mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Novidades:

1138 Visualizações

FLAPS! – um modelo para decolar e acelerar seu desenvolvimento


O talentoso jovem João Marcelo Furlan é o autor de FLAPS! – 6 Passos para Acelerar Resultados e Decolar sua Carreira com a Liderança AdaptÁgil (DVS Editora). Nele, o autor descreve os 6 passos da Liderança AdaptÁgil, que são:

1º) Desenvolva sua visão.
Como disse Ken Blanchard, um renomado guru em liderança: “Liderar é ter um destino certo. Se você e seu pessoal não sabem para onde vão, sua liderança nada significará.

Para estruturar essa visão é preciso estabelecer três pontos: um propósito significativo, imagem clara do futuro e valores claros. Ou, de forma mais simples, o que queremos fazer, aonde queremos chegar e como faremos isso.”

Dessa forma, é vital pensar no propósito como a razão de cada dia para que você e a sua equipe levantem de suas camas e se ponham a trabalhar com afinco.
Naturalmente, deve ser claro o que será um sucesso, para inspirar a todos, e explicar claramente que valores têm tudo a ver com a forma de fazer, as características ou atitudes que valorizamos.

2º) Conheça seus seguidores.
É fundamental que você conheça bem os membros de sua equipe individualmente, sobretudo para moldar “como” vai pedir a eles para que façam algo. Líder é aquele que acaba senso seguido por vontade própria pelos seus colaboradores. Existem atualmente muitos instrumentos e modelos para avaliar o perfil de determinado indivíduo. E certamente um dos mais difundidos foi aquele desenvolvido pelo especialista em psicologia William Moultom Marston, apresentado no seu livro Emoções das Pessoas Normais, que sofreu muitas adaptações até se chegar ao esquema DISC (dominância, influência, estabilidade, conformidade), apresentado por Jeffrey Sugerman, Mark Scullard, e Emma Wilhelm no livro As 8 Dimensões da Liderança.

3º) Construa confiança e uma relação de respeito.
Confiança é quase um pré-requisito para as relações bem-sucedidas. No local de trabalho, é considerada a chave do bem-estar geral das pessoas e para o alto desempenho da empresa. Afinal, desconfiança leva a relacionamentos disfuncionais que podem retardar processos e, consequentemente, provocar significativos problemas na organização.

A confiança e a felicidade são elementos vitais para se ter uma organização bem-sucedida. Nunca se deve esquecer o que disse John C. Maxwell: “Quando as pessoas o respeitam como indivíduo, o admiram. Quando o respeitam como líder, o seguem!!!”

4º) Compartilhe sua visão, envolva e ouça o time – Influencie.
É nessa etapa que se torna necessário se comunicar melhor, ouvir e envolver o seu time, aprimorando sua capacidade de se adaptar com agilidade.

O primeiro passo para uma comunicação eficaz como líder é estabelecer com sua equipe um rapport. Em comunicação, rapport quer dizer que o emissor tenta adequar seu nível de energia gestual e linguagem para ser mais facilmente compreendido por seu interlocutor.

O especialista em inteligência emocional, Daniel Goleman, definiu: “Rapport nos faz sentir bem, gerando um brilho harmonioso onde cada pessoa sente o calor, compreensão e genuidade do outro. Essa sensação mútua de afeição une os laços entre as pessoas, independentemente de quanto tempo se conhecem.

Realmente, devem ser seguidos alguns princípios para que uma ideia realmente permaneça, marque as pessoas, seja lembrada por elas, ou seja, as influencie.

Uma competência que um líder deve ter é a de influenciar, ou seja, o poder e a habilidade para pessoalmente afetar ações, decisões, opiniões e a forma de pensar dos outros, especialmente dos seus colaboradores.

5º) Inspire, engaje e mantenha a motivação.
A inspiração deve ser cultivada e disseminada todos os dias. Esta é uma das partes mais difíceis da Liderança AdaptÁgil. Só com muita inspiração é que se consegue o engajamento pleno dos colaboradores. E é o engajamento o “molho secreto” que faz a Liderança AdaptÁgil funcionar.

É a “cola” entre a rápida mobilização, a direção e a visão do processo de liderança, já que faz com que a mobilização inicial da liderança permaneça, não se dissipe. Mesmo sem a presença física do líder, pessoas engajadas continuam seguindo a direção definida por ele, dando o melhor de si.

O autor João Marcelo Furlan e o seu novo livro.

O autor João Marcelo Furlan e o seu novo livro.

6º) Mantenha o senso de urgência, preserve e celebre vitórias.
A teoria do engajamento baseia-se em dois conceitos principais: compartilhar a visão e criar senso de urgência.

Não adianta somente dizer para as pessoas para onde ir… Se elas puderem ir a qualquer hora, isso não vai fazer com que se comprometam a ir de imediato, ainda que seja o momento adequado para se ganhar produtividade.

Assim, se você conseguir estabelecer o senso de urgência e conseguir fazer isso bem, então fará com que os demais passos (da mudança) sejam dados mais velozmente.

Sem dúvida, a chave para se chegar ao sucesso é ter muita perseverança, uma determinação incrível para alcançar o seu objetivo. E uma vez atingido o mesmo, é imprescindível celebrar essa conquista.

A bem da verdade, é preciso inclusive ir comemorando todas as pequenas vitórias, pois aí as pessoas começam a compreender que estão no caminho certo, o que gera aumento no engajamento, estimula ideias (insights), consolida aprendizados, aumenta a motivação e ajuda a criar novos hábitos positivos.

No final do seu livro, João Marcelo Furlan ressaltou: “A jornada de aprendizagem não termina aqui. Lembre-se dos 6 pontos do modelo FLAPS!: formar, liderar, acompanhar, planejar, suportar e comemorar.

O que apresentei ao leitor neste primeiro livro foram duas funções: liderar e comemorar!!!

As outras quatro serão analisadas num outro livro, que inclui gestão de pessoas com foco menos comportamental e mais processual.”

Mas por enquanto, não perca tempo e leia o com atenção o FLAPS!, para se tornar um líder-gestor AdaptÁgil !!!

Publicado recentemente

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...

»

Será que toda cidade criativa é também uma cidade inteligente?

Há apenas poucas décadas, a mera tentativa de dotar um núcleo ...

»

Tendências da moda indicadas com o auxílio da inteligência artificial

No famoso filme O Diabo Veste Prada, a personagem Miranda Priestly ...

Livros - Direitos autorais
»

Não contem com o fim do livro!

Não Contem com o Fim do Livro é o titulo de uma obra escrita pelo ...

»

Os e-sports podem um dia ser incluídos nos Jogos Olímpicos?

Temos hoje muitos campeonatos de games, como os de Counter Strike (de ...