Os vários fotógrafos que foram responsáveis pela evolução da fotografia brasileira!!!
A fotografia, especialmente nas últimas décadas, veio se transformando numa intrigante manifestação das artes visuais.
A sua presença é destacada cada vez mais em importantes mostras em museus, instituições culturais e galerias, notando-se claramente a sua contínua valorização, com as fotografias batendo recordes no mercado de arte.
Fotógrafos como o clássico Horst P. Horst, o eclético Jean Manzon, o internacional Otto Stupakoft, os contemporâneos Margade, J.R. Duran e Bob Wolfenson, por exemplo, através de combinações fugazes, elaboraram um conjunto de fotografias que vale-se da moda, do comportamento e do estilo como sua temática principal. Por seu turno, numa parte de seus trabalhos, Luiz Tripolli captou a essência imagética e a consciência corporal produzindo fotografias eletrizantes, mostrando nelas radicais experiências de luz em sintonia com a sensualidade e a beleza do corpo.
O retrato é o primeiro gênero da linguagem fotográfica que apresentou alguma originalidade poética. É através dele que tornou-se possível desenvolver muitas narrativas percebidas a partir de uma imagem aparentemente estática e também os encaixes aleatórios propostos entre os retratados diante do fotógrafo e de sua câmera. Foi incrível a forma como Otto Stupakoff, Juan Esteves, J. R. Duran, Eduardo Simões e Horst P. Horst conseguiram retratar algumas celebridades.
Muitos fotógrafos detiveram-se em explorar os grandes cenários e os instantâneos cotidianos como foi o casp de Thomas Farkas, Pierre Verger, Mario Cravo Neto, Orlando Brito e Valdir Cruz.
Outros fotógrafos voltaram-se a fotomontagens, buscando com elas representar algum tipo de visão crítica. Um artista que se destacou bastante nesse trabalho foi o esloveno Steve Jagodic e quase nada escapou dos seus olhos atentos e criativos, com o que as suas fotomontagens acabaram se constituindo em importantes contribuições artísticas para se compreender muitos momentos históricos da humanidade.
Caro(a) leitor(a) da Criática, se você quer ganhar a vida com a fotografia, no mínimo deve aprofundar-se e conhecer o portfólio completo dos fotógrafos citados para ampliar seus conhecimentos e se é apenas um amante da fotografia também deve fazer a mesma coisa, pois valerá a pena apreciar as imagens que eles captaram ou souberam produzir!!!
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.