MIGUEL DOMINGOS/CORTESIA ATELIER JOANA VASCONCELOS
ARTE
V
ocê sabia que Joana Vasconcelos foi
convidada pela prefeitura do Rio de Ja-
neiro para criar uma obra de arte que
deverá ser inaugurada no dia 10 de junho
de 2015, na comemoração dos 450 anos
de fundação da cidade? A nova criação da
artista portuguesa, batizada de
Pop Galo
, é
inspirada num dos símbolos da cultura po-
pular de Portugal: o galo de Barcelos.
A obra vai ser colocada num dos locais
mais populares entre os cariocas: a célebre
praia do Leme, junto à avenida marginal de
Copacabana. O
Pop Galo
será construído
em fibra de vidro e terá um revestimento
de azulejos coloridos que vão reproduzir os
motivos tradicionais da decoração folclórica
portuguesa, em especial os corações.
N
ão só a crítica teatral, mas a crítica
das artes em geral, é um grande be-
nefício, principalmente para os leigos
que vão assistir a uma peça e não com-
preendem exatamente a mensagem que se
quis passar com ela.
Nesse sentido, é muito útil a leitura do
livro
A
Função da Crítica
, no qual os autores
são três dos maiores nomes da crítica tea-
tral brasileira: Bárbara Heliodora, Jefferson
Del Rios e Sábato Magaldi. Eles falam sobre
o que vem a ser e para que serve a crítica
teatral.
Bárbara Heliodora lembrou que o crítico
colabora
com os espectadores ao destrin-
char, esclarecer determinado espetáculo,
retirando obstáculos que, pela falta de in-
formação por parte do público, poderiam
Joana Vasconcelos prometeu que vai
incluir inovações, sobretudo no que se
refere à iluminação, que será feita com
lâmpadas LED, para transmitir um aspecto
futurista e tecnológico. Assim, entre a pin-
tura policrômica típica, com linhas e for-
mas tradicionais, surgirão milhares de lu-
zes coloridas. Será uma obra de grandes
dimensões, com 7 m de altura e 5,3 m de
largura e ficará instalada bem próxima ao
mar, no calçadão que dá acesso à praia.
Você concorda com a ideia do prefeito
do Rio de Janeiro de contratar Joana Vas-
concelos para a elaboração dessa escultura
ou ele poderia ter convidado um renomado
escultor brasileiro?
Qual é a sua opinião?
Comente no site•
afastá-lo da apresentação, classificando-a erroneamente. Já segun-
do Jefferson Del Rios: “O crítico não vai ditar o que o artista deve
fazer, mas expor sua opinião, concordar – ou discordar – com as re-
ferências e invenções colocadas no palco”. Por fim, Sábato Magaldi
ressaltou: “A primeira função da crítica é de detectar a proposta
do espetáculo. O crítico é aquele que consegue perceber todos os
pormenores da encenação, salientando suas possíveis sutilezas ou
inconformidades”.
Aceite essas ponderações antes de ir ao teatro e leia o que os
críticos dizem sobre a peça, pois eles vão ajudá-lo muito a ter um
entendimento mais prazeroso do espetáculo – poderá daí para fren-
te fazer sua própria crítica sobre ele. É assim que se fica amante
do teatro, ou seja,
entendendo-o
!
•
ARTISTA
PORTUGUESA
FARÁ
ESCULTURA DE 7 mPARA OS
450 ANOS DO RIO DE JANEIRO
A artista portuguesa
Joana Vasconcelos,
que criou o
Pop Galo.
TEATRO
POR QUE A
CRÍTICA TEATRAL
É TÃO IMPORTANTE?
Barbara Heliodora, uma
culta e competente crítica
das peças teatrais.
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J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 5