Um atleta espetacular alavanca uma das mais bem-sucedidas campanhas do mundo
São poucas possibilidades dos amantes do esporte terem oportunidade de ver um atleta como Michael Jeffrey Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos!!!
Desde que foi inventado, em 1891, o basquete nunca tinha visto um gênio como o maestro do Chicago Bulls, onipresente em toda a quadra, parar por intermináveis segundos no ar antes de encestar a bola. Foi esta habilidade, sobrenatural segundo seus adversários, que há exatos 30 anos levou o marqueteiro de Jordan, David Falk, a bater às portas da Nike em Beaverton, no Estado do Oregon, propondo a criação do Air Jordan, que viria a ser uma espécie de Cadillac dos tênis esportivos.
O “J”, como é chamado, não é apenas um par de tênis, e aos pés do seu criador tornou-se um divisor de águas: ajudou a levar o basquete às multidões e gerou uma revolução no marketing esportivo, que culminou com o slogan conhecido no mundo todo: “Just Do It” (“Apenas faça”).
Com o Air Jordan, a Nike provocou uma verdadeira ebulição na confluência entre marketing e os esportistas. Larry Miller, presidente da divisão Air Jordan, explicou: “Durante estes últimos 30 anos, o basquete e o mundo do calçado esportivo sofreram grande mudanças, mas do que a Nike mais se orgulha é que a missão da marca Air Jordan não mudou. Continuamos estimulando a inovação em termos de perfomance e estilo. Michael Jordan continua a ser a estrela que guia a marca, e outros atletas patrocinados por nós – cerca de 120 nestes últimos 30 anos – continuam mantendo acesa a tocha deste legado de grandiosidade.”
Há quem estime que a linha dos tênis Air Jordan ainda é responsável por 10% da receita da Nike que em 2014 foi de US$ 27,7 bilhões.
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.