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Qualidade máxima na educação é prioridade para alguns países


Quem lida com educação ou simplesmente quer ter uma compreensão sobre onde estudam as crianças com maior eficácia deve ler o livro da jornalista norte-americana Amanda Ripley cujo título é As Crianças mais Inteligentes do Mundo, no qual ela procurou explicar como se pode chegar aos sistemas educacionais eficazes ou bons. Bons no sentido de sermos capazes de prover uma educação de elevada qualidade para todos. Isso significa que, em primeiro lugar, os estudantes, entre outras coisas, devem ter bom desempenho em testes internacionais de proficiência, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, cuja sigla em inglês é PISA.

Amanda Ripley justifica que o PISA é uma ótima avaliação da qualidade educacional, pois, em primeiro lugar, suas questões são formuladas para mensurar as competências básicas nas soluções de problemas com que nos defrontamos ao longo da vida profissional e pessoal, ou seja, não se perde tempo com decorebas e erudição inútil.

O segundo fato é que, até onde é possível haver “comprovação” empírica em ciência social, há uma sólida evidência de que desempenho elevado em testes como o PISA resultam em maiores taxas de crescimento do próprio país, pois ele tem uma “mente de obra” (no século XXI devemos falar menos em mão de obra…) mais criativa e produtiva.

E dois sistemas educacionais que têm levado seus alunos a elevado desempenho são: o sul-coreano e o finlandês. Nos dois países percebe-se abertamente a grande preocupação com o recrutamento, que é muito seletivo. Assim, somente os melhores alunos do ensino médio são aceitos nos cursos preparatórios para a carreira do magistério.

O livro do prof. Victor Mirshawka com ênfase na educação pública de qualidade.

O livro do prof. Victor Mirshawka com ênfase na educação pública de qualidade.

 

INDICAÇÃO DE LEITURA:
Para saber mais sobre como se pode chegar a um ensino de qualidade, a recomendação é o livro de Victor Mirshawka, A Luta pela Qualidade na Administração Pública com Ênfase na Gestão Municipal. Na obra, o Capítulo 4 é todo dedicado ao tema Aprender a aprender na escola de Deming.

Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.

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