Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  6 / 46 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 6 / 46 Next Page
Page Background

ARTE

E

m 10 de março de 2015, começou,

no Sesc Pompeia, em São Paulo, uma

mostra da artista Marina Abramovic,

considerada o

maior nome da performance

no planeta

. Ela terá, em dois meses, todas

as ferramentas para doutrinar artistas perfor-

máticos e arregimentar um novo contingente

de fãs com o seu famoso

“método Abramo-

vic”

.

Desde os anos 1970, Marina Abramovic

vem revolucionando a linguagem de uma

arte feita ao vivo, em frente ao público, va-

lendo-se – e às vezes quase destruindo – o

próprio corpo. Em quatro décadas de carrei-

ra, ela abandonou o

underground

de ações

viscerais, como aquela em que deixava fa-

cas e revólveres à disposição do público

para que usassem nela, como quisessem.

Dessa forma, ela conquistou o posto de

maior celebridade que a performance já viu,

entrando para um círculo de amizades que

vai de Lady Gaga a Jay Z.

Em sessões abertas ao público, ela en-

sinou, entre outras coisas, como ficar em

si-

lêncio absoluto

, a não morrer de fome em je-

juns que duram dias e a entrar em comunhão

com a natureza, ou seja, suas táticas quase

militares para aprender a estar presente num

AMAIOR

PERFORMER

DOMUNDO:

MARINA

ABRAMOVIC

grau de “consciência mais elevado”.

Explicou Marina Abramovic: “É preciso

entender que o corpo é uma máquina. Por

seu turno, a disciplina é necessária para

executar corretamente as tarefas de uma

performance. É uma questão de conexão

entre mente e corpo para a criação de um

espaço carismático”.

O livro

Quando Marina Abramovic Morrer

,

uma biografia da artista escrita por James

Westcott, conta: “Marina Abramovic sempre

abala o espaço físico com sua presença,

como fez em Nova York há mais de uma dé-

cada, quando morou numa galeria por duas

A maior

performer

do

mundo: Marina Abramovic.

TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

6

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A