Table of Contents Table of Contents
Previous Page  10 / 44 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 10 / 44 Next Page
Page Background

ARTES VISUAIS

H

edonismo, lascívia e cenários idílicos

costumam servir de moldura para lin-

das mulheres escolhidas comumente

do

grand monde

da moda.

Esse foi o caso da edição do calendário

de 2009, quando a Pirelli investiu US$ 2,5

milhões na montagem de uma megaprodu-

ção em plena savana africana, constituída

por uma equipe de 40 pessoas e oito jor-

nalistas de diversos países do mundo que

puderam acompanhar as fotos.

O fotógrafo do calendário de 2009 foi

Peter Beard, que recebeu US$ 300 mil para

executá-lo. Ele foi convocado pela Pirelli de-

vido às suas habilidades e pela familiarida-

de com a África, onde tem uma fazenda no

Quênia, local em que vive pelo menos meta-

de de um ano!!!

Entre as modelos escolhidas para esse

calendário estavam as brasileiras Isabelli

Fontana e Emanuela de Paula, que foram fo-

tografadas em cima ou entre enormes ele-

fantes, em situações das mais inusitadas,

como, por exemplo, fugindo, mostrando um

certo desespero, sempre seminuas...

O

Calendário Pirelli

de 2013 teve como

madrinha a atriz Sophia Loren, que fez sua

estreia na edição de 2007, já uma mulher

bem madura, dividindo o foco com as exu-

berantes Naomi Watts, Hilary Swank e Pe-

nelope Cruz, todas de gerações mais novas

do que ela...

O calendário de 2013, feito pelo foto-

grafo norte-americano Steve McCurry, não

eliminou totalmente a exibição da beleza

feminina, mas procurou exibir uma certa

consciência social nas dezenas de imagens

que captou nos becos, favelas e parques do

Rio de Janeiro.

Steve McCurry tornou-se conhecido por

seus retratos em zonas de guerra, como o

Camboja dos anos 1970 e o Afeganistão

dos anos 1980. É dele o clique da jovem

afegã de burca e hipnotizantes olhos verdes

estampada na capa da revista

National Geo-

graphic

de 1985 que rodou o mundo (veja o

artigo na

Criática n

º

8

).

Steve McCurry só escolheu para essa

edição do calendário modelos que desen-

volvessem trabalhos de inclusão social ou

tivessem laços com organizações não go-

vernamentais (ONGs). E, na contramão da

tradição do calendário,

deixou-as vestidas

dos pés à cabeça

!!!

A madrinha Sophia Loren comentou:

“Hoje em dia há nudez da mulher em todo

lugar. Esse expediente só é válido se for em-

pregado com bom gosto, amor pela mulher

que se está fotografando e uma ideia, uma

intenção.” Por seu turno, Steve McCurry

declarou: “Evitei a nudez, pois isso teria

desviado o trabalho de seu ponto central.

Pareceu-me que seria mais apropriado apre-

CALENDÁRIO PIRELLI:

A PUBLICAÇÃOMAIS COBIÇADA

PELOS FOTÓGRAFOS E MODELOS

Peter Beard, o fotógrafo responsável

pelo

Calendário Pirelli

de 2009.

DIVULGAÇÃO

10

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A