mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Novidades:

1540 Visualizações

Treinamento e aprendizagem criativa


Per Kristiansen e Robert Rasmussen são os autores do livro Construindo um Negócio Melhor com a Utilização do Método Lego Serious Play (Editora DVS), no qual mostram como a construção com blocos da LEGO pode liberar a imaginação e o potencial que está normalmente inacessível pela mente lógica. Os autores enfatizam que se trata de uma abordagem inovadora, “mãos na massa e mentes ligadas”.

É muito importante a ênfase que os autores deram para os termos imaginação e criatividade, os quais muitas pessoas usam indistintamente. Entretanto, no melhor dos casos, isso é impreciso ou, no pior, é incorreto. Imaginação e criatividade estão relacionadas, com certeza. Se a imaginação é a habilidade de conceber o que não é, então a criatividade, por sua vez, é a imaginação aplicada.

Por exemplo, os integrantes de uma empresa usam as suas imaginações para tentar sugerir formas da organização se tornar mais competitiva, e diz-se que eles estão agindo criativamente quando realmente decidem que vão baixar os preços e melhorar os serviços para os clientes, porque aí aplicaram a sua imaginação.

Muitos livros e publicações foram feitas descrevendo a imaginação; entretanto, no contexto do método LEGO SERIOUS PLAY, o tema implica não apenas em um, mas ao menos em três significados:

1º) Definição de alguma coisa existente.
2º) Criação de algo novo.
3º) Desafiar algo existente.

Um livro incrível para quem deseja ter um negócio progredindo sempre...

Um livro incrível para quem deseja ter
um negócio progredindo sempre…

O primeiro significado tem tudo a ver com a imaginação descritiva, ou seja, de suscitar imagens que descrevam o atual mundo complexo e confuso. Esta é a imaginação que rearranja dados e informações, identifica padrões e regularidades na massa de dados que análises rigorosas geram, e informa por julgamentos baseados em anos de experiência. A imaginação descritiva não revela apenas o que está acontecendo, ela também nos permite atribuir sentido a isso e a ver novas possibilidades e oportunidades.

O segundo significado é aquele que obtemos da imaginação criativa, aquela que nos permite enxergar algo que não está lá. Ela leva a verdadeiras novos possibilidades de combinação, recombinação e transformação de coisas e eventos. Enquanto a imaginação descritiva nos permite ver o que está lá (mas de uma nova forma), a imaginação criativa nos possibilita ver o que não está lá (ainda…).

A imaginação criativa está associada com estratégias inovadoras que algumas organizações empreendem não apenas para ganhar de seus concorrentes, mas para torná-los completamente irrelevantes. As pessoas são motivadas a recorrer a imaginação criativa quando estão insatisfeitas com as escolhas atuais.

Frequentemente camuflada em mistério, a imaginação criativa é, às vezes, descrita por termos como um raio surpreendente, talento divino ou coisa de gênio. Entretanto, a maioria das mentes sóbrias encontra está imaginação em qualquer lugar e em qualquer pessoa – e percebe que, longe de ser mística, ela resulta de uma ideia ou de muita experiência e análise.

O terceiro significado é o da imaginação desafiadora, aquela com a qual nós negamos, contradizemos e até destruímos o senso de progresso das imaginações descritiva e criativa.

Acredite, com os blocos Lego é possível deflagrar a sua imaginação estratégica, viu?

Acredite, com os blocos Lego é possível deflagrar a sua imaginação estratégica, viu?

A imaginação desafiadora derruba todas as regras, deixando tudo como uma lousa limpa. Ela vai além da imaginação criativa na medida em que não se limita a adicionar um novo elemento a algo que já existe, ou seja, ela desmonta completamente o que está lá. Alguns métodos de imaginação desafiadora indicam desconstrução e sarcasmo. Ela começa do zero e não assume nada.

No método LEGO SERIOUS PLAY se utiliza a ação combinada desses três tipos de imaginação e aí o nome passa a ser imaginação estratégica. Ela é vital para entender uma situação, perceber o que está faltando e aí desafiar a sua maneira atual de ver o mundo. Em outras palavras, os blocos Lego auxiliam os participantes a aplicarem a imaginação descritiva para dar sentido ao que está acontecendo no momento, depois é a vez da imaginação desafiadora para
formar imagens de como eles poderiam mudar essa situação e, finalmente, aí podem empregar a sua imaginação criativa, elaborando um novo cenário e avançarem com a solução.
Livro-Gamification

 

Observação importante – Se você quer ser um expert no método LEGO SERIOUS PLAY entre em contato com a profa. Flora Alves, autora do livro Gamification (DVS Editora).

Publicado recentemente

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...

»

Será que toda cidade criativa é também uma cidade inteligente?

Há apenas poucas décadas, a mera tentativa de dotar um núcleo ...

»

Tendências da moda indicadas com o auxílio da inteligência artificial

No famoso filme O Diabo Veste Prada, a personagem Miranda Priestly ...

Livros - Direitos autorais
»

Não contem com o fim do livro!

Não Contem com o Fim do Livro é o titulo de uma obra escrita pelo ...

»

Os e-sports podem um dia ser incluídos nos Jogos Olímpicos?

Temos hoje muitos campeonatos de games, como os de Counter Strike (de ...