O
master trainer
designado pela ATD
(Associação Americana para o Desen-
volvimento de Talentos), Karim Khou-
ry, no seu livro
É Hora do Show
(DVS Editora),
destacou: “Para se ministrar um treinamen-
to bem-sucedido, o trabalho precisa ter
início muito antes da apresentação em si.
Isso porque o ciclo treinamento envolve a
definição dos objetivos, o levantamento de
necessidades, o planejamento e a prepara-
ção dos materiais e, enfim, a apresentação
e facilitação. O ciclo só é encerrado quando
é feita a avaliação de desempenho dos par-
ticipantes e do próprio facilitador ou instru-
tor profissional.
O
treinamento
deve ser um impulsio-
nador de transformação, ou seja, o seu
propósito é possibilitar que as pessoas
aprendam
,
mudem
e
melhorem
os seus
de-
sempenhos
.
Existem várias abordagens para gerar o
aprendizado
. A mais comum é o treinamen-
to receptivo, no qual o participante recebe
informações e, partir delas, espera-se que
ele faça as conexões e adapte no seu co-
nhecimento prévio a novas circunstâncias.
Apesar de ser o
mais empregado
, deve-
ria ser o
menos utilizado
!?!? E isso porque
trata-se de transmitir informações, e infor-
mar não é exatamente um treinamento.
Porém, a abordagem de transmitir informa-
ções é útil para criar consciência e, em cer-
tos casos, isso pode gerar motivação.
Caso um participante tenha um sólido
conhecimento sobre o assunto exposto, as
novas informações poderão ser suficientes
para que crie novas conexões que permitam
melhorar o seu desempenho.
Mesmo na metade da segunda década
do século XXI, um dos maiores desafios dos
profissionais da educação é o de sair da
abordagem informativa, de
‘despejo de in-
formações’
, para adotar um modelo no qual
o participante tenha uma
presença ativa
na
aprendizagem, em vez do padrão passivo de:
‘O instrutor fala e o participante escuta.’
Na prática se comprova que depois de
um tempo, os participantes geralmente
es-
quecem
de uma
ótima apresenta-
ção
, mas raramente deixam de lem-
brar de uma
excelente atividade
.
Realmente, quanto mais ativida-
des os participantes fazem, mais
eles aprendem. Caso as atividades
forem significativas, estiverem liga-
das a um determinado desempenho,
e se forem relevantes para o parti-
cipante, ele tende a
reter
melhor (e
por mais tempo) o conhecimento.
Para engajar o participante no
processo de aprendizagem, ele deve
executar diversas atividades.”
Um treinamento eficaz é aquele
no qual o participante adquire os
dois tipos de conhecimento:
decla-
rativo
e
procedimental
. O conhe-
cimento declarativo é aquele que
permite ao participante depois falar das coisas, ou seja, ter a habi-
lidade de contar, explicar, descrever e nomear. Já o conhecimento
procedimental é aquele que lhe possibilita fazer as coisas. Dessa
maneira, é essencial diferenciar o
“saber”
do
“fazer”.
A memorização de conceitos (o saber) não permite
necessaria-
mente
que uma pessoa consiga executar uma tarefa. Da mesma
forma, o fato de alguém conseguir realizar uma ação (o fazer) não
significa necessariamente que ele seja capaz de estruturar (ou re-
passar) o conhecimento para que outras pessoas aprendam com
ele.
As pesquisas sobre o aprendizado informam que aquilo que
aprendemos declarativamente não pode ser facilmente transforma-
do em conhecimento procedimental, a menos que tenhamos um
conhecimento procedimental similar.
O inverso também é verdadeiro, ou seja, o conhecimento proce-
dimental não é facilmente convertido em declarativo. Se a conver-
são do conhecimento declarativo para o procedimental fosse fácil,
haveria, por exemplo, um número maior de pessoas saudáveis. Mui-
tos sabem o que é preciso fazer para ter uma melhor qualidade de
vida, entretanto, poucos colocam em prática esse conhecimento!!!
Bem tem muito mais coisa importante no livro
É Hora do Show
,
como a criação do ambiente favorável à aprendizagem, como lidar
com participantes com comportamentos difíceis, praticar a arte de
facilitação etc.
Mas para saber tudo isso, você deveria ler o livro, que, na reali-
dade, é bem enxuto (94 páginas).
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SETOR EDITORIAL
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S E T E M B R O / O U T U B R O 2 0 1 5