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Marketing digital: uma verdadeira revolução na comunicação


A Internet mudou radicalmente a forma como as empresas e as pessoas se comunicam agora umas com as outras. Ocorreu uma grande evolução no ramo do mobile marketing, com o surgimento de sistemas de propaganda incríveis.

Acostumadas a valer-se muito da TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos, as empresas e agências de publicidade viram seus planos de marketing invadidos pela Internet, redes sociais e telefones celulares. E aí surgiram vários obstáculos e desafios, visto que não dá para transpor as técnicas tradicionais de publicidade e propaganda (P&P) para o meio digital. Inclusive, no início, houve uma interpretação equivocada de que a Internet poderia e deveria (!?!?) ser tratada apenas como mais um canal de divulgação. Depois, percebeu-se claramente que se tratava de uma transformação muito maior e que o marketing digital precisava de estratégia e controle bem diferentes!!! Para se ter um marketing digital eficaz, é necessário criar ferramentas específicas para o mesmo.

Uma das vantagens do marketing digital está em mensurar, com detalhes, os resultados das ações, algo que é muito difícil nas mídias off-line, isto é, as mídias impressas. Além de mensurável, o marketing digital possibilita alto nível de segmentação. Basicamente, porque é possível – pela pegada digital – conhecer o público usuário. Os hábitos de navegação e os comentários feitos nas redes sociais tornam-se parâmetros para separar grupos ou até para individualizar a ação. A comunicação de massa é substituída pelo diálogo com o cliente.

A telefonia celular tem dado as pistas sobre o hábito de movimentação e locais frequentados pelos consumidores. Dessa maneira, as possibilidades para se cruzar informações para personalizar um contato aumentaram consideravelmente. O uso inteligente de redes sociais permite construir uma audiência através da produção de conteúdo relevante, ou seja, do marketing de conteúdo épico. A base dos que vão receber mensagens de marketing é formada por e-mails cadastrados, assinantes de blogs, seguidores de Twitter, Instagram, Facebook etc. Mas, agora, todas as peças publicitárias devem gerar interesse, pois assim o cliente as comenta, compartilha e indica o conteúdo para os seus amigos.

No meio digital, é possível rastrear os cliques, downloads e compartilhamento de vídeos e anúncios. A reação dos consumidores – por meio de comentários – gera informações imediatas e permite resposta rápida, dando mais agilidade para se ter um marketing cada vez mais eficaz.

É indiscutível que o marketing digital tornou-se um caminho sem volta, o que exige que se tenha novas formas para planejar e controlar as campanhas. O celular virou uma extensão do corpo das pessoas e a Internet alcança o consumidor a todo momento. Atualmente, um usuário de um dispositivo móvel costuma olhar o seu smartphone – para verificar redes sociais e mensagens – em média 170 vezes por dia!!! É nesta frequência que a P&P deve atuar agora.

A demanda por tudo que se refere ao marketing digital é cada vez maior, e muitos livros estão sendo lançados no mercado para abordar esse assunto, como  Marketing de Conteúdo Épico (DVS Editora), de autoria de Joe Pulizzi, um dos maiores especialistas do mundo nesse assunto e Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI (DVS Editora), best-seller no site da Amazon.com.br, de Rafael Rez, o maior especialista da área no Brasil.

Para se lidar bem com o marketing digital, é necessário ter sistemas tecnológicos capazes de organizar os processos e analisar informações, cujo volume é enorme após cada ação. Um fato, porém, é indiscutível: o setor de P&P deixa de ser um tiro no escuro quando se vale de marketing digital!!!

 

Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.

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