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O U T U B R O / N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 8

O imponente Teatro Santander.

caso do Centro Compartilhado de Criação,

que foi coordenado pelo ator Caco Ciocler e

o produtor Ricardo Grasson. Naturalmente,

há uma grande assimetria entre uma parte

da iniciativa privada, que cuida de algumas

grandes salas, e o poder público e a outra

parte da iniciativa privada, que inclusive

não se interessam muito pelos espaços al-

ternativos.

Apesar de diversas dificuldades, em

2019 serão vários os musicais apresenta-

dos. Esse é o caso do Teatro Alfa, que em

abril de 2018 completou duas décadas de

existência, exibindo um dos principais mu-

sicais do ano,

Peter Pan

. Mas esse teatro

não vive somente desse gênero. De fato,

sua vocação para a dança fez com que fosse

escolhido para abrigar a montagem brasi-

leira de

Billy Elliot

.

O Teatro Santander, por sua vez – que

em apenas dois anos estabeleceu-se como

uma das principais casas paulistanas para

musicais – apresentou no final de 2018 a

peça

Annie

, e agora em 2019 receberá os

espetáculos com música de Andrew Lloyd

Webber:

Sunset Boulevard

(março) e

School

of Rock

(agosto), este último uma adapta-

ção do longa homônimo.

O Teatro Renault é a maior sala de tea-

tro de São Paulo. Sua história se confunde

com a dos musicais no Brasil, uma vez que

a casa protagonizou a retomada do gênero

no País. Em 2018 a casa teve em cartaz o

premiado

O Fantasma da Ópera

, que con-

tinuará sendo apresentada pelo menos até

fevereiro de 2019.

Para o Teatro Porto Seguro, que além de

receber peças tem sido recentemente palco

para muitos

shows

de nomes celebrados de

teatro musical, estão previstos para 2019 os

musicais

Gota D’Água

(abril),

O Despertar da

Primavera

(junho) e

Cole Porter – Ele Nunca

Disse que me Amava

(outubro).

Em seus textos na revista da

Folha

, Ma-

riana Marinho – auxiliada por Maria Luísa

Barsanelli, Leonardo Sanchez, Bruno Mo-

linero e Amanda Ribeiro – fez um passeio

incrível por 48 espaços teatrais, destacan-

do os novos endereços, tablados clássicos

e alternativos de São Paulo. Ela também

descreveu as atrações disponíveis, dando

várias boas sugestões para os amantes das

artes cênicas.

Portanto, não dá, de forma alguma,

achar que em São Paulo não se têm ex-

celentes peças e atraentes espetáculos

musicais. Sempre é possível escolher pelo

menos um teatro por mês para se assistir

a uma apresentação inesquecível, seguido,

talvez, de um jantar romântico...