BRINQUEDOS
C
ertamente, a melhor pessoa para
explicar a importância dos brinque-
dos no progresso de uma criança é
a psicóloga Edda Bontempo, que pesquisa
o assunto há mais de cinco décadas e es-
creveu diversos livros e artigos que anali-
sam a influência dos brinquedos clássicos e
também dos
videogames
no comportamento
infantil.
Salientou Edda Bontempo: “As brinca-
deiras são vitais para a aprendizagem e as
melhores escolas são as que utilizam os
brinquedos como recursos pedagógicos.
Quando a criança brinca, ela está se prepa-
rando para a vida adulta.
O filósofo e historiador Johan Huizinga,
um dos mais importantes pesquisadores do
assunto, dizia que
brincar
é a base da
cul-
tura de um povo
. É um impulso tão natural
que ninguém precisa ensiná-lo a um bebê.
Brincar é algo vital, que permeia todas as
situações da vida de uma pessoa, tanto nos
conflitos como nos momentos de grande
descontração e amor.
Muitos estudos já comprovaram que as
crianças que brincam bastante serão adul-
tos mais
ajustados
e
preparados para a
vida.
É brincando que se descobre como
enfrentar situações de medo, dor, angústia,
alegria ou ansiedade. Uma criança que
não
brinca
tem algum
problema
que afeta sua
capacidade criativa
. Portanto, a brincadeira
é um exercício de criatividade!!!
É preciso que a criança tenha liberdade
para brincar como achar melhor!?!? Mas é
importante frisar que durante a brincadeira
ela também reconhece seus limites. Porém,
enquanto ainda não ingressou na escola for-
mal (o que está acontecendo cada vez mais
cedo...), a criança deve brincar o
máximo
que puder
.
A IMPORTÂNCIA DOS
BRINQUEDOS CONVENCIONAIS
NO DESENVOLVIMENTO
DAS CRIANÇAS
É preciso que a criança tenha
liberdade
para brincar
como achar melhor
Se bem que é fundamental estipular
horários para brincar, de modo a conciliar
o tempo dedicado aos brinquedos com as
tarefas escolares. Os pais também devem
limitar os espaços da brincadeira, ou seja,
não se pode brincar no banheiro, na hora de
uma refeição, na cozinha etc.
Naturalmente, os pais não devem impor
a sua vontade. É essencial conversar, ou
seja, explicar de forma lógica e compreen-
sível pela criança cada determinação (proi-
bição). Eles também precisam também co-
nhecer os brinquedos dos filhos e brincar
junto, pois eles adoram isso.
Esses brinquedos
continuam atraentes,
não é?
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A