Playerunkown’s Battlegrounds
, um jogo que entusiasma milhares
de pessoas.
Honour of Kings
, um dos jogos que as
autoridades chinesas querem limitar
para os jogadores.
em cada vez, e ao todo, ao longo do dia, ja-
mais superar 1 h. Aliás, depois de passar de
30 min a 40 min em aparelhos para fins de
aprendizagem, as crianças também devem
fazer uma pausa e descansar por 10 min.
E quanto mais jovens forem, menor dever
ser o tempo de uso contínuo de aparelhos
eletrônicos.
A empresa Tencent já em 2017 procurou
instituir limites de tempo para menores de
idade, com os jogos – especialmente com
o seu principal título,
Honour of Kings
, que
os próprios jornais estatais da China desta-
caram como sendo o principal incentivador
do vício. Naturalmente as “sugestões” da
empresa não têm sido seguidas nem na
China, nem nos outros países do planeta...
O combate ao constante uso de apare-
lhos eletrônicos (e não só para jogar) fez
recentemente o governo francês proibir a
entrada dos alunos nas salas de aula com
celulares. O mais engraçado é que, na con-
tramão dessas decisões, o que se busca nas
residências que acomodam pessoas idosas
é fazer com que elas se divirtam com os
vi-
deogames
e usem seus
smartphones
para
acompanhar notícias sobre o cotidiano,
ouvir músicas, assistir vídeos no YouTube
ou fazer algumas atividades lúdicas, tudo
como forma de entretenimento.
Especialistas em longevidade dizem:
“Quando as pessoas estão abertas a apren-
der coisas novas, elas mantêm a produção
de neurônios novos. Por isso elas devem
ser estimuladas a ter bastante contato com
a tecnologia, pois além de desenvolver o
cérebro – uma vez que os estímulos dife-
rentes ajudam a não desencadear doenças
degenerativas –, isso lhes permite ter uma
melhor conexão com as gerações mais jo-
vens.
Aliás, o lúdico é sempre bem-vindo em
qualquer idade. Quando se aprende de
modo divertido, aprende-se mais, pois o
nosso cérebro tem uma memória afetiva!!!
Se uma pessoa não faz quase nenhuma ati-
vidade física (que é o caso da maioria dos
idosos...) uma forma de se exercitar sem
achar que está fazendo exercício é envol-
ver-se com um jogo de esportes (futebol,
tênis, boliche, escalada etc.), usando para
isso o Xbox, da Microsoft.
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J U L H O / A G O S T O / S E T E M B R O 2 0 1 8
“O uso de aparelhos
eletrônicos para fins
não relacionados com
a aprendizagemnão
deveria passar de
15min em cada vez
,
e ao todo, ao longo do
dia, jamais superar 1h."