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O

master trainer

designado pela ATD

(Associação Americana para o Desen-

volvimento de Talentos), Karim Khou-

ry, no seu livro

É Hora do Show

(DVS Editora),

destacou: “Para se ministrar um treinamen-

to bem-sucedido, o trabalho precisa ter

início muito antes da apresentação em si.

Isso porque o ciclo treinamento envolve a

definição dos objetivos, o levantamento de

necessidades, o planejamento e a prepara-

ção dos materiais e, enfim, a apresentação

e facilitação. O ciclo só é encerrado quando

é feita a avaliação de desempenho dos par-

ticipantes e do próprio facilitador ou instru-

tor profissional.

O

treinamento

deve ser um impulsio-

nador de transformação, ou seja, o seu

propósito é possibilitar que as pessoas

aprendam

,

mudem

e

melhorem

os seus

de-

sempenhos

.

Existem várias abordagens para gerar o

aprendizado

. A mais comum é o treinamen-

to receptivo, no qual o participante recebe

informações e, partir delas, espera-se que

ele faça as conexões e adapte no seu co-

nhecimento prévio a novas circunstâncias.

Apesar de ser o

mais empregado

, deve-

ria ser o

menos utilizado

!?!? E isso porque

trata-se de transmitir informações, e infor-

mar não é exatamente um treinamento.

Porém, a abordagem de transmitir informa-

ções é útil para criar consciência e, em cer-

tos casos, isso pode gerar motivação.

Caso um participante tenha um sólido

conhecimento sobre o assunto exposto, as

novas informações poderão ser suficientes

para que crie novas conexões que permitam

melhorar o seu desempenho.

Mesmo na metade da segunda década

do século XXI, um dos maiores desafios dos

profissionais da educação é o de sair da

abordagem informativa, de

‘despejo de in-

formações’

, para adotar um modelo no qual

o participante tenha uma

presença ativa

na

aprendizagem, em vez do padrão passivo de:

‘O instrutor fala e o participante escuta.’

Na prática se comprova que depois de

um tempo, os participantes geralmente

es-

quecem

de uma

ótima apresenta-

ção

, mas raramente deixam de lem-

brar de uma

excelente atividade

.

Realmente, quanto mais ativida-

des os participantes fazem, mais

eles aprendem. Caso as atividades

forem significativas, estiverem liga-

das a um determinado desempenho,

e se forem relevantes para o parti-

cipante, ele tende a

reter

melhor (e

por mais tempo) o conhecimento.

Para engajar o participante no

processo de aprendizagem, ele deve

executar diversas atividades.”

Um treinamento eficaz é aquele

no qual o participante adquire os

dois tipos de conhecimento:

decla-

rativo

e

procedimental

. O conhe-

cimento declarativo é aquele que

permite ao participante depois falar das coisas, ou seja, ter a habi-

lidade de contar, explicar, descrever e nomear. Já o conhecimento

procedimental é aquele que lhe possibilita fazer as coisas. Dessa

maneira, é essencial diferenciar o

“saber”

do

“fazer”.

A memorização de conceitos (o saber) não permite

necessaria-

mente

que uma pessoa consiga executar uma tarefa. Da mesma

forma, o fato de alguém conseguir realizar uma ação (o fazer) não

significa necessariamente que ele seja capaz de estruturar (ou re-

passar) o conhecimento para que outras pessoas aprendam com

ele.

As pesquisas sobre o aprendizado informam que aquilo que

aprendemos declarativamente não pode ser facilmente transforma-

do em conhecimento procedimental, a menos que tenhamos um

conhecimento procedimental similar.

O inverso também é verdadeiro, ou seja, o conhecimento proce-

dimental não é facilmente convertido em declarativo. Se a conver-

são do conhecimento declarativo para o procedimental fosse fácil,

haveria, por exemplo, um número maior de pessoas saudáveis. Mui-

tos sabem o que é preciso fazer para ter uma melhor qualidade de

vida, entretanto, poucos colocam em prática esse conhecimento!!!

Bem tem muito mais coisa importante no livro

É Hora do Show

,

como a criação do ambiente favorável à aprendizagem, como lidar

com participantes com comportamentos difíceis, praticar a arte de

facilitação etc.

Mas para saber tudo isso, você deveria ler o livro, que, na reali-

dade, é bem enxuto (94 páginas).

O que você está esperando?

Entre em contato com a Editora

DVS ou vá a uma boa livraria e comece a elaborar o seu próprio

show

no treinamento que vai ministrar!!!

COMO PROCEDER PARA UM

TREINAMENTO EFICAZ?

Um livro indispensável para

quem quer desenvolver um

treinamento eficaz.

SETOR EDITORIAL

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