Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  25 / 42 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 25 / 42 Next Page
Page Background

O

sul-coreano Won Lee-sak, hoje com

20 anos, é um esportista profissional,

que ainda fica nervoso antes de com-

petir. Estala os dedos e o pescoço antes das

partidas, para esquecer que, à sua volta, há

prêmios em dinheiro,

pressão de patrocina-

dores e milhões de espectadores

.

Won Lee-sak treina até 10h por dia para

manter-se como um dos melhores na sua

modalidade: o

e-sport

, ou seja, o esporte ele-

trônico, como é chamado o torneio profissio-

nal de

videogame.

Ele tem um salário mensal

fixo que está em torno de

US$ 10 mil

e, além

disso, recebe os prêmios quando vence tor-

neios em jogos de estratégia como

StarCraft

2,

que chegam a

US$ 100 mil

.

Esse tipo de profissão não existia antes

do surgimento dos

videogames

interativos,

os quais permitem essas competições. Os

campeonatos de

games

são comuns pelo

menos nos últimos 14 anos na Ásia, em es-

pecial, na Coreia do Sul, onde há estádios

construídos para torneios de

e-sports

, cen-

tenas de jogadores profissionais e narrado-

res especializados.

Porém, nos últimos anos, o interesse de

jogadores e público e o alto investimento de

empresas do setor têm tornado as compe-

tições populares também no Ocidente. As-

E-SPORTS

ESTÃO

CRIANDONOVAS

CELEBRIDADES

E-SPORTS

sim, a Riot, uma empresa que organiza o

jogo

on-line

League of Legends

, começou a

promover torneios com prêmios de milhões

de dólares, inclusive de US$ 1 milhão para

os vencedores – por exemplo em 2014 a

equipe vencedora foi a Samsung White, que

jogou em casa, ou seja, na Coreia do Sul, e

levou US$ 1 milhão de premiação – quan-

do mais de 10 mil pessoas acompanharam

o evento ao vivo e mais de 2 milhões vi-

ram, simultaneamente, as partidas via

Web

.

Essa é uma audiência que supera os jogos

da principal liga de beisebol dos EUA.

Na Coreia do Sul, atualmente, as finais

de campeonatos batem o pico de 4,5 mi-

lhões de aparelhos lidados na TV a cabo.

Você imaginava que os videogames pudes-

sem chegar a esse ponto?

Comente em nosso site.

Um flagrante de

um

videogame

interativo

que permite

desenvolver uma

competição.

O novo ídolo do

e-sport

Won Lee-sak.

ADAM ZIAJA / SHUTTERSTOCK.COM

23

J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 5