Novidades:

1232 Visualizações

Programa do Google vence o campeão mundial do jogo Go!


Na segunda semana de março de 2016, foram disputadas cinco partidas do jogo Go entre o campeão mundial, o sul-coreano Lee Sedol e o programa de inteligência artificial (IA) do Google, denominado Alpha Go.

O resultado foi: em quatro das cinco partidas Se-dol perdeu para o sistema de IA, o que de certa forma gerou um novo abalo, pois não se acreditava até então que uma máquina pudesse vencer os seres humanos especializados no diabólico e complicado jogo de tabuleiro Go.

O objetivo do Go, um jogo criado na China há mais de 2500 mil anos é até bem simples: os jogadores devem, alternadamente, colocar “pedras” brancas e pretas num tabuleiro de 19 linhas horizontais e 19 verticais com o objetivo de cercar as peças dos oponentes, além de evitar que suas próprias peças sejam cercadas.

Dominar o Go, entretanto, exige prática contínua, assim como o dom afinado de reconhecer padrões sutis no arranjo das peças espalhadas pelo tabuleiro.

Porém um grupo de pesquisadores do Google conseguiu demonstrar que as habilidades necessárias para dominar o Go não são exclusivamente humanas.

Inicialmente, o seu programa de computador AlphaGo derrotou o campeão europeu do jogo, Fan Hui, nos cinco jogos disputados e, em seguida, o campeão mundial Lee Sedol.

O Alpha Go foi desenvolvido pela empresa Deep Mind, subsidiária do Google, e o seu fundador Denis Hassabis comentou: “Os jogos contra Se-dol, um oponente de muito talento, foram certamente os mais incríveis da história, inclusive como o computador soube aproveitar quaisquer erros cometidos por ele. Agora queremos aperfeiçoar mais ainda esse programa para que ele possa ajudar os seres humanos a resolver alguns dos problemas mais prementes da sociedade, de diagnósticos médicos a modelos climáticos.”

Por seu turno, o campeão mundial Lee Sedol, após o término da competição, disse: “Essa derrota me fez questionar a criatividade humana frente a uma máquina. Quando vi os movimentos do AlphaGo, fiquei pensando se as jogadas que eu aprendi eram as corretas. Acredito que preciso estudar mais o jogo, mas receio que mesmo assim não vencerei o Alpha Go!!!”

Os pesquisadores que construíram o AlphaGo usaram um método de aprendizado de máquinas conhecido como deep learning (“aprendizagem profunda”) combinado com outra técnica de simulação para modelagem de potenciais movimentos feitos pelos jogadores.

Duas grandes redes de deep learning foram usadas no AlphaGo: uma aprendeu a prever o próximo movimento e a outra a antecipar o resultado de diferentes disposições no tabuleiro. As duas redes foram combinadas usando um algoritmo convencional para antever possíveis movimentos no jogo.

O objetivo principal foi capacitar o AlphaGo a reduzir o espaço de pesquisa para algo mais controlável. Com essa abordagem tornou-se o programa mais “humano”!?!?

Mas saber que através da IA pode-se também dominar o Go, ou seja, vencer qualquer se humano que queira competir com o Alpha Go está nos levando a uma certa angústia existencial, não é?

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...