“Nossa tendência é perceber a existência e o
posicionamento dos objetos seguindo seus contornos,
e distinguir o dentro e o fora a partir deles.”
pelo fechamento de portas. Estes passaram
a existir por meio de tiras de metal.”
E para tornar visíveis os contornos de
suas criações, Oki Sato fez uma simples
contraposição de superfícies brancas e pre-
tas, como se nota no vaso
Lean
e na mesa
Ballerina
, da Marsotto Edizioni, ou então
na série
Gaku
, para a Flos.
Em algumas de suas criações o
designer
abandonou a sua postura conceitual e se
abriu mais para o lúdico. Isso se percebeu
claramente nas suas mesas laterais
Tent
,
com iluminação embutida que se parecem
com tendas indígenas. Elas foram feitas
para a Cappellini. Oki Sato as descreveu da
seguinte maneira: “Procurei colocar ao al-
cance das mãos do usuário um tipo de es-
conderijo. Um local onde ele pudesse guar-
dar os seus itens mais secretos!?!?”
E dentro do mesmo enfoque, ao ser
convidado pela Kartell para fazer uma relei-
tura do célebre
Componibili
, o armário ci-
líndrico desenhado originalmente por Ana
Castelli (uma peça que acaba de completar
50 anos), o
designer
fez uma abordagem
nada convencional.
Oki Sato deve ser uma referência para
todo aquele que tiver como objetivo es-
pecializar-se em
design
– um setor incrível
da economia criativa (EC). Este, aliás, é um
campo no qual as pessoas que se destacam
são muito bem remuneradas, além de se
sentirem muito felizes pelos objetos que
criam para tornar os ambientes mais belos
e, ao mesmo tempo, oferecer mais confor-
to para os que utilizam esses espaços!!!
M A I O / J U N H O 2 0 1 7
Peças da série
Gaku
.
Mesa Ballerina.