9
O U T U B R O / N O V E M B R O / D E Z E M B R O 2 0 1 8
O imponente Teatro Santander.
caso do Centro Compartilhado de Criação,
que foi coordenado pelo ator Caco Ciocler e
o produtor Ricardo Grasson. Naturalmente,
há uma grande assimetria entre uma parte
da iniciativa privada, que cuida de algumas
grandes salas, e o poder público e a outra
parte da iniciativa privada, que inclusive
não se interessam muito pelos espaços al-
ternativos.
Apesar de diversas dificuldades, em
2019 serão vários os musicais apresenta-
dos. Esse é o caso do Teatro Alfa, que em
abril de 2018 completou duas décadas de
existência, exibindo um dos principais mu-
sicais do ano,
Peter Pan
. Mas esse teatro
não vive somente desse gênero. De fato,
sua vocação para a dança fez com que fosse
escolhido para abrigar a montagem brasi-
leira de
Billy Elliot
.
O Teatro Santander, por sua vez – que
em apenas dois anos estabeleceu-se como
uma das principais casas paulistanas para
musicais – apresentou no final de 2018 a
peça
Annie
, e agora em 2019 receberá os
espetáculos com música de Andrew Lloyd
Webber:
Sunset Boulevard
(março) e
School
of Rock
(agosto), este último uma adapta-
ção do longa homônimo.
O Teatro Renault é a maior sala de tea-
tro de São Paulo. Sua história se confunde
com a dos musicais no Brasil, uma vez que
a casa protagonizou a retomada do gênero
no País. Em 2018 a casa teve em cartaz o
premiado
O Fantasma da Ópera
, que con-
tinuará sendo apresentada pelo menos até
fevereiro de 2019.
Para o Teatro Porto Seguro, que além de
receber peças tem sido recentemente palco
para muitos
shows
de nomes celebrados de
teatro musical, estão previstos para 2019 os
musicais
Gota D’Água
(abril),
O Despertar da
Primavera
(junho) e
Cole Porter – Ele Nunca
Disse que me Amava
(outubro).
Em seus textos na revista da
Folha
, Ma-
riana Marinho – auxiliada por Maria Luísa
Barsanelli, Leonardo Sanchez, Bruno Mo-
linero e Amanda Ribeiro – fez um passeio
incrível por 48 espaços teatrais, destacan-
do os novos endereços, tablados clássicos
e alternativos de São Paulo. Ela também
descreveu as atrações disponíveis, dando
várias boas sugestões para os amantes das
artes cênicas.
Portanto, não dá, de forma alguma,
achar que em São Paulo não se têm ex-
celentes peças e atraentes espetáculos
musicais. Sempre é possível escolher pelo
menos um teatro por mês para se assistir
a uma apresentação inesquecível, seguido,
talvez, de um jantar romântico...