Os jogos de tabuleiro atraem o público!?!?
Nota-se que os jovens, especialmente aqueles entre 20 e 30 anos, têm o hábito de se reunir para se entreter em torno de uma mesa, divertindo-se com jogos de tabuleiro, desconectando-se dos videogames e desfrutando de algumas horas de entretenimento como fizeram os seus pais ou avós na década de 1970 com jogos como War ou Banco Imobiliário.
Em muitos desses jogos é necessário rolar os dados num tabuleiro, o que envolve sensações físicas impossíveis de repetir no universo digital. Essa “onda” começou a partir de 2012, quando os brasileiros puderam comprar no exterior jogos que aos poucos foram chegando no Brasil.
Entre eles destacam-se:
- Munchkin – Foi trazido para o Brasil pela empresa Galápagos – criado pelo norte-americano Steve Jackson, conhecido por seus jogos de fantasia, sendo uma paródia do gênero, no qual os jogadores podem blefar e apunhalar os concorrentes usando itens e maldições.
- Summoner Wars – Também da Galápagos – um jogo em que opõem facções de seres fantásticos como elfos e anões em combates rápidos. As cartas são colocadas num tabuleiro e movidas como miniaturas.
- Colonizadores de Catan – Um jogo que foi criado pelo alemão Klaus Teuber e que foi lançado, na realidade, em 1995, sendo um dos mais populares do mundo. Nele, os jogadores precisam administrar recursos usados para construir estradas, aldeias e cidades numa ilha.
- Domínio de Carcassone – Inventado pelo alemão Klaus-Jürgen Wrede, vencedor do prêmio Spiel des Jahres, o Oscar dos tabuleiros, este é um jogo que usa peças para compor diversos cenários medievais e os jogadores disputam territórios.
- Game of Thrones – Um cardgame, criado pela Fantasy Flight, uma das maiores empresas norte-americanas de jogos de tabuleiro. Nele, são simuladas as disputas pelo poder narradas na série de livros Crônicas do Gelo e Fogo, do escritor George R. R. Martin.
- Samurai – Uma das criações mais famosas do alemão Reiner Knizia, sendo ambientado no Japão feudal. Nele, os jogadores precisam criar alianças políticas e militares para garantir a sua supremacia.
- Gran Circo – É uma produção assinada pelo brasileiro Marcos Macri, no qual ele colocou os jogadores no papel de administradores de circo. Eles precisam contratar artistas e comprar melhorias para o espetáculo.
- Deterrence – É uma criação do brasileiro Paolo Santoro e nele simula-se uma tensão entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) durante a Guerra Fria. O jogo acaba com a declaração de uma guerra nuclear.
Os jogos de tabuleiro ganharam tanta repercussão graças à Internet, especialmente no YouTube, com a série Tabletop, na qual se mostrou celebridades envolvidas com eles, o que levou o apresentador Will Wheaton a decretar o dia 30 de março para ser aquele no qual se comemora o Dia Internacional dos Jogos de Tabuleiro. Isso estimulou muito o surgimento de novatos ou veteranos para desenvolverem novos jogos buscando recursos em sites de financiamento coletivo como o Kickstarter.
Pode-se dizer que a produção nacional tornou os jogos de tabuleiro mais baratos, e isso tem possibilitado a muita gente divertir-se longe da Internet.
Uma das grandes novidades em jogos tradicionais deve-se à sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, a qual tem o mesmo nome da pintora, que lançou no dia 19 de julho de 2016, no showroom da fabricante de brinquedos Estrela, um quebra-cabeça da famosa obra Abaporu. Essa ação é uma parte dos novos lançamentos da marca com obras assinadas pela artista.
Em 2017, a pintora modernista Tarsila do Amaral terá a montagem de duas grandes mostras nos Estados Unidos da América (EUA) – mais precisamente no Art Institute of Chicago e no MoMA de Nova York – com cerca de 100 de suas telas, todas muito valorizadas.
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.