Estádios são pontos turísticos e bons locais para brincar
Apesar do atual abandono, o estádio do Maracanã já foi o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, ficando atrás só do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.
Em 2015, cerca de 240 mil pessoas visitaram o mais famoso dos estádios de futebol do Brasil, com um aumento de 15% depois da Copa do Mundo de 2014.
O Allianz Parque, a nova casa do Palmeiras, atraiu, em 2015, cerca de 35 mil visitantes e em 2016 esse número subiu para 40 mil visitantes, sendo que foi cobrado, nessa época, R$ 35 pelo ingresso nos dias fora de jogos do clube.
O estádio do Pacaembu, que já foi um palco charmoso, perdeu espaço com as novas arenas construídas em São Paulo, mas ganhou um novo impulso com o Museu do Futebol aí instalado que desde a sua inauguração – há nove anos – recebeu cerca de três milhões de visitantes, sendo que em 2016 eles foram 435 mil pessoas.
Entretanto, no Brasil, tudo isso ainda é bastante inexpressivo se comparado com as visitas guiadas nos estádios da Europa.
A Camp Nou Experience, ou seja, a visita às instalações do estádio e ao Museu do Barcelona, na qual se conta a história das conquistas esportivas desse clube, atraiu, em 2016, cerca de 1,75 milhão de visitantes.
Por seu turno, o museu do Bayern, localizado no Allianz Arena, é uma das principais atrações de Munique, tendo mais de 2.600 peças.
Em 2016, foram cerca de 350 mil visitantes que pagaram, cada um, um ingresso equivalente a R$ 60, o que gerou uma receita direta de R$ 21 milhões, se bem que a grande arrecadação vem da compra de itens que estão ligados à equipe, especialmente as camisas usadas pelos jogadores. No estádio de Wembley, em Londres, os visitantes participam de uma “cerimônia” na qual sobem ao gramado, perfilados, como fazem os times, com música e tudo.
Como se vê, precisamos aprender a implementar novas atrações para que os estádios dos grandes clubes do Brasil transformem-se em locais desejados pelos turistas para serem visitados. E esse é o objetivo do Allianz Parque, onde existe agora a possibilidade de brincar!!!
Assim, pula-pula, piscina de bolinhas e outros brinquedos fazem parte dos atrativos da Família Palmeiras, um setor infantil para os torcedores do time de zero a 6 anos. A novidade transformou-se em mais um motivo para que os pais palmeirenses levem os filhos ao estádio.
Para ter acesso ao local, é preciso ser sócio-torcedor Avanti e adquirir um ingresso para o Gol Sul. Não há custo adicional, exceto se você pretende levar mais de uma criança.
Oito profissionais são encarregados da recreação, até mesmo enquanto a bola está rolando. O espaço continua aberto durante os jogos e os pequenos podem permanecer no local quanto tempo quiserem, desde que estejam sob a responsabilidade dos pais.
O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, comentou: “A ideia do projeto Família Palmeiras tem como princípio básico incentivar a vinda das crianças ao estádio. Essas crianças serão o futuro do clube, ou seja, os adultos de amanhã e consumidores pelo resto de suas vidas, comprando camisas, ingressos e trazendo novos torcedores para o clube.”
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.