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OKI SATO
BRILHOU COM
SUAS CRIAÇÕES NA SEMANA
DO
DESIGN
DE MILÃO
O criativo
designer
Oki Sato.
ARQUITETURA
D SIGN
N
a última Semana do
Design
de Mi-
lão, de 2017, não há dúvida de que
o público consagrou como a
prin-
cipal figura
do evento o
designer
japonês
radicado no Canadá, Oki Sato, do estúdio
Nendo!!!
Isso aconteceu não apenas por conta
de sua capacidade de
evidenciar o sim-
ples
, dando forma a objetos que de tão
óbvios – e necessários – chegam a sur-
preender por nunca terem sido criados,
mas também pelo frescor que ele impri-
miu às suas criações.
O
designer
já fez lançamentos expressi-
vos para nada menos que dez empresas ita-
lianas de primeiro time, e explicou seu ca-
tálogo para a abertura da mostra
Invisible
Outlines
(
Contornos Invisíveis
) da seguinte
maneira: “Nossa tendência é perceber a
existência e o posicionamento dos obje-
tos seguindo seus contornos, e distinguir o
dentro e o fora a partir deles.”
A exposição de Oki Sato ocupou inte-
gralmente os três andares da loja do estilis-
ta Jill Sander, no centro de Milão, gerando
nos horários de pico filas de espera de qua-
se 1 km durante toda a semana de
design
milanesa.
No seu excelente artigo sobre o
desig-
ner
Oki Sato, no suplemento
Casa
do Jornal
O Estado de S. Paulo
, (4/6/2017), o articu-
lista Marcelo Lima escreveu: “Reunidas em
torno do tema
Invisible Outlines
, 16 cole-
ções do
designer
Oki Sato estavam repre-
sentadas, ou, por vezes, apenas insinuadas
dentro de um cenário quase integralmente
branco, por entre o qual ele se propunha
a manipular os contornos de suas criações,
das maneiras mais inesperadas. Ora real-
çando-as pela luz, ora trazendo linhas ape-
nas percebidas pelos sentidos, mas nem
sempre presentes no desenho dos móveis
e objetos convencionais.”
O próprio
designer
explicou: “Dentro do
espaço onde vivemos há itens que se mo-
vem em meio às nossas atividades diárias.
Portas de armários, por exemplo. Embora
não visíveis, estamos, ao menos incons-
cientemente, alertas aos traços deixados
por esses movimentos. Assim, no meu tra-
balho, procuro dar uma existência física a
esses “
rastros
” produzidos pela abertura e
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A