Indaiatuba foi inicialmente um bairro ru-
ral da vila de Itu, rota de tropas para o sul da
colônia portuguesa, passando pela vila de
Sorocaba.
Os primeiros registros de um arraial cha-
mado Indayatiba datam de 1768, cuja popu-
lação cultivava milho e feijão.
Em algumas décadas o povoado se ex-
pandia, sendo criados engenhos de açúcar
e ao redor destes engenhos foi se expan-
dindo também o comércio que servia àque-
la população.
Em1813 foi erigida uma capela por Pedro
Gonçalves Meira, considerado o fundador
da cidade, que mais tarde seria ampliada e
reformada para transformar-se na igreja ma-
triz de Nossa Senhora da Candelária, sendo
que esta, com suas torres, foi construída por
Cezare Zoppi, que além da sua reforma tam-
bém foi o autor e executor do projeto que le-
vou a construção da igreja de São Benedito,
sendo o pioneiro em edificação com tijolos
na cidade, tendo sido seguido depois pelos
seus filhos Antonio Zoppi e Victório Zoppi.
Em 9 de dezembro de 1830, o então po-
voado de Cocaes, foi elevado à condição de
sede da freguesia da vila de Itu, por decreto
do imperador dom Pedro I com nome de
Indaiatuba.
E aí, essa data passou a ser considerada
como a data do aniversário da cidade.
Somente em 24 de março de 1859, In-
daiatuba seria elevada à condição de vila
ganhando autonomia política em relação a
Itu, com sua própria Câmara de Vereadores.
Finalmente em 19 de dezembro de
1906, Indaiatuba foi elevada à condição de
cidade pela lei estadual Nº 1038.
Foi a partir da década de 1850, que o
cultivo do café substituiu a cultura da cana-
-de-açúcar.
Na antiga fazenda Pau Preto foi instala-
da a primeira máquina de beneficiar café,
que era movida a vapor, importada da In-
glaterra.
Em 1872 foi inaugurado o primeiro
trecho da Estrada de Ferro Ytuana entre
Indaiatuba e Jundiaí e no ano seguinte foi
iniciada a construção do trecho Itaici-Pira-
cicaba, que passava por Indaiatuba.
A partir dessa época, Indaiatuba tam-
bém recebeu muitos imigrantes da Suíça,
Alemanha, Itália, Espanha, Croácia e, já no
início do século XX imigrantes do Japão.
Os imigrantes suíços formaram a co-
lônia Helvetia, ainda existente e na qual
atualmente é realizada a Festa da Tradição
no Dia da Fundação da Suíça.
Com sua economia dividida entre a cul-
tura de café e batata e algumas pequenas
fábricas, a cidade cresceu pouco na primei-
ra metade do século XX.
Assim em 1950 havia 11.253 habitantes
no município, em 1964 subiu para 22.928
habitantes, e daí foi crescendo de forma ro-
busta, estimando-se que no final de 2017 a
sua população atinga 245 mil pessoas sen-
do a
terceira maior cidade
da Região Me-
tropolitana de Campinas (RMC).
Indaiatuba fica a 20 km de Campinas, a
terceira cidade mais populosa do Estado e
a 10 km apenas do aeroporto internacional
de Viracopos – que está no município de
Campinas – que ano a ano está crescendo,
o que leva a imaginar que a cidade pode
se tornar uma
aerotrópole
, ou seja, desen-
volver-se extraordinariamente em torno da
sua expansão, principalmente porque já
tem boa infraestrutura e um elevado IFDM,
como já foi citado.
Quem utiliza o aeroporto internacional
de Viracopos chega facilmente a Indaiatuba
através da rodovia Engenheiro Ermênio de
Oliveira Penteado (SP-75) percorrendo não
mais que 10 km e para isso pode-se inclusi-
ve usar as linhas de ônibus metropolitanos,
saindo da estação rodoviária da cidade.
No que se refere a economia, nessas
últimas décadas, Indaiatuba teve bastante
Um lugar para se viver
tranquilo é em Indaiatuba!
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