mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Novidades:

1120 Visualizações

Cinema: Roteiro, um livro incrível de James McSill e André Schuck!!!


Logo no início do livro, o consultor literário James McSill e o roteirista André Schuck fizeram a seguinte pergunta: por que escrever roteiros?

E aí eles responderam: “Simples. Não há produção, atores, atrizes, mercado, indústria, licenciamento de produtos, filme, sem que alguém conte uma história.”

Mas aí complementaram salientando que a pergunta mais complexa é: por que alguém quer escrever roteiros?, no que segue a resposta: “Não podemos dar para esta questão uma resposta conclusiva. O que somos capazes de afirmar é que existe, no ser humano, uma paixão e uma necessidade tão grandes por contar histórias que alguns são compelidos a fazê-lo de forma profissional, mas todas as outras pessoas de uma forma ou de outra contam histórias…”

O simples e bem didático livro de James McSill e André Schuck.

O simples e bem didático livro
de James McSill e André Schuck.

Você sabe quais são os passos essenciais antes de escrever um roteiro? Não! Então aí vai como isso é explicado no livro Cinema: Roteiro, de James McSill e André Schuck (DVS Editora).

O primeiro passo é o storyline, ou seja, a história que alguém (você) irá contar, resumida em apenas um parágrafo. O segundo passo é o argumento, que será a base para o roteiro. Essa é a fase em que o roteirista deve colocar no papel toda a história. Assim como o storyline, ele deve ser escrito na terceira pessoa do presente. O terceiro passo é o estabelecimento do formato, e ele não pode ser inventado…

A seguir, deve-se atentar para a estrutura e até hoje segue-se o que alguns milênios atrás Aristóteles estabeleceu: a melhor forma de contar um história é em três atos – começo, meio e fim –, nos quais os personagens têm suas vidas mudadas…
Sem dúvida, a cena é a unidade básica do roteiro. Dessa maneira, ao se juntar diversas cenas, temos uma sequência e ao se unir muitas delas temos o roteiro.

Pode-se definir cena como uma ação contínua que acontece em um único lugar. Mesmo dentro da rigidez proposta pela estrutura e formatação, muito se pode falar sobre os diferentes estilos de escrita para o roteiro. Mas, independentemente do roteiro, uma boa história só sobrevive caso tenha bons personagens. Por isso é bem comum o escritor primeiro ter a ideia do personagem para depois criar a história e o universo ao redor dele.

Atualmente, os filmes são dos mais diversos gêneros: guerra, horror, terror, ação e aventura, ficção científica, fantasia, comédia, drama, biografia, romance, histórico etc., e o roteirista deve se especializar para poder elaborar bons diálogos, verossímeis, encontrando as gírias e os sotaques convenientes para os diversos personagens!!!

Com esse resumo do livro de McSill e Schuck, você ficou estimulado a saber contar bem uma história?
Não se pode esquecer que, no Brasil, houve um grande incentivo para que produções nacionais sejam exibidas na TV e assim a demanda por bons roteiristas está crescendo cada vez mais, e eles, inclusive, estão sendo bem remunerados!!!
Essa é uma das vantagens para quem milita na economia criativa (EC), viu?

Publicado recentemente

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...

»

Será que toda cidade criativa é também uma cidade inteligente?

Há apenas poucas décadas, a mera tentativa de dotar um núcleo ...

»

Tendências da moda indicadas com o auxílio da inteligência artificial

No famoso filme O Diabo Veste Prada, a personagem Miranda Priestly ...