mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Novidades:

760 Visualizações

O setor editorial encontra as suas receitas vendendo conteúdo para o cinema e a TV


Nesses últimos anos, diretores e produtores de cinema e de programas de TV têm procurado a ficção nacional para a realização de seus projetos.

Num mercado editorial em que as tiragens não têm crescido, são os escritores que estão cada vez mais procurando ou sendo procurados por agentes literários para vender direitos autorais para adaptações.

Lucia Riff, dona da maior agência literária do País para esse tipo de negociação, que atua em parceria com a Film2B, de Ana Luiza Beraba, Eduardo Senna e Raquel Leiko, declarou: “Apesar da crise que assola o País, o ano de 2015 foi até bem ativo e proveitoso para o setor audiovisual. Não passamos um mês sem fechar dois a três contratos de cinema, o que foi muito bom para o nosso negócio.

Isso está relacionado, em parte, à recente lei que determinou a exibição de conteúdo nacional por canais a cabo. Outro belo estímulo foram os núcleos criativos da Ancine (Agência Nacional do Cinema), uma forma bem interessante de o mercado financiar novos projetos. Quanto aos valores pagos, isso não depende apenas do autor ou título, mas do projeto em si: orçamento, formato, desdobramentos possíveis etc.”

Josélia Aguiar, no seu artigo A página virada na tela (publicado no jornal Valor Econômico em 29/1/2016), deu vários exemplos de obras negociadas. Foi o caso de Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende, vencedor do prêmio Jabuti, e de Das Paredes, Meu Amor, os Escravos Nos Contemplam, de Marcelo Ferroni, que foram contratados por Rodrigo Teixeira, da RT Features. A obra de Jorge Andrade foi adquirida pela Rede Globo. Já Tudo ou Nada – Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X – escrita por Malu Gaspar, ficou com Mariza Leão, da Morena Filmes. O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo, de Oswald de Andrade, com Joana Mariani. A série Amor Veríssimo, a partir de crônicas de Luis Fernando Veríssimo, aparecerá em nova temporada produzida pela Conspiração Filmes. Por seu turno, Borges e os Orangotangos Eternos, também de Luis Fernando Veríssimo, teve seus direitos adquiridos por Paulo Boccato, da Glaz Entretenimento e Neoplastique.

Pois é, toda essa procura por conteúdo nacional coincide com o surgimento de uma geração de escritores que têm vocação ou pelo menos curiosidade com o audiovisual. Na literatura contemporânea, os autores mostram nas suas obras que têm influência do cinema, dos seriados de TV e dos videogames, o que torna até mais fácil a adaptação dos trabalhos.

Por sinal, quando o autor tem alguma experiência com o audiovisual, frequentemente é convidado para participar de alguma maneira do processo de adaptação, trabalhando com a equipe de desenvolvimento ou mesmo auxiliando na confecção do roteiro.

É claro que existem autores que não se “intrometem” na adaptação de suas obras. Esse é o caso de Milton Hatoum, que já tem quatro de suas obras que estrearam (ou estão em produção) no cinema e na TV e que diz: “Não me meto no roteiro nem na filmagem. Por que faria isso? Não domino essas linguagens nem sinto ciúme dos meus livros.”

Pois é, se hoje há uma geração de autores brasileiros que floresce, o mesmo não se pode dizer da de roteiristas. Esse é um mercado em expansão, e apesar de existir muita gente talentosa no nosso País, falta formar muito mais roteiristas. E não só roteirista, bem como produtor e diretor com visão mais ampla.
Com a economia criativa (EC) evoluindo cada vez mais no nosso País, vai se valorizar bem mais o trabalho do roteirista, o qual terá uma remuneração maior e isso estimulará os nossos jovens a seguirem essa carreira!!!

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...