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ENTRETENIMENTO

É

uma pena que muita gente ainda ache

que para se montar uma exposição

é preciso apenas pendurar quadros

numa parede, pois a coisa é bem mais

complicada!!! De fato, além de uma boa

curadoria, também se faz necessário con-

tar com bons

conservadores

e

restaurado-

res

– profissionais que estão em falta no

Brasil. Quem explicou isso muito bem foi

Karen Barbosa, que além de especialista

nessas duas áreas também é coordenadora

de conservação e restauração do Museu de

Arte de São Paulo (Masp).

Em uma entrevista para o jornal O Globo

(3/3/2017), ela declarou: “Nosso trabalho

começa muitos meses antes de uma expo-

sição. Primeiramente vem a análise da lista

de obras escolhidas pela curadoria, para

se verificar se alguma delas é demasiada-

mente frágil ou está em estado precário de

conservação, sem condição de ser exposta

ou até mesmo deslocada de um lugar para

outro. Assim, é preciso visitar e avaliar o

espaço onde será feita a mostra para se

colher todas as informações a respeito da

umidade, temperatura e até segurança.

Em seguida, essas obras devem ser con-

venientemente preparadas para o trans-

porte. É vital emprestar somente obras

protegidas por um vidro alemão específico,

que é antirreflexo, antiestilhaçamento e

filtra 99% dos raios ultravioleta. Isso ajuda

na preservação e protege contra acidentes

no contato com o público. Por trás de tudo

isso ainda existe uma proteção de policar-

boneto alveolar cristal. Dessa maneira as

obras em madeira já saem com uma vitrine

climatizada que ajusta a umidade relativa

à qual ela está exposta. Vale lembrar que,

para esses quadros, pior do que níveis de

FALTA GENTE COMPETENTE

PARA

CUIDAR DOS NOSSOSMUSEUS, DE

APRESENTAR BOAS PEÇAS NOS TEATROS

E A

CULTURA ESTÁ NA PENÚRIA!!!

AR S VISUAIS

Um aspecto do Masp, o

mais importante museu

de São Paulo

GIANCARLOLIGUORI /SHUTTERSTOCK.COM

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A