Você sabe qual é a importância do CCO?
Bem, CCO é a sigla em inglês de chief content officer, ou seja, o diretor de conteúdo de uma empresa, um cargo cada vez mais demandado principalmente para as organizações que quiserem envolver-se com o marketing de conteúdo, como explica Joe Pulizzi no seu livro Marketing de Conteúdo Épico (DVS Editora).
Nesse caso, o CCO seria na realidade o diretor de marketing de conteúdo, que passa a ser uma espécie de “chefe contador de histórias” ligadas de alguma forma com o que oferece ao mercado uma empresa.
O CCO precisa supervisionar todas as iniciativas de marketing conteúdo, tanto internas quanto externas, pelas múltiplas plataformas e formatos para impulsionar as vendas de uma empresa, conseguir maior envolvimento, retenção, leads (contatos qualificados) e compartilhamento positivo do cliente.
O CCO deve ser um especialista em todos os assuntos relacionados com conteúdo e otimização de canal, consistência da marca, segmentação e localização, análise e medição significativa.
O trabalho dele é pensar como um editor/jornalista, liderando o desenvolvimento de iniciativas de conteúdo em todas as formas que permitam impulsionar novos negócios e conduzir eficazmente os atuais. Por isso o COO tem o seu desempenho medido com base na melhoria contínua da alimentação e retenção de clientes por meio de histórias, assim como pelo aumento de novos prospects (prospectivos) na empresa através do desenvolvimento e uso consistente de conteúdo para cada grupo de persona.
Para poder ocupar o cargo de COO, uma pessoa deve exibir uma combinação de mentalidade editorial e de marketing, com o aspecto mais importante de pensar “o cliente em primeiro lugar”.
Em essência, o COO é o contador de histórias corporativas que deve ter empatia com os pontos problemáticos do cliente. Entre as suas habilidades específicas, destacam-se as seguintes:
Capacidade de liderar e inspirar equipes de pessoal criativo e criadores de conteúdo para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.
Aptidão de pensar como educador, compreendendo intuitivamente o que o público precisa saber e como deseja conseguir.
Paixão por novas ferramentas de tecnologia e usá-las dentro de seus próprios blogs e mídia social.
Fluência em ferramentas de análise na Web, bem como domínio de aplicativos de marketing de mídia social.
Sentir-se confortável em atuar como porta-voz da empresa e defendê-la através de aparições na mídia, entrevistas, telefonemas de vendas, comparecimento a feiras e exposições e assim por diante.
Quando CCO tiver as aptidões há pouco relacionadas, o marketing de conteúdo provavelmente irá funcionar, o que será uma grande vantagem para uma empresa.
Cada vez mais organizações vão precisar de CCOs e caso você queira eventualmente redirecionar a sua carreira, deve começar conhecendo muito mais sobre como se consegue fazer o marketing de conteúdo épico.
A recomendação então é ler o mais breve possível o livro de Joe Pulizzi, da DVS Editora!!!
Conteúdo produzido pela redação da revista Criática.