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Indaiatuba foi inicialmente um bairro ru-

ral da vila de Itu, rota de tropas para o sul da

colônia portuguesa, passando pela vila de

Sorocaba.

Os primeiros registros de um arraial cha-

mado Indayatiba datam de 1768, cuja popu-

lação cultivava milho e feijão.

Em algumas décadas o povoado se ex-

pandia, sendo criados engenhos de açúcar

e ao redor destes engenhos foi se expan-

dindo também o comércio que servia àque-

la população.

Em1813 foi erigida uma capela por Pedro

Gonçalves Meira, considerado o fundador

da cidade, que mais tarde seria ampliada e

reformada para transformar-se na igreja ma-

triz de Nossa Senhora da Candelária, sendo

que esta, com suas torres, foi construída por

Cezare Zoppi, que além da sua reforma tam-

bém foi o autor e executor do projeto que le-

vou a construção da igreja de São Benedito,

sendo o pioneiro em edificação com tijolos

na cidade, tendo sido seguido depois pelos

seus filhos Antonio Zoppi e Victório Zoppi.

Em 9 de dezembro de 1830, o então po-

voado de Cocaes, foi elevado à condição de

sede da freguesia da vila de Itu, por decreto

do imperador dom Pedro I com nome de

Indaiatuba.

E aí, essa data passou a ser considerada

como a data do aniversário da cidade.

Somente em 24 de março de 1859, In-

daiatuba seria elevada à condição de vila

ganhando autonomia política em relação a

Itu, com sua própria Câmara de Vereadores.

Finalmente em 19 de dezembro de

1906, Indaiatuba foi elevada à condição de

cidade pela lei estadual Nº 1038.

Foi a partir da década de 1850, que o

cultivo do café substituiu a cultura da cana-

-de-açúcar.

Na antiga fazenda Pau Preto foi instala-

da a primeira máquina de beneficiar café,

que era movida a vapor, importada da In-

glaterra.

Em 1872 foi inaugurado o primeiro

trecho da Estrada de Ferro Ytuana entre

Indaiatuba e Jundiaí e no ano seguinte foi

iniciada a construção do trecho Itaici-Pira-

cicaba, que passava por Indaiatuba.

A partir dessa época, Indaiatuba tam-

bém recebeu muitos imigrantes da Suíça,

Alemanha, Itália, Espanha, Croácia e, já no

início do século XX imigrantes do Japão.

Os imigrantes suíços formaram a co-

lônia Helvetia, ainda existente e na qual

atualmente é realizada a Festa da Tradição

no Dia da Fundação da Suíça.

Com sua economia dividida entre a cul-

tura de café e batata e algumas pequenas

fábricas, a cidade cresceu pouco na primei-

ra metade do século XX.

Assim em 1950 havia 11.253 habitantes

no município, em 1964 subiu para 22.928

habitantes, e daí foi crescendo de forma ro-

busta, estimando-se que no final de 2017 a

sua população atinga 245 mil pessoas sen-

do a

terceira maior cidade

da Região Me-

tropolitana de Campinas (RMC).

Indaiatuba fica a 20 km de Campinas, a

terceira cidade mais populosa do Estado e

a 10 km apenas do aeroporto internacional

de Viracopos – que está no município de

Campinas – que ano a ano está crescendo,

o que leva a imaginar que a cidade pode

se tornar uma

aerotrópole

, ou seja, desen-

volver-se extraordinariamente em torno da

sua expansão, principalmente porque já

tem boa infraestrutura e um elevado IFDM,

como já foi citado.

Quem utiliza o aeroporto internacional

de Viracopos chega facilmente a Indaiatuba

através da rodovia Engenheiro Ermênio de

Oliveira Penteado (SP-75) percorrendo não

mais que 10 km e para isso pode-se inclusi-

ve usar as linhas de ônibus metropolitanos,

saindo da estação rodoviária da cidade.

No que se refere a economia, nessas

últimas décadas, Indaiatuba teve bastante

Um lugar para se viver

tranquilo é em Indaiatuba!

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