Conquistar a audiência e incrementar sua reputação em 18 min – TED
No início dos anos 80, o arquiteto americano Richard Saul Wurman fundou uma organização sem fins lucrativos especializada em promover ciclos de palestras nas áreas de tecnologia, entretenimento e design (technology, entertainment e design, daí a sigla TED)
Desde os primeiros anos, em Monterey, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), as palestras oferecidas foram com o objetivo de reunir algumas das mentes mais brilhantes do planeta.
Em 1984, na primeira edição da conferência, se apresentou ao mundo o computador pessoal da Macintosh e o compact disc (CD). No início dos anos 1990, o TED já tornou-se uma referência em como apresentar conteúdos complexos e inovadores de maneira concisa e acessível.
Foi, entretanto, em 2001 que o jornalista paquistanês Chris Anderson, educado em Oxford, no Reino Unido, que na época era editor da revista Business 2.0, comprou o TED. Em 2006, ele teve uma ideia brilhante que alavancou muitos os negócios do TED ao oferecer gratuitamente na Internet todos os vídeos das palestras. Com isso, o alcance do TED subiu de alguns milhares de pessoas que puderam estar presentes na conferência para quase meio milhão todos os dias acessando as suas palestras! Atualmente, estão à disposição cerca de duas mil palestras com incríveis mensagens, as quais foram vistas mais de 3,5 bilhões de vezes na Internet. Em outubro de 2014 ocorreu o primeiro TED Global no Rio de Janeiro.
Chris Anderson explicou como busca escolher os palestrantes: “Procuramos pessoas que sejam relevantes em suas áreas de atuação. Elas precisam ainda mostrar que conseguem falar sobre o que fazem de forma motivadora, excitante e acessível para pessoas sem formação específica. Caso o palestrante tenha algo muito relevante a dizer, mas não possui aptidão comunicativa, nós tentamos treiná-lo. Finalmente, quando a palestra fica bem elaborada, combinando o conhecimento profundo do palestrante e a sua habilidade de compartilhá-lo de maneira simples com a plateia, ele se compromete a fazer isso em não mais de 18 min!
Além disso, uma apresentação no TED tem de ser uma jornada na qual os pensamentos de quem está no palco reverberem na audiência. Literalmente, tem de ser algo tão fortemente harmônico que, se analisarmos as configurações químicas do cérebro do palestrante e dos ouvintes, elas se mostrarão espantosamente similares. Isso significa que o compartilhamento do conhecimento se deu ao mesmo tempo pela emoção e pela compreensão racional da realidade. Nossa missão no TED é espalhar ideias. Desejamos alimentar a noção de que se pode aprender mais em uma boa palestra de 18 min do que em um ano inteiro!?!? Somos uma organização sem fins lucrativos. Isso explica por que não encaramos os outros como rivais. Quanto mais pessoas promoverem debates inteligentes, por vários meios, melhor para a sociedade, não é?
Hoje em dia, muitas organizações, inclusive as instituições educacionais, modificaram suas conferências e seminários para deixá-los mais no estilo TED. Para mim, isso é a melhor prova de que nosso trabalho tem sido feito de maneira correta.”
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.