Table of Contents Table of Contents
Previous Page  8 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 8 / 52 Next Page
Page Background

BRINQUEDOS

C

ertamente, a melhor pessoa para

explicar a importância dos brinque-

dos no progresso de uma criança é

a psicóloga Edda Bontempo, que pesquisa

o assunto há mais de cinco décadas e es-

creveu diversos livros e artigos que anali-

sam a influência dos brinquedos clássicos e

também dos

videogames

no comportamento

infantil.

Salientou Edda Bontempo: “As brinca-

deiras são vitais para a aprendizagem e as

melhores escolas são as que utilizam os

brinquedos como recursos pedagógicos.

Quando a criança brinca, ela está se prepa-

rando para a vida adulta.

O filósofo e historiador Johan Huizinga,

um dos mais importantes pesquisadores do

assunto, dizia que

brincar

é a base da

cul-

tura de um povo

. É um impulso tão natural

que ninguém precisa ensiná-lo a um bebê.

Brincar é algo vital, que permeia todas as

situações da vida de uma pessoa, tanto nos

conflitos como nos momentos de grande

descontração e amor.

Muitos estudos já comprovaram que as

crianças que brincam bastante serão adul-

tos mais

ajustados

e

preparados para a

vida.

É brincando que se descobre como

enfrentar situações de medo, dor, angústia,

alegria ou ansiedade. Uma criança que

não

brinca

tem algum

problema

que afeta sua

capacidade criativa

. Portanto, a brincadeira

é um exercício de criatividade!!!

É preciso que a criança tenha liberdade

para brincar como achar melhor!?!? Mas é

importante frisar que durante a brincadeira

ela também reconhece seus limites. Porém,

enquanto ainda não ingressou na escola for-

mal (o que está acontecendo cada vez mais

cedo...), a criança deve brincar o

máximo

que puder

.

A IMPORTÂNCIA DOS

BRINQUEDOS CONVENCIONAIS

NO DESENVOLVIMENTO

DAS CRIANÇAS

É preciso que a criança tenha

liberdade

para brincar

como achar melhor

Se bem que é fundamental estipular

horários para brincar, de modo a conciliar

o tempo dedicado aos brinquedos com as

tarefas escolares. Os pais também devem

limitar os espaços da brincadeira, ou seja,

não se pode brincar no banheiro, na hora de

uma refeição, na cozinha etc.

Naturalmente, os pais não devem impor

a sua vontade. É essencial conversar, ou

seja, explicar de forma lógica e compreen-

sível pela criança cada determinação (proi-

bição). Eles também precisam também co-

nhecer os brinquedos dos filhos e brincar

junto, pois eles adoram isso.

Esses brinquedos

continuam atraentes,

não é?

8

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A