mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Novidades:

727 Visualizações

Cinema: Roteiro, um livro incrível de James McSill e André Schuck!!!


Logo no início do livro, o consultor literário James McSill e o roteirista André Schuck fizeram a seguinte pergunta: por que escrever roteiros?

E aí eles responderam: “Simples. Não há produção, atores, atrizes, mercado, indústria, licenciamento de produtos, filme, sem que alguém conte uma história.”

Mas aí complementaram salientando que a pergunta mais complexa é: por que alguém quer escrever roteiros?, no que segue a resposta: “Não podemos dar para esta questão uma resposta conclusiva. O que somos capazes de afirmar é que existe, no ser humano, uma paixão e uma necessidade tão grandes por contar histórias que alguns são compelidos a fazê-lo de forma profissional, mas todas as outras pessoas de uma forma ou de outra contam histórias…”

O simples e bem didático livro de James McSill e André Schuck.

O simples e bem didático livro
de James McSill e André Schuck.

Você sabe quais são os passos essenciais antes de escrever um roteiro? Não! Então aí vai como isso é explicado no livro Cinema: Roteiro, de James McSill e André Schuck (DVS Editora).

O primeiro passo é o storyline, ou seja, a história que alguém (você) irá contar, resumida em apenas um parágrafo. O segundo passo é o argumento, que será a base para o roteiro. Essa é a fase em que o roteirista deve colocar no papel toda a história. Assim como o storyline, ele deve ser escrito na terceira pessoa do presente. O terceiro passo é o estabelecimento do formato, e ele não pode ser inventado…

A seguir, deve-se atentar para a estrutura e até hoje segue-se o que alguns milênios atrás Aristóteles estabeleceu: a melhor forma de contar um história é em três atos – começo, meio e fim –, nos quais os personagens têm suas vidas mudadas…
Sem dúvida, a cena é a unidade básica do roteiro. Dessa maneira, ao se juntar diversas cenas, temos uma sequência e ao se unir muitas delas temos o roteiro.

Pode-se definir cena como uma ação contínua que acontece em um único lugar. Mesmo dentro da rigidez proposta pela estrutura e formatação, muito se pode falar sobre os diferentes estilos de escrita para o roteiro. Mas, independentemente do roteiro, uma boa história só sobrevive caso tenha bons personagens. Por isso é bem comum o escritor primeiro ter a ideia do personagem para depois criar a história e o universo ao redor dele.

Atualmente, os filmes são dos mais diversos gêneros: guerra, horror, terror, ação e aventura, ficção científica, fantasia, comédia, drama, biografia, romance, histórico etc., e o roteirista deve se especializar para poder elaborar bons diálogos, verossímeis, encontrando as gírias e os sotaques convenientes para os diversos personagens!!!

Com esse resumo do livro de McSill e Schuck, você ficou estimulado a saber contar bem uma história?
Não se pode esquecer que, no Brasil, houve um grande incentivo para que produções nacionais sejam exibidas na TV e assim a demanda por bons roteiristas está crescendo cada vez mais, e eles, inclusive, estão sendo bem remunerados!!!
Essa é uma das vantagens para quem milita na economia criativa (EC), viu?

Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.

Publicado recentemente

»

Os e-sports podem um dia ser incluídos nos Jogos Olímpicos?

Temos hoje muitos campeonatos de games, como os de Counter Strike (de ...

»

A Lego tem agora uma “casa de brinquedo”

O parque temático Legoland, que é o carro-chefe do grupo Lego, ...

»

Turistas desejam vivenciar experiências cada vez mais inusitadas

Inicialmente, deve-se destacar que o turismo-indústria representa ...

»

Disney compra Fox para enfrentar a Netflix e a Amazon

No final de 2017, a Walt Disney & Co adquiriu o conglomerado 21st ...

»

Cidades Paulistas Inspiradoras – O Desenvolvimento Estimulado Pela Economia Criativa

A DVS Editora acaba de lançar os livros “Cidades Paulistas ...

»

Dear Basketball – o curta-metragem que deu um Oscar a Kobe Bryant

Kobe Bryant, que recentemente se aposentou, resolveu fazer um filme ...

»

Tudo indica que os filmes humorísticos brasileiros não atraem grandes públicos

Diversas pesquisas indicam que cerca de 85% dos homens adultos adoram ...

»

O projeto de Ferran Adrià: Bullipedia

O chef Ferran Adrià, do icônico restaurante El Bulli, que fechou em ...

»

Um estádio altera de forma significativa o plano urbanístico de uma cidade

Em 4 de fevereiro de 2018 aconteceu na cidade de Minneapolis, no ...