ARTES CÊNICAS
A
ndrew Lloyd Webber, agora com 67 an-
nos, é o famoso compositor de musi-
cais como
Cats, Evita
e
O Fantasma da
Ópera
, que possuí o título de lorde e barão
no reino Unido, sua terra natal, com um patri-
mônio estimado em cerca de US$ 1 bilhão.
Apesar de tudo isso, muita gente pode-
ria pensar que ele seria a pessoa menos
provável para produzir e compor um musical
sobre alunos reprimidos de uma escola pre-
paratória que aprendem sobre superação
com um heterodoxo professor substituto.
Mas ele fez isso com a estreia, em 6 de
dezembro de 2015, do seu novo musical na
Broadway, em Nova York, ou seja,
School of
Rock
(
Escola do Rock
).
Foi preciso investir nesse musical cerca
de US$ 16 milhões e Lloyd Webber explicou:
“Não escrevi uma partitura que vai mudar
o mundo ocidental ou a música como a co-
nhecemos atualmente. Entretanto, espero
que depois desses dez anos que não apre-
sento nenhum novo espetáculo, as pessoas
possam se divertir muito com esse.
Quero lembrar a todos que assisti ao fil-
me
School of Rock
, escrito por Mike White e
dirigido por Richard Linklater, mais de 40 ve-
zes e sempre quis transformá-lo em um mu-
sical. Além disso, o meu pai William, que foi
diretor da London School of Music quando
eu era criança, me levou para ver o
Prisionei-
ro do Rock
, com Elvis Presley, fez com que
eu acompanhasse a série de TV britânica
Oh, Boy!
, na qual pude ver talentos emer-
gentes como Cliff Richard e Brenda Lee se
apresentarem no decrépito Hackney Empire,
em Londres. E ainda mais tarde, junto com
Tom Rice, foi possível gravar o álbum concei-
to original de
Jesus Cristo Superstar
– que na
época foi qualificado de revolucionário e sa-
crilégico – no Olympic Studios, em Londres,
ao lado do Led Zeppelin.
Tudo isso, acredito, me qualifica para
que se aceite bem o meu musical
School of
Rock
, não é?”
Claro que Andrew Lloyd Webber já expe-
rimentou alguns insucessos ou fracassos,
como foi o caso de
The Woman in White
(
A
Mulher de Branco
), uma história de misté-
rio que teve só (!?!?) 100 apresentações
na Broadway entre 2005 e 2006, além de
Love Never Dies
(
Amor Nunca Morre
), sua
sequência de
O Fantasma da Ópera
que foi
friamente recebida pelo público e apresen-
tada em várias partes do mundo, mas ainda
não foi montada em Nova York!?!?
O fato é que tudo indica que Andrew
Lloyd Webber conseguiu se recuperar de
seu câncer de próstata, que não sofre mais
com os problemas nas costas e que tem
mais disposição agora para ir aos clubes de
Londres para assistir o que estão apresen-
tando os novos artistas, com o que ele está
podendo se inspirar bastante para apresen-
tar novos trabalhos, pois, sem dúvida, ele é
uma das pessoas mais criativas do mundo
envolvidas com os musicais apresentados
nos teatros!!!
CHEGA AOS PALCOS
SCHOOL OF ROCK
, DE
ANDREWLLOYDWEBBER!!!
7
N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 5