de prata para uma campanha para a Teva Neuroscience; a Ogilvy Brasil ganhou uma prata para uma campanha para o canal Band Sports; e a Triunfo Sudler Brasil, de Campinas, ficou com um bronze para uma ação para a Astellas Farma Brasil.

O Grand Prix em Pharma foi para uma campanha da Ogilvy London para a área de equipamentos médicos da Philips. Devido ao bloqueio imposto a seios femininos pelo Facebook e pelo Instagram, a campanha inovou ao usar “seios masculinos” para demonstrar e promover o autoexame de câncer de mama pelas redes sociais. O desempenho do País no festival Lions Health em 2016 foi modesto, visto que em 2015 levou 17 prêmios.

Uma palestra muito apreciada no Cannes Lions foi a do cofundador e presidente do Airbnb – avaliado em US$ 25 bilhões – Brian Chesky que disse: “ Uma coisa que eu aprendi é: se você lançou e ninguém se deu conta, lance novamente. Foi difícil no início registramos reservas, mas hoje o Airbnb tem acomodações em 191 países do mundo e acumula cerca de 1,3 milhão de usuários por dia. Só em Cannes, nesse festival o festival, foram 5 mil reservas.”

Na categoria de Print & Publishing, o País recebeu um total de 14 Leões, sendo quatro de ouro. A carta aberta do Burger King ao McDonald’s, que propôs uma trégua na concorrência entre as redes de fast-food, ganhou o Grand Prix em Print & Publishing. Apesar de ter apenas texto, foi um anúncio com resultado extremamente relevante para o cliente. Essa campanha foi criada pela Young & Rubicam da Nova Zelândia.

A palestra de Amber Case sobre robótica, drones e realidade virtual agradou muito aos participantes do Cannes Lions.

A palestra de Amber Case sobre robótica, drones e realidade virtual agradou muito aos participantes do Cannes Lions.

Um outro alerta para os inscritos no Cannes Lions foi dado pela antropóloga Amber Case – eleita como uma das mulheres mais influentes do setor pela revista Fast Company –, que declarou no Lions Inovation, evento no qual se debateram temas como robótica, drones e realidade virtual: “A proposta de conectar os aparelhos mais triviais da vida diária pode não decolar!?!? E por um só motivo: o ser humano sabe quando uma banana está estragada e não precisa que a tecnologia faça isso por ele. Muitos dos novos aparelhos que estão sendo desenvolvidos não levam em conta que o usuário está farto de ser interrompido. A quantidade ideal de tecnologia na vida de uma pessoa é a mínima necessária. Para mudar todo o quadro e eventualmente salvar a Internet das coisas (IOT, na versão em inglês) de seu fracasso deve-se aplicar o design calmo aos produtos que forem lançados no futuro. Entre as inspirações para as novas invenções, proponho o exemplo do Roomba, o aspirador de pó esférico, que emite apenas um sinal quando termina de limpar um cômodo.”

O país teve um excelente desempenho na categoria Outdoor, que julga peças de mídia exterior, conquistando 18 Leões, incluindo um de ouro que foi para a agência AlmapBBDO, para a campanha que fez para a agência de notícias Getty Images.

O Brasil também obteve um ouro na categoria PR Lions – que avalia ações de relações públicas – que ficou com a FCB Brasil, para a campanha Nivea Doll. Na categoria Design, o País contabilizou sete Leões, sendo um de prata para a campanha institucional da LewLara\TBWA para a ONG Dorina Nowill.

Já na recente categoria Digital Craft, o Brasil conseguiu um prêmio, um Leão de prata, com a campanha da AlmapBBDO para a Getty Images.

Uma campanha desenvolvida pela agência FCB Brasil para o jornal O Estado de S. Paulo ganhou um Leão de ouro na categoria Media Lions.  A peça publicitária, denominada Músicas de Violência, usou o aplicativo de reconhecimento de músicas Shazam para evitar que usuários fizessem download de canções que podem incitar o abuso contra a mulher. Recorde-se que o jornal O Estado de S. Paulo é o representante oficial do Cannes Lions no País!!!

No evento Lions Innovation, paralelo ao Cannes Lions, cerca de 60 empresas selecionadas mostraram soluções que têm potencial de trazer novas ferramentas ao mundo da comunicação e do marketing. Por exemplo, Romildo Lucas de Mattos Júnior, com a ajuda do seu filho, criou a TV Data. Ele veio a Cannes para divulgar a solução que possibilita disparar anúncios digitais em sites e redes sociais no momento em que sua campanha de TV está sendo mostrada. Muita gente usa a segunda tela. Então, se a pessoa vai para o celular, o mesmo anunciante também estará lá.

Além de fazer o disparo sincronizado de anúncios em diferentes plataformas, a TV Data também possibilita que as empresas reúnam outros tipos de informação que podem ser úteis na hora de definir uma estratégia de mídia. Ao acompanhar as principais palavras-chave que são ditas em programas de televisão, por exemplo, sobre esportes, uma marca pode se encaixar no diálogo sobre o tema de forma mais natural.

No evento Lions Entertainment, paralelo ao Cannes Lions, debateu-se bastante as novas formas de vender um produto. O desafio das marcas é produzir conteúdos relevantes que sejam facilmente associados ao seu nome. E, para isso, é preciso encontrar um estilo próprio. Nesse sentido, para muitos especialistas, a produção Uma Aventura Lego, lançada pela Universal Pictures em 2014, é um exemplo perfeito de publicidade eficiente e perene, além de ser totalmente baseada em conteúdo. A conclusão de um painel no Lions Entertainment foi: “Para se ter um bom comercial é vital contar uma boa história rapidamente.”
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Um fato importante aconteceu no dia 24 de junho, ou seja na cerimônia de encerramento , quando o publicitário Marcello Serpa recebeu o Lion of St. Mark por sua relevante contribuição ao mundo da comunicação e do marketing.

Essa foi a primeira vez que um brasileiro recebeu essa láurea e destaque-se ainda que aos 53 anos, Marcello Serpa é o publicitário mais jovem a receber o Lion of St. Mark, depois de 35 anos de trabalho no setor, ele, que foi o fundador e sócio da AlmapBBDO – uma das agências brasileiras mais premiadas no mundo, recebeu cerca de 160 Leões em sua carreira e foi o primeiro brasileiro a receber um Grand Prix em 1993.

Marcello Serpa, que resolveu se aposentar, declarou: “Acho que o prêmio não é só para mim. É também uma homenagem à capacidade de execução da publicidade brasileira. Espero deixar uma semente para o futuro, assim como eu aprendi com quem veio antes de mim, como o Nizan Guanaes e o Washington Olivetto.

Deixo o mercado, pois não estou mais aguentando essa carga de trabalho. A mídia se fragmentou e agora está todo mundo fazendo campanhas específicas para se relacionar com as pessoas interessadas em determinados assuntos. Por isso acho que a relevância das grandes marcas está desaparecendo. Infelizmente, há muita gente enxergando as agências de propaganda não como parceiras, mas simples prestadoras de serviço!?!?”

A agência do ano no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade de 2016 foi a Almap BBDO!!! Foi a quarta vez que a agência conquistou o título (as outras foram em 2001, 2010, 2011). O resultado veio apesar de o total de Leões do Brasil ter caído em 16,6% em 2016 em relação a 2015, ou seja, 90 Leões agora, ante 108 em 2015. A Almap conquistou 21 Leões, incluindo três ouros, liderando com folga entre as agências brasileiras. O título de Agência do Ano veio apesar de a empresa ter devolvido dois Leões de bronze por causa de uma polêmica envolvendo uma campanha da Bayer. A agência também foi responsável pela peça que trouxe individualmente o maior número de Leões para o Brasil em 2016: a série de anúncios para Getty Images que formou rostos de personalidades famosas a partir de imagens de arquivo da agência de imagens.

Concluindo, o Brasil é muito respeitado no campo da publicidade e propaganda, setor no qual temos muitos profissionais talentosos e no qual se deve investir cada vez mais – particularmente , melhorando os nossos cursos de graduação – pois é um mercado de trabalho cada vez mais promissor nas próximas décadas.

Está dando para entender o quanto é importante a evolução na economia criativa?

Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.

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