11
O U T U B R O / N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 8
Junto das imagens do triturador secre-
to, Banksy mostrou também o momento da
venda em que tudo acontece!!!
Posteriormente, alguns dos presentes
no leilão disseram ter visto alguém com
um controle remoto que teria acionado
um dispositivo logo após a venda ter sido
consolidada. Também há relatos de que um
homem bem parecido com Gunningham
teria sido visto no salão, e apontado pelos
jornais londrinos como sendo Banksy – que
costuma aparecer sempre de capuz e com
o rosto todo coberto.
Ao comentar o ocorrido, a Sotheby’s
“fingiu” total desconhecimento de como
isso tudo teria sido armado. O gerente da
casa de leilões, Alex Branczik, declarou:
“Pode-se dizer que acabam de nos ‘
bank-
sear...’
”
Porém, mesmo que soubesse de algo
– o que é bem provável devido ao rigor
da perícia por que possam todas as obras
antes de serem leiloadas –, ele jamais po-
deria admitir que estivesse ciente do teor
subversivo do que estaria prestes a ocorrer
após a venda!?!?
Foi, sem dúvida, um tru-
que publicitário!
Banksy se tornou um feroz crítico do
exótico mercado da arte: um mundo movi-
do a champanhe, jatinhos, galpões climati-
zados em paraísos fiscais, acordos secretos
e, em certos casos, até mesmo de lavagem
de dinheiro. São muitos os fatores que fa-
zem uma obra se valorizar. O preço depen-
de da importância histórica da peça, do
fato de ela ser única ou não, de seu autor,
de sua reputação, do circuito dos museus e
das galerias e, finalmente, de quem já com-
prou a mesma.
E é esse último ponto é o que mais irrita
artistas como Banksy. Num mundo em que
a crítica de arte se tornou bastante obsole-
ta, e são os colecionadores que ocupam os
postos de comando nos grandes museus,
definindo quais obras entram nos seus
acervos – e, portanto, para a história – a
partir de suas listinhas de compras, com o
que o mercado acaba tendo um peso des-
proporcional na formação dos gostos e da
interpretação da obra.....
Aliás, muito antes de causar essa “pega-
dinha” no leilão, Banksy já zombava muito
das forças desse mercado e de suas telas
mais cobiçadas. Foi assim que numa de
suas séries mais controversas ele recriou
clássicos da arte moderna utilizando como
pano de fundo as vistas do jardim de Clau-
de Monet, em Giverny, na França, e intro-
duzindo neles os desenhos que fazia nos
muros da cidade. Essa era a sabotagem
que costumava fazer na arte, que, de um
lado lhe angariou o respeito de uma parce-
la da crítica, mas, de outro, fez surgir uma
significativa e furiosa oposição, formada
por especialistas que passaram a classificá-
-lo como um
grafiteiro piadista de quinta
categoria
!?!?
E você, o que acha de Banksy e do que
ele fez nesse leilão da Sotheby’s?
Girl with Baloon
de Banksy, vira tema de muitas discussões.