Novidades:

14047 Visualizações

Poucos conseguem manter a fama como o grupo pop ABBA!


Se alguém quer ter uma referência incrível do quanto (e durante um longo tempo…) se pode lucrar com a música, um excelente exemplo é o do quarteto ABBA!!!

Era janeiro de 1974 e faltava muito pouco para o fim das inscrições para o Melodifestivalen, um concurso de música sueco que servia como porta de entrada para o festival de TV Eurovision. Nos dois anos anteriores, eles haviam chegado perto de ganhar o Eurovision; entretanto, o terceiro lugar que conquistaram não tinha de forma alguma o mesmo peso do pódio mais alto.

Àquela altura, o quarteto não se chamava mais Björn & Benny e Agnetha & Frida. Já batizada como ABBA, uma combinação das iniciais dos nomes deles – Anni-Frid (Frida) Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog – a banda precisava da música certa para ter possibilidades reais. A balada dramática Hasta Mañana lembrava muito os últimos vencedores do festival. Dessa maneira, por sugestão do empresário Stig Anderson, decidiram ousar com Waterloo.Venceram a fase eliminatória e conquistaram, logo em seguida, os países nórdicos com o disco Waterloo.

Aí sentiram-se entusiasmados que poderiam ir mais longe.

Um aspecto do espetáculo Mamma Mia! apresentado no Brasil.

Um aspecto do espetáculo Mamma Mia! apresentado no Brasil.

Em abril de 1974, foram a Brighton, na Inglaterra, para participar da final da Eurovision, no qual surpreenderam todos os favoritismos de outros cantores e a banda ficou em primeiro lugar!!!

O biógrafo do grupo ABBA, inclusive autor do livro ABBA – A Biografia, Carl Magnus Palm, relatou: “Aquele foi definitivamente um marco. No início dos anos 1970, ninguém fora da Escandinávia estava interessado em música pop sueca. Era difícil para o ABBA e seu empresário serem levados a sério pelo mundo dos negócios da música internacional.

Ao participarem de um festival internacional e terem obtido tanto sucesso, visto por centenas de milhões de telespectadores, realmente acabaram conquistando o mundo!!!

A harmonia das vozes femininas e a técnica wall of sound (muralha de som), um efeito criado pelo produtor musical Phil Spector, fizeram do ABBA rapidamente um êxito planetário. Entretanto, foi o fenômeno Mamma Mia! que garantiu a mitomania. A peça musical com canções de Andersson e Ulvaeus conquistou seu título de um hit de 1975. Adquiriu a fama de ser o ultimate feel good show (um musical que deixava o público feliz). Adaptado para o cinema por Phyllida Lloyd com Meryl Streep, virou provavelmente o maior sucesso de público da grande atriz.”

O incrível é que antes de ele começar a pesquisar sobre o ABBA, ninguém mais fez alguma investigação aprofundada sobre eles. Ou seja, com as respectivas formações na música, passando pela fama, casamentos de Frida/Andersson e Agnetha/Björn, desentendimentos, o divórcio dos casais etc. Mesmo com as separações, os quatro continuaram juntos como grupo, mas cada vez mais se distanciavam entre si. Sem dúvida, os divórcios influenciaram muito para que em 1982 ocorresse o fim da banda, mas o principal motivo é que Björn e Benny se cansaram de fazer apenas canções pop. Eles haviam sonhado por muitos anos fazer um musical.

Bem, após a separação, todos seguiram suas vidas e carreiras. Porém, desde o início, assustada com o assédio causado pela fama, Agnetha se isolou. Suas aparições públicas sobre projetos do ABBA sempre foram uma dúvida não só para a mídia, como para os próprios ex-colegas de banda.

Em Estocolmo existe o ABBA Museum.

Assim, em 2005, o musical Mamma Mia! faria sua estreia em Estocolmo, com o local ficando repleto de com milhares fãs enlouquecidos… Seria a primeira vez em 19 anos que os quatro integrantes da banda apareceriam juntos em público. Björn, Benny e Frida chegaram primeiro. Até que, no final, já com muito atraso, um carro parou na frente do teatro, e dele desceu Agnetha, rodeada de seguranças por causa de sua fobia da euforia exagerada dos fãs. Mesmo desconfortável com a situação, ela permaneceu no lugar, mantendo-se muito reservada. Ela repetiria a aparição em outras ocasiões especiais, como a première do filme Mamma Mia!, em 2008.

Dedicou-se à vida caseira, ao filhos e netos. Porém em 2013, ela voltou a gravar e lançou um CD de material inédito e original após anos afastada da mídia. Esse ressurgimento foi positivo e parece que ela fez as pazes com o seu passado atribulado…

Na realidade, o musical Mamma Mia! estreou em Londres em 1999 e está em cartaz até hoje, e teve remontagens mundo afora (inclusive uma apresentada em São Paulo em 2010). Estima-se que até o final de 2015, mais de 60 milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo em algum lugar no mundo, com um faturamento de US$ 2 bilhões. O filme Mamma Mia!, de 2008, encabeçado por Meryl Streep, já arrecadou mais de US$ 620 milhões.

Os shows que fizeram nos mais importantes países do mundo e os discos que venderam, certamente deixaram os quatro integrantes do grupo, bem como todos aqueles que se vincularam às suas atividades diretamente ou indiretamente bem remunerados, não é?

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...