japonesa chegaram a ser negociadas por
US$ 11,20
.
Certamente, pode-se dizer que a recu-
peração começou efetivamente depois que
Kazuo Hirai assumiu o cargo de presidente
executivo em 2012, e iniciou a reorgani-
zação da empresa. Aos solavancos, e após
um certo tempo, ele conseguiu recuperar
a confiança dos investidores na empresa,
o que fez com que o valor de mercado da
Sony alcançasse emmaio de 2017 a cifra de
US$ 44,3 bilhões!!!
E o que é mais otimista, a empresa es-
pera alcançar uma receita de US$ 4,5 bi-
lhões em março de 2018, quando termina
seu ano fiscal. Esse valor é bem próximo
ao recorde da receita obtida pela Sony em
1968.
As mudanças promovidas na empresa
acabaram também influenciando os seus
clientes, pois a Sony voltou a aparecer
como uma das marcas mais amadas no
mercado. Aliás, de acordo com o The Lowe
Index, uma pesquisa de mercado feita pela
Accenture Interactive e divulgado em no-
vembro de 2016, a Sony figurou como
a
quinta marca mais amada
nos Estados
Unidos da América (EUA), à frente de em-
presas como Google, Facebook etc.
No Brasil, ela está em sexto lugar, à fren-
te da Microsoft, LG etc. Isso provavelmente
aconteceu porque a Sony ficou em nichos
para voltar a crescer naquilo que ela real-
mente faz bem e, no momento, pode-se
dizer que ela
venceu a guerra dos
video-
games
contra a Microsoft e a Nintendo.
De acordo com o balanço do ano fiscal de
2017, encerrado em março de 2017, cerca
de 22% da receita da empresa veio dos
ga-
mes
. Aliás, nesse período, a Sony vendeu
6,3% mais consoles, e desde o lançamento
de um
PlayStation4
, em 2013, até junho de
2017 ela comercializou cerca de 57 milhões
de unidades.
Esses bons resultados é que estão capa-
citando a Sony a investir em novas tecno-
logias, que deverão transformar muito os
games
nos próximos anos. Esse é o caso da
realidade virtual, sendo que os óculos
Play
Station VR
são um ótimo exemplo disso.
A Sony já está convencida de que obteve
muito sucesso com os
gamers
(jogadores)
e vai continuar investindo seus esforços no
sentido de estimular e apoiar os desenvol-
vedores de conteúdo. O objetivo é fazer
com que esses
games
sejam cada vez mais
atraentes e emocionantes para os que se
divertem com eles.
Apenas uma ressalva, não se pode dei-
xar de citar que a Sony também fabrica
excelentes aparelhos de televisão. Esse ni-
cho, aliás, representa o segundo item em
termos de participação na receita do grupo
– algo como 14% do total –, e vem crescen-
do em 2017...
Que bom que o Sony voltou a sentir-se
saudável financeiramente e apta a apre-
sentar muitas inovações no mercado de
eletrônica e no setor de
videogames
, não
é mesmo?
A Sony já está convencida de que
obteve muito sucesso comos
gamers
(jogadores) e vai continuar investindo
seus esforços no sentido de
estimular e
apoiar os desenvolvedores de conteúdo.
Kazuo Hirai, o presidente da Sony, que de fato está
recuperando a força da empresa.
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