Table of Contents Table of Contents
Previous Page  12 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 12 / 52 Next Page
Page Background

DESIGN

A

não ser o

design

dos novos automó-

veis, nada foi mais estudado e pro-

jetado durante muito tempo que a

cadeira

!!!

O arquiteto norte-americano Charles Ea-

mes (1907-1978) disse: “São as conexões

o que mais importa. No final de tudo, é por

meio dos detalhes que se consegue dar

uma utilidade (vida) a um produto. Eventual-

mente, tudo acaba se conectando – ideias,

pessoas, objetos etc. – e é por isso que a

qualidade dessas conexões que acaba sen-

do a própria qualidade do que se acaba ela-

borando ou construindo.”

Percebe-se dessa forma que o conceito

de

conexões

é intrínseco ao

design

e prova-

velmente em nenhum obejeto mais do que

no

design

de cadeiras!!! Nenhum outro tipo

de mobília ofereceu tantas possibilidades

de permitir criar tantas conexões para apre-

sentar uma nova cadeira!!!

É por isso que tantos

designers

torna-

ram-se famosos com as cadeiras que cria-

ram, como foi o caso de Henry van de Valde,

Charles Rennie Mackintosh, Frank Lloyd

Wright, Marcel Brener, Ludwig Mies van der

Roche, Alvar Aalto, Gerrit Rietveld, Charles &

Ray Eames, Isami Noguchi e Philippe Starck.

Na realidade, os citados fizeram muitas

outras coisas belíssimas que não foram

apenas confortáveis cadeiras, e todo aque-

le que quiser ver todas as cadeiras que eles

criaram e centenas de outras deve recor-

rer ao livro de Charlotte e Peter Fiell,

1000

Chains

(é isso mesmo, nele são apresenta-

das todas essas cadeiras...).

O sucesso de uma particular cadeira

sempre dependeu da qualidade e amplitude

das conexões que ela forma ou quanto o

designer

, por meio dela, consegue atender

uma específica necessidade. No nível fun-

cional, uma cadeira permite ter conexões

físicas e psicológicas quando um indivíduo

senta nela por meio da sua forma e dos ma-

teriais usados para construí-la. Ao mesmo

tempo, ela incorpora significados e valores

que se conectam com o usuário no nível in-

telectual, emocional, estético, cultural e até

espiritual.

O

DESIGN

DE

CADEIRAS

Esboço de algumas

“reflexões” quando

se quer elaborar

uma nova cadeira...

12

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A