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Dez tipos de inovação


A DVS Editora acaba de lançar o livro Dez Tipos de Inovação, no qual os autores Larry Keeley, um líder em inovação eficaz; Ryan Pikkel, um estrategista em design; Brian Quinn, um roteirista incrível; e Helen Watter, a redatora, editora e pesquisadora da empresa de consultoria Doblin, explicam que existem (e sempre existiram) dez tipos de inovações (10 TI) distintas que precisam ser coordenadas com certo cuidado para que se possa criar uma inovação revolucionária.

Destacaram os autores: “A maioria das inovações fracassa. Isso, entretanto, não precisa ser assim. A inovação quase nunca fracassa por falta de criatividade. Quase sempre isso se deve à falta de disciplina. O caminho mais certo para o insucesso é focalizar apenas os produtos. Os inovadores bem-sucedidos utilizam vários tipos de inovação.

Os inovadores bem-sucedidos analisam os padrões de inovação em seu setor. Em seguida, eles fazem escolhas conscientes e refletidas para inovar de diferentes maneiras.

As inovações podem ser decompostas e analisadas. Assim, as inovações podem ser desenvolvidas sistematicamente, com o que se aumenta de forma significativa a sua probabilidade de sucesso.

A inovação não é invenção!!!

A inovação pode envolver invenção, mas ela exige também muitas outras coisas, como uma profunda compreensão sobre se os clientes necessitam dessa inovação ou a desejam, de que forma você pode trabalhar com os outros parceiros para oferecê-la e até que ponto ela pode se concretizar com o passar do tempo. A inovação requer a identificação dos problemas que importam e sua transposição sistemática para oferecer soluções simples e inteligentes.

O modelo 10 TI é simples e intuitivo. A estrutura de 10 TI está organizada em três categorias: configuração, oferta e experiência. No que se refere à inovação na sua configuração, tem-se os quatro tipos: modelo de lucro, rede, estrutura e processo. No tocante à oferta, as inovações são no desempenho do produto e sistema do produto. Finalmente, os outros 4 tipos estão conectados com a experiência e são as inovações em serviços, canal, marca e envolvimento do cliente.

1º) Modelo de lucro – Entre os exemplos comuns de inovações de modelo de lucro deve-se incluir preços especiais, caso em que as empresas descobrem como cobrar mais do que os concorrentes por um produto ou serviço, ou leilões, situação em que o mercado determina o preço dos produtos.

2º) Rede – No mundo hiperconectado do presente, nenhuma empresa consegue ou deve fazer tudo sozinha. As inovações de rede oferecem uma alternativa para as organizações tirarem proveito dos processos, tecnologias, produtos, serviços, canais e marcas de outras empresas – praticamente de todo e qualquer componente de um negócio.

3º) Estrutura – As inovações de estrutura concentram-se na organização dos ativos da empresa – físicos, humanos e intangíveis – de formas exclusivas que possibilitem agregar valor.

4º) Processo – As inovações de processo envolvem as atividades e operações que produzem os principais produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Com frequência, as inovações de processo formam a competência central de uma empresa e podem incluir métodos patenteados ou registrados que gerem vantagem durante anos ou mesmo décadas.

5º) Desempenho de produto – As inovações de desempenho de produto abrangem o valor, os atributos e a qualidade do que uma empresa oferece. Esse tipo de inovação envolve produtos totalmente novos e também atualizações e extensões de linha que agreguem considerável valor.

6º) Sistema de produto – As inovações de sistema de produto estão fundamentadas em ideias para associar e/ou agrupar determinados serviços a fim de criar um sistema robusto e escalonável. As inovações de sistema de produto ajudam a criar ecossistemas que atraem e fascinam os clientes e defendem a empresa dos concorrentes.

7º) Serviços – As inovações de serviços garantem e aumentam a utilidade, o desempenho e o valor aparente de um produto ou serviço. Quando bem concebidas, elas possibilitam que produtos (serviços) até mesmo insípidos e comuns promovam experiências irresistíveis pelas quais os clientes voltam a buscar incessantemente.

8º) Canal – As inovações de canal englobam todas as formas pelas quais uma organização conecta os seus produtos e serviços com os seus clientes (usuários). As inovações de canal são particularmente sensíveis ao contexto do setor e aos hábitos dos clientes.

dez tipos de inovação9º) Marca – As inovações de marca ajudam a garantir que os clientes e os usuários reconheçam, lembrem-se e optem por seu produto e/ou serviço em detrimento daqueles oferecidos pelos concorrentes ou de substitutos.

10º) Envolvimento do cliente – As inovações de envolvimento do cliente referem-se à intensidade das aspirações enraizadas dos clientes e usuários e à utilização das constatações decorrentes para desenvolver conexões significativas entre eles e a organização.

Bem, se você quer aprender a inovar com sucesso, deve obrigatoriamente ler Dez Tipos de Inovação, pois nele encontrará as instruções indispensáveis para chegar tanto a mudanças transformativas como inovações de ruptura.

Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.

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