Novidades:

2403 Visualizações

Nápoles: uma cidade que tem tudo para aumentar sua visibilidade


Há quem diga que depois que Julia Roberts foi vista na pizzaria Da Michele em Nápoles (Itália), devorando um pedaço de pizza marguerita, dizem que muita coisa mudou para melhor no turismo da cidade. Essa cena do filme dela, Comer, Rezar e Amar, correu o planeta e ajudou muito a divulgar um destino turístico quase esquecido na Europa.

Essa cidade italiana está muito longe de ter o fluxo de visitantes que as outras atrações do país, como Roma, Veneza, Florença e Milão, apesar de ter o famoso vulcão Vesúvio a observando. Mas tudo indica que a partir de 2016 as coisas podem modificar-se bastante, com um significativo incremento de turistas…

Certamente o que assustava alguém para ir a Nápoles foi o fato de que essa região ficou conhecida como o berço da Camorra, a máfia local!?!?

Mas ela é uma das portas principais para quem quer ir a Positano e Capri, e está ao lado das ruínas romanas de Pompeia, a capital da região italiana da Campanha.

Em 2015, Nápoles recebeu investimentos da ordem de € 100 milhões para a restauração de seus monumentos históricos, como o Duomo, uma catedral de 1294, e ampliar sua imagem de centro gastronômico, muito além das pizzas de massa fina cobertas de tomate e manjericão.

Vale muito a pena conhecer o que há em Nápoles, e uma boa ideia é se hospedar no seu centro histórico, um dos maiores da Europa, e ir a museus e igrejas dos séculos XIV e XV. A sua área total é de 1,7 mil hectares, tendo sido classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1995.

Nessa região histórica existem ótimas alternativas de hospedagem, como o hotel Piazza Bellini, que funciona em um antigo palácio neoclássico do século XVI, transformado em um moderno estabelecimento três estrelas pela companhia de navegação albanesa Schanderberg, dona do local, ou no rebuscado Decumani, reformado em 2008 a partir de um casarão do século XVIII.

No centro é possível conhecer, a pé, as principais atrações da cidade, como o museu Archeologico Nazionale, um dos mais importantes do mundo. O seu acervo é baseado na coleção Farnese, que reúne peças da família de mesmo nome, iniciada pelo papa Paulo III (1543-1549) por meio de trocas com casas reais, confiscos e nas escavações de Roma.

shutterstock_155770349

Destaca-se aí o Touro Farnese, uma escultura de 3,7 m de altura em um só bloco de mármore, inspirada na mitologia grega. Ela foi descoberta em 1546 nas termas romanas de Caracalla, e representa a ninfa Dirce amarrada a um touro. Uma outra peça espetacular é o Hércules Farnese, cópia de 3,1 m de altura de uma criação do naturalista grego Lísipo (390 – 320 a.C.). Há quem diga que Napoleão Bonaparte (1769-1821) se arrependeu muito por não tê-la surrupiado quando saqueou a Itália em 1797.

Também é muito interessante conhecer o “gabinete secreto” desse museu, com entrada proibida para crianças, pois aí estão 250 itens de arte erótica encontradas nas ruínas de Pompeia e Herculano.

Não muito longe desse museu está o Quartieri Spagnoli (“bairro espanhol”), no qual estão os diversos cenários da típica vida napolitana. É um aglomerado de ruas estreitas, com roupas estendidas nos varais e senhoras conversando nas janelas, entre bancas de peixes frescos e verdureiros.

Um outro excelente passeio é aquele na orla da cidade, a partir da Piazza Del Plebiscito, uma praça em semicírculo, na qual, em março de 2015, o papa Francisco rezou uma missa.

Andar no calçadão à beira mar possibilita admirar a baia de Nápoles com as ilhas de Capri e Ischia, que recebem uma multidão de turistas e que atraem celebridades do mundo toda para passar suas férias e oferecer grandes festas.

A pérola dessa praia é o Castel dell’ Ovo, do século XV, construído sobre duas rochas. É de seus terraços que se tem a melhor vista do monte Vesúvio. Aliás, em torno desse castelo está uma vila com bons restaurantes, nos quais o visitante pode dar início à sua jornada gastronômica para conhecer melhor a cozinha do sul da Itália.

Na ponta do píer está o badalado restaurante Transatlantico, com um extenso cardápio de frutos do mar, possibilitando ao comensal uma vista de praticamente 360 graus da baía, de qualquer uma de suas mesas. Os turistas mais abastados chegam a esses restaurantes em barcos de até 25 m que podem atracar na marina local.

Para quem pode gastar um pouco mais e quer ter uma visão ainda mais espetacular, a sugestão é o restaurante do Grand Hotel Vesuvio, que abriu em 1882. No seu nono andar, a cozinha do Caruso homenageia o tenor napolitano Enrico Caruso (1873 – 1921), que foi um dos seus hóspedes mais famosos. Ele foi um cozinheiro de mão cheia e levou diversos profissionais italiano para Nova York, no início do bairro gastronômico de Little Italy, e ajudou muito a popularizar entre os norte-americanos ingredientes da culinária de Campanha, como a massa de Gragnano e o azeite de Sorrento, comunas vizinhas de Nápoles.

Claro que para saborear receitas nativas existem excelentes restaurantes no centro, como é o caso do Bellini, que fica na praça de mesmo nome. Os amantes de pizzas originais têm à sua disposição muitas escolhas na Via Tribunali, uma rua repleta de bares, docerias e restaurantes com as tratorias Campagnola e a Gino Sorbillo, que têm fila na porta a partir das 18h!!!

Quem for a Nápoles não pode deixar de visitar a capela de San Genaro, na qual se diz que estão guardados os frascos de sangue coagulado do santo martirizado em 305 d.C. Os fiéis acreditam que o material torna-se líquido três vezes ao ano (maio, setembro e dezembro).

Como é? Ficou atraído para quando as coisas melhorarem no Brasil, programar uma viagem para a Itália e ficar alguns dias em Nápoles?

Observação importante – Esse texto foi elaborado a partir de matéria escrita por Jacilio Saraiva e que foi publicada no jornal Valor Econômico em 29/4/2015.

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...