Novidades:

1727 Visualizações

Editorial #5 | Deve-se valer muito da criatividade em situações de turbulência econômica!!!


Não só o Brasil, mas muitos outros países do mundo, vivem dentro de preocupantes crises políticas e econômicas. E nessa condição, não importa em que setor alguém trabalha – em especial num setor criativo –, é vital ter ideias originais, pois é isso que faz com que surjam novos negócios, mesmo nas situações mais turbulentas. Não é por acaso que é essa a competência mais valorizada pelos CEOs (chief executive officers, ou seja, os executivos principais) das empresas nos seus colaboradores e nos seus auxiliares mais próximos. Só as pessoas inovadoras é que possuem as aptidões para lidar com a velocidade que o mundo esta mudando!!!

Há quem acredite que com criatividade pode-se resolver qualquer problema!!! 

De fato, os seres humanos comprovaram que muitos dos graves problemas do mundo nestes séculos que passaram foram sendo resolvidos, no final das contas, graças ao pensamento criativo e as boas ideias. É por isso que no momento em que vivemos, dentro de uma indiscutível crise, um ambiente nacional bagunçado, os criativos brasileiros devem colocar a sua imaginação em ação para desenvolver soluções nunca antes aplicadas…

O incrível é que sempre que as pessoas estão em dificuldades, parece que a sua mente fica mais aberta, mais ávida para criar. Quando os seres humanos se sentem encurralados, acabam fazendo coisas que de outra forma não fariam!!! Em outras palavras, eles acabam empurrando os limites um pouco mais para longe…

No mundo das ideias, as melhores coisas  aparecem quando você assume riscos, ou seja, a melhor arte ou obra surge nos tempos difíceis. Quando tudo vai bem, a pessoa acaba se acomodando, fica preguiçosa, relaxa a atenção para eventuais perigos. Em tempos bicudos, entretanto, não é nada fácil diferenciar uma ideia genial de proposta esdrúxula ou tola. E não existe ninguém que tenha sapiência para discriminar ou indicar com total certeza qual ideia nova dará melhor resultado. Dessa maneira, deve-se aceitar que não existe uma receita pronta para se chegar ao sucesso, a não ser o conceito de que para chegar a ele é preciso persistência, sem isso ser confundido com teimosia.

Por exemplo, todas as empresas que desejam promover-se, pedem de uma agência de propaganda um vídeo que se torne viral, que consiga milhões de cliques!!! Infelizmente, nenhuma agência de publicidade pode garantir isso antecipadamente por mais que tenha profissionais talentosos. Como diz Tor Myhren, diretor criativo global da agência de publicidade Grey, na sua entrevista para o jornal Folha de S. Paulo (3/10/2015): “Você pode colocar uma celebridade para ter mais visualizações. Mas isso não garante que as pessoas vão gostar mais, no entanto, vão acessar por causa da celebridade. O humor também tende a funcionar. Se alguém conseguir introduzir um bem adequado, pois é o gênero mais difícil na área criativa para agradar a quase todos.

Tudo faz crer que existem muitas formas de criar um viral, mas, no fim, ninguém sabe qual funciona. Adoro essa tendência do cliente dizendo: ‘Quero um filme que apareça no YouTube e ganhe muita atenção!’ Isso torna o nosso trabalho mais importante e, ao mesmo tempo, mais divertido porque na realidade o que ele está pedindo é uma peça publicitária que todos queiram assistir. É mais legal do que o pedido de uma propaganda de 15s enfatizando as vantagens de algum produto/serviço. Não que isso não tenha valor, mas o publicitário criativo é aquele que deseja sentir que a sua peça diverte e fica na mente das pessoas.”

Vivemos na era da Economia Criativa (EC) e por isso em todas as organizações deve existir a preocupação em como impulsionar e aproveitar a criatividade dos seus funcionários em todos os níveis. 

Para que isso ocorra, um elemento importante é ter na empresa uma arquitetura com muitos espaços abertos, que permitam constantes interações entre esses profissionais, pois isso representa uma grande diferença na maneira como as ideias e as opiniões fluem na empresa. Entretanto, não se deve esquecer nunca que o processo criativo começa na cultura da organização e ele não evolui se nela não é permitido aos seus “trabalhadores do conhecimento” assumirem riscos.

Demitir alguém porque se tentou fazer algo novo e que deu errado – o que é muito corriqueiro em diversas companhias – leva à interrupção do processo criativo, pois os colaboradores procuram ficar inertes, visto que arriscar-se com novidades não é seguro…

Na televisão, nós ainda somos capturados pela propaganda. Na Internet, é um pouco diferente, pois a pessoa assiste o que quiser. Isso faz com que as agências de propaganda se esforcem mais para apresentar peças publicitárias que as pessoas desejam ver.

Para o setor criativo, ou seja, o setor da publicidade e propaganda, isso é excitante e ao mesmo tempo aterrorizante, pois ninguém mais pode produzir uma “porcaria” e esperar que com ela cative a atenção dos consumidores.

Em épocas de crise econômica, quando as pessoas tomam muito mais cuidado com a forma como irão gastar o seu dinheiro, as campanhas publicitárias, para serem eficientes, devem ter os ingredientes: interessante, provocativo e uma história atraente. Uma história atraente pode ser a preocupação da empresa com responsabilidade social ou a sustentabilidade, ao apresentar um anúncio do seu produto/serviço.

Atualmente, percebe-se uma forte tendência de algumas marcas demonstrarem que elas têm um propósito. Essas marcas buscam dizer algo a respeito do que está acontecendo no mundo e o que estão fazendo para atenuar alguns dos seus problemas. Em especial, para os jovens, se as empresas querem ser atraentes por meio de suas propagandas, devem desenvolvê-las de forma transparente e ética.

Não se pode esquecer que graças à Internet, o consumidor imediatamente fica sabendo de qualquer malfeito que cometeu uma organização, e para reconquistar a reputação perdida por falta de transparência, em “tempos bicudos”, pode ser o fim de uma empresa!!!

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...