Table of Contents Table of Contents
Previous Page  41 / 42 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 41 / 42 Next Page
Page Background

Playerunkown’s Battlegrounds

, um jogo que entusiasma milhares

de pessoas.

Honour of Kings

, um dos jogos que as

autoridades chinesas querem limitar

para os jogadores.

em cada vez, e ao todo, ao longo do dia, ja-

mais superar 1 h. Aliás, depois de passar de

30 min a 40 min em aparelhos para fins de

aprendizagem, as crianças também devem

fazer uma pausa e descansar por 10 min.

E quanto mais jovens forem, menor dever

ser o tempo de uso contínuo de aparelhos

eletrônicos.

A empresa Tencent já em 2017 procurou

instituir limites de tempo para menores de

idade, com os jogos – especialmente com

o seu principal título,

Honour of Kings

, que

os próprios jornais estatais da China desta-

caram como sendo o principal incentivador

do vício. Naturalmente as “sugestões” da

empresa não têm sido seguidas nem na

China, nem nos outros países do planeta...

O combate ao constante uso de apare-

lhos eletrônicos (e não só para jogar) fez

recentemente o governo francês proibir a

entrada dos alunos nas salas de aula com

celulares. O mais engraçado é que, na con-

tramão dessas decisões, o que se busca nas

residências que acomodam pessoas idosas

é fazer com que elas se divirtam com os

vi-

deogames

e usem seus

smartphones

para

acompanhar notícias sobre o cotidiano,

ouvir músicas, assistir vídeos no YouTube

ou fazer algumas atividades lúdicas, tudo

como forma de entretenimento.

Especialistas em longevidade dizem:

“Quando as pessoas estão abertas a apren-

der coisas novas, elas mantêm a produção

de neurônios novos. Por isso elas devem

ser estimuladas a ter bastante contato com

a tecnologia, pois além de desenvolver o

cérebro – uma vez que os estímulos dife-

rentes ajudam a não desencadear doenças

degenerativas –, isso lhes permite ter uma

melhor conexão com as gerações mais jo-

vens.

Aliás, o lúdico é sempre bem-vindo em

qualquer idade. Quando se aprende de

modo divertido, aprende-se mais, pois o

nosso cérebro tem uma memória afetiva!!!

Se uma pessoa não faz quase nenhuma ati-

vidade física (que é o caso da maioria dos

idosos...) uma forma de se exercitar sem

achar que está fazendo exercício é envol-

ver-se com um jogo de esportes (futebol,

tênis, boliche, escalada etc.), usando para

isso o Xbox, da Microsoft.

41

J U L H O / A G O S T O / S E T E M B R O 2 0 1 8

“O uso de aparelhos

eletrônicos para fins

não relacionados com

a aprendizagemnão

deveria passar de

15min em cada vez

,

e ao todo, ao longo do

dia, jamais superar 1h."