Em troca, além de ceder seu nome e
prestígio e de administrá-lo, a fundação se
comprometeu a emprestar periodicamente
parte do seu acervo nova-iorquino. Foi des-
sa maneira que os espanhóis conseguiram
“enterrar” as pretensões da cidade austría-
ca de Salszburgo que sonhava em sediar
um Guggenheim.
Quem for a esse museu, chega ao mes-
mo descendo por iam escadaria em forma
de leque para alcançar o saguão. Ali, duas
colunas cilíndricas revestidas de titânio e
uma terceira coluna, em formato de losan-
go, revestida de lajota calcária, sustentam
o teto. Só depois de uma curva à direita
chega-se ao espetacular átrio de 300m2 e
nada menos do que 50 m de altura. Aí uma
carcaça retorcida de vigas de aço emoldura
um paredão de vidro. Escadarias e um ele-
vador panorâmico completam o cenário.
Para garantir a limpeza do espigão de vi-
dro, a administração do museu inicialmente
precisou contratar uma equipe de seis alpi-
nistas.
É dali que se encaminha para uma das
maiores galerias do mundo, um hangar livre
de colunas com 130 m de comprimento e
30 m de largura, onde está a escultura
Ser-
pente
, de Richard Serra, uma composição
de três chapas de aço que se estende por
35 m.
Esse projeto de Frank Gehry virou um
grande sucesso, tanto entre um grande con-
tingente de arquitetos como entre o públi-
co leigo que chegou a classificá-lo como a
maior obra da década de 1990
!?!?
Deixando de lado essa grandiloquência
ou pomposidade, o fato é que o museu
transformou Bilbao, que nesses quase 20
anos da sua inauguração passou a receber,
em média, por ano, cerca de 750 mil turis-
tas e quase eles todos não deixam de ir ao
seu cartão-postal: o Guggenheim.
Hoje, além desse museu, há em Bilbao
– a capital da província de Biscaia – prédios
de grandes nomes da arquitetura como Nor-
man Foster (que projetou o metrô local), Ara-
ta Isozaki, César Pelli, Zaha Hadid, Santiago
Calatrava (que projetou o aeroporto local)
e até do
designer
Philippe Starck. Não se
pode esquecer também do vistoso pavilhão
contemporâneo para exposições que possi-
bilita à cidade promover importantes feiras
de negócios.
S_BUKLEY / SHUTTERSTOCK.COM
SANTI RODRIGUEZ / SHUTTERSTOCK.COM
“A semelhança domuseu
comum
barco
foi minha
resposta ao rio. O outro
lado do prédio, mais
fragmentado e revestido
de pedra, combina mais
com a cidade.”
Frank Gehry
O espetacular museu Guggenheim,
em Bilbao, um projeto de Frank Gehry.
O arquiteto Frank Gehry
e sua esposa Berta num
evento festivo no Walt
Disney Concert Hall,
em Los Angeles, que foi
projetado por ele.
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