Novidades:

1385 Visualizações

Você sabe diferenciar quem é coach, mentor ou consellor?


Para muitos, as traduções diretas de coaching, conselling e mentoring poderiam ser respectivamente treinamento, aconselhamento e mentoramento (sim, essa palavra existe!). Entretanto, como usar termos em inglês tornou-se uma grande moda (impressiona bastante, não é?), ou porque a tradução não consegue definir claramente o conceito original, convém inicialmente aceitar que as três palavras referem-se ao desenvolvimento profissional de um aprendiz (ou se alguém preferir do discípulo, do subordinado ou do “gafanhoto”, dependendo da situação).

De qualquer forma, o que se deve querer também saber é: por que essas três palavras são importantes?

Inicialmente, porque as altas administrações das empresas estão preocupadas em preparar da melhor forma possível seus futuros gestores. Em segundo lugar, é que há cada vez mais gente, independentemente da idade, se sentindo meio sem rumo no mercado de trabalho. Dessa maneira, um profissional experiente é escolhido ou contratado – para orientar, tirar dúvidas e compartilhar todo o conhecimento que acumulou.

A diferença mais elementar entre as três atividades está no fator “dedicação”. Um mentor fica à disposição de seu aprendiz em tempo integral. Um coach trabalha bem menos. Faz um par de reuniões por semana. E um conselheiro não tem hora marcada. Ele entra em ação quando surge a necessidade de um aconselhamento.

O mentor veio de um nome próprio. É um personagem da Odisseia, escrita há 2.600 anos pelo grego Homero. O herói Ulisses, ao embarcar em sua longa viagem, deixou a guarda de seus bens, e a segurança de sua esposa, Penélope, aos cuidados do fiel amigo Mentor. Portanto Mentor não foi bem um mentor, mas mais um administrador (“cuidador”).

Um mentor de verdade foi o filósofo grego Aristóteles, contratado para educar Alexandre, o Grande, quando ele ainda era pequeno. O trabalho de Aristóteles ficou mais visível não nas batalhas que Alexandre venceu, mas nas coisas que ele construiu: a maior biblioteca da Antiguidade e o Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo.

A origem de coach é mais divertida. Na antiga região da Boêmia, havia uma cidade chamada Koch. Lá, no século XVIII, foi inventada uma carruagem fechada, que era puxada por dois cavalos e transportava quatro pessoas. Daí veio o termo coche (que nos filmes do “velho oeste” era chamada de diligência). O condutor, evidentemente, era o cocheiro. Ou, em inglês, coach. Seu trabalho estava relacionado com cavalos: treiná-los, cuidar deles e dirigi-los com firmeza e precisão.

No século XIX, meio na brincadeira, os alunos dos colégios britânicos passaram a chamar seus técnicos de atletismo de coach, provavelmente devido à forma “cavalar” como eram tratados. E o nome pegou. O coaching, hoje, é a humanização do trabalho do antigo cocheiro.

Então, um mentor procura educar e formar culturalmente o aprendiz. Já um coach cria as condições para que o aprendiz tome a melhor decisão. Finalmente o counsellor só recomenda.

Um excelente exemplo dessa pessoa é ver o clássico filme O Poderoso Chefão, observando o papel do consigliere da família Corleone que explica, sugere e expõe prós e contras, mas jamais tem a palavra final!

Publicado recentemente

»

As coisas incríveis que só se pode comer e beber no Brasil

Você já comeu algo que utiliza farinha de Bragança na receita?Já ...

»

Em muitos museus do mundo homenageou-se Leonardo da Vinci!!!

No dia 2 de maio de 1.519 morreu Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou ...

»

A Inteligência Artificial está em vias de superar a Inteligência Humana

Vivemos numa época em que é cada vez mais importante entender a ...

»

Coach da Gratidão Financeira

A psicóloga Marcia Luz é mestre em Engenharia de Produção e ...

»

A Lego fará suas peças com materiais sustentáveis

É no centro da cidade de Billund, na Dinamarca, que está localizado ...

»

O combate a fake news e a publicidade fake

Em 9 de agosto de 2018 o advogado e jornalista João Luiz Faria Netto ...

»

O retorno ao boom dos cruzeiros no Brasil

Tudo indica que os brasileiros terão uma ótima opção de turismo ...

»

Na China, o governo tem uma posição contraria aos jogos on-line!?!?

O governo chinês tem procurado controlar muita coisa que é ...

»

Os negócios do chef Jamie Oliver em declínio!?!?

Há quem aponte que a brilhante carreira do chef inglês Jamie Oliver ...