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OKI SATO

BRILHOU COM

SUAS CRIAÇÕES NA SEMANA

DO

DESIGN

DE MILÃO

O criativo

designer

Oki Sato.

ARQUITETURA

D SIGN

N

a última Semana do

Design

de Mi-

lão, de 2017, não há dúvida de que

o público consagrou como a

prin-

cipal figura

do evento o

designer

japonês

radicado no Canadá, Oki Sato, do estúdio

Nendo!!!

Isso aconteceu não apenas por conta

de sua capacidade de

evidenciar o sim-

ples

, dando forma a objetos que de tão

óbvios – e necessários – chegam a sur-

preender por nunca terem sido criados,

mas também pelo frescor que ele impri-

miu às suas criações.

O

designer

já fez lançamentos expressi-

vos para nada menos que dez empresas ita-

lianas de primeiro time, e explicou seu ca-

tálogo para a abertura da mostra

Invisible

Outlines

(

Contornos Invisíveis

) da seguinte

maneira: “Nossa tendência é perceber a

existência e o posicionamento dos obje-

tos seguindo seus contornos, e distinguir o

dentro e o fora a partir deles.”

A exposição de Oki Sato ocupou inte-

gralmente os três andares da loja do estilis-

ta Jill Sander, no centro de Milão, gerando

nos horários de pico filas de espera de qua-

se 1 km durante toda a semana de

design

milanesa.

No seu excelente artigo sobre o

desig-

ner

Oki Sato, no suplemento

Casa

do Jornal

O Estado de S. Paulo

, (4/6/2017), o articu-

lista Marcelo Lima escreveu: “Reunidas em

torno do tema

Invisible Outlines

, 16 cole-

ções do

designer

Oki Sato estavam repre-

sentadas, ou, por vezes, apenas insinuadas

dentro de um cenário quase integralmente

branco, por entre o qual ele se propunha

a manipular os contornos de suas criações,

das maneiras mais inesperadas. Ora real-

çando-as pela luz, ora trazendo linhas ape-

nas percebidas pelos sentidos, mas nem

sempre presentes no desenho dos móveis

e objetos convencionais.”

O próprio

designer

explicou: “Dentro do

espaço onde vivemos há itens que se mo-

vem em meio às nossas atividades diárias.

Portas de armários, por exemplo. Embora

não visíveis, estamos, ao menos incons-

cientemente, alertas aos traços deixados

por esses movimentos. Assim, no meu tra-

balho, procuro dar uma existência física a

esses “

rastros

” produzidos pela abertura e

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C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A