Table of Contents Table of Contents
Previous Page  12 / 42 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 12 / 42 Next Page
Page Background

ENTRETENIMENTO

12

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A

BRI QU DOS

U

ma pesquisa recente da Euromonitor In-

ternational, uma empresa de pesquisa

de mercado, mostrou que desde 2016,

tem sido crescente no mundo todo a procura

por

brinquedos educativos

e

pedagógicos

, que

estimulam o desenvolvimento cognitivo, físico e

emocional das crianças.

De acordo com essa empresa de consulto-

ria, as vendas de brinquedos classificados como

STEM

Toys

(sigla em inglês para brinquedos re-

lacionados com Ciências, Tecnologia, Engenha-

ria e Matemática), apresentaram em 2018 um

crescimento de

8%

.

A partir desses resultados, a conclusão dos

responsáveis e especialistas da área é de que

esse aumento na procura por esse tipo de brin-

quedo indica que os pais estão buscando esti-

mular seus filhos a passaremmenos tempo com

os celulares ou os

videogames

. Por seu turno,

um levantamento feito pela Associação Brasilei-

ra de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) tam-

bém estimou que no término de 2018,

dos brinquedos vendidos, 20% foram as

bonecas e 17,3% os carrinhos, sendo que

os eletrônicos foram apenas 4,5% do to-

tal comercializado.

Psicanalistas destacam que os pais

nunca devem deixar de atender seus fi-

lhos quando eles próprios demandam

brinquedos físicos. Segundo esses profis-

sionais, as crianças precisam ter a expe-

riência de colocar as mãos no brinquedo,

senti-lo (seu cheiro, formato), mordê-lo

etc. O brinquedo digital não permite esse

tipo de experimentação e vivência.

O fato é que, a medida que o meio

digital foi ganhando espaço, ele também

foi envolvendo cada vez mais as crianças

e fazendo com que elas ficassem mais

tempo jogando ou assistindo a vídeos

musicais ou humorísticos nos celulares. E

infelizmente os familiares, em especial os

pais, foramse tornando condescendentes

e deixando-as nos sofás com seus apare-

lhos digitais por um tempo excessivo.

Tudo indica que é necessário reverter

tal situação, fazendo com que as crianças

voltem a se divertir com brinquedos tra-

dicionais e passem um bom tempo com

dobraduras, desenhos e envolvidas com

jogos como o de memória ou de quebra-

-cabeças. Porém, para que isso realmente

aconteça, é vital que os pais participem

dessas atividades de lazer junto com seus

filhos, mostrando a eles que valorizam

esse tipo de brincadeira!!!

POR INCRÍVEL QUE

PAREÇA, BRINCAR COMO

ANTIGAMENTE

ESTÁ EMALTA!!!

As crianças precisam

continuar se divertindo

mais tempo com os

brinquedos tradicionais!!!