Table of Contents Table of Contents
Previous Page  7 / 48 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 7 / 48 Next Page
Page Background

OS

APLICATIVOS

(

APPS

)

ESTÃO ROUBANDO O

MERCADODAS ESCOLAS!?!?

O

s aplicativos para os

smartphones

estão ajudando significamente as

pessoas a aprender gratuitamente,

só que, com isso, estão afastando alunos

das escolas de línguas porque as “lições

digitais”são mais envolventes que as minis-

tradas nelas.

No exterior, produtos para

smartphones

de empresas como a alemã Babbel, a britâ-

nica Memrise e a norte-americana Duolingo

já ultrapassaram em termos de audiência

escolas relevantes com Berlitz e Rosetta

Stone.

Dezenas de milhões de usuários estão

começando a se render à flexibilidade de

praticar vocabulário ou conversação em

movimento como parte de um curso de es-

tudos ou simplesmente como uma opção

mais casual.

O fundador da Memrise, sediada em

Londres, Ed Cooke, disse: “Agora isso é

uma questão de incrementar a conveniên-

cia: aplicativos para

smartphones

oferecem

uma ampla seleção de conteúdo de mais

fácil acesso, a qualquer hora, em qualquer

lugar.”

E os melhores

apps

móveis já utilizam

reconhecimento de voz, lembretes de

e-mail

e recursos de jogos e ciência cognitiva para

atrair os usuários.

São estes produtos de preço bem mais

baixo que estão forçando editoras, tutores

e fornecedores de ferramentas de ensino

a reconsiderarem suas estratégias, que há

muito tempo incluem cobrança de preços de

dois dígitos por livros ou centenas de dóla-

res (e cifras maiores em reais) por cursos.

Muitas editoras estão deixando de in-

vestir em conteúdo especializado de idio-

mas, pois os usuários estão migrando para

o conteúdo gratuito, como o fornecido pelo

Google Translate, dicionários colaborativos

como LEO ou empresas de baixo custo

como a Babbel, para a qual os usuários pa-

gam cerca de US$ 6 dólares por assinatura.

No Brasil, um movimento notável é aquele de alunos que saem

dos cursos pré-vestibular e utilizam

sites

com videoaulas. Um exem-

plo disso é o YouTube EDU, que é a maior plataforma de ensino

gratuito para vestibulandos no Brasil, com mais de 10 milhões de

inscritos e 16 mil videoaulas disponíveis em 154 canais diferentes.

Esse projeto existe de 2013, em parceria com a Fundação Le-

mann, que ajuda a selecionar os vídeos com um comitê de profes-

sores. Ele é alimentado por vídeos gerados pelos professores e

pré-vestibulares como o Manual do Mundo (vídeos sobre ciências e

conhecimentos gerais), que tem cerca de 3,85 milhões de inscritos,

Biologia Total com o prof. Jubilut (com cerca de 480 mil inscritos).

Temos atualmente no Brasil outros canais de ensino que estão

no YouTube, como o Nerckie (matemática para vestibulares com

cerca de 600 mil inscritos), o Descomplica (com vídeos sobre todas

as matérias para vestibulares com 540 mil inscritos) e o Me Salva

(com vídeos de reforço para o ensino médio e para o ensino supe-

rior com 520 mil inscritos) e muitos outros...

Pois é, enquanto

um pré-vestibular tra-

dicional para medicina

chega a custar R$ 30

mil por ano, valendo-se

do Descomplica, pode-

-se aprender quase

tufo (!?!?) para esses

exames com cerca de

R$ 300 por ano, ou

seja, pagando 100 ve-

zes menos!!!

Não é por acaso

que surgem cada vez

mais aplicativos unin-

do exercícios e exa-

mes simulados para

os vestibulandos.

E os melhores

apps

móveis já utilizam

reconhecimento de voz, lembretes de

e-mail

e

recursos de jogos e ciência

cognitiva

para atrair os usuários.

APPS

Está cada vez mais simples e eficiente aprender

usando o

smartphone

.

7

S E T E M B R O / O U T U B R O 2 0 1 5