ENTRETENIMENTO
É
uma pena que muita gente ainda ache
que para se montar uma exposição
é preciso apenas pendurar quadros
numa parede, pois a coisa é bem mais
complicada!!! De fato, além de uma boa
curadoria, também se faz necessário con-
tar com bons
conservadores
e
restaurado-
res
– profissionais que estão em falta no
Brasil. Quem explicou isso muito bem foi
Karen Barbosa, que além de especialista
nessas duas áreas também é coordenadora
de conservação e restauração do Museu de
Arte de São Paulo (Masp).
Em uma entrevista para o jornal O Globo
(3/3/2017), ela declarou: “Nosso trabalho
começa muitos meses antes de uma expo-
sição. Primeiramente vem a análise da lista
de obras escolhidas pela curadoria, para
se verificar se alguma delas é demasiada-
mente frágil ou está em estado precário de
conservação, sem condição de ser exposta
ou até mesmo deslocada de um lugar para
outro. Assim, é preciso visitar e avaliar o
espaço onde será feita a mostra para se
colher todas as informações a respeito da
umidade, temperatura e até segurança.
Em seguida, essas obras devem ser con-
venientemente preparadas para o trans-
porte. É vital emprestar somente obras
protegidas por um vidro alemão específico,
que é antirreflexo, antiestilhaçamento e
filtra 99% dos raios ultravioleta. Isso ajuda
na preservação e protege contra acidentes
no contato com o público. Por trás de tudo
isso ainda existe uma proteção de policar-
boneto alveolar cristal. Dessa maneira as
obras em madeira já saem com uma vitrine
climatizada que ajusta a umidade relativa
à qual ela está exposta. Vale lembrar que,
para esses quadros, pior do que níveis de
FALTA GENTE COMPETENTE
PARA
CUIDAR DOS NOSSOSMUSEUS, DE
APRESENTAR BOAS PEÇAS NOS TEATROS
E A
CULTURA ESTÁ NA PENÚRIA!!!
AR S VISUAIS
Um aspecto do Masp, o
mais importante museu
de São Paulo
GIANCARLOLIGUORI /SHUTTERSTOCK.COM
10
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A