ENTRETENIMENTO
C
om a evolução das tecnologias de
comunicação e informação (TICs),
muitos brasileiros, sem sair de casa
e não ocupando espaços físicos de alguma
instituição de ensino superior (IES), estão
fazendo cursos
on-line
abertos
e
gratuitos
.
E em 2014 eles evoluíram bastante e es-
tão sendo cada vez mais uma alternativa
eficaz para que profissionais e estudantes
ampliem o seu campo de conhecimento, ou
seja, tornem-se mais
instruídos
.
Talvez um dos mais importantes prove-
dores de cursos
on-line
no momento seja o
Coursera, que tem algo como
10 milhões
de
perfis cadastrados e cerca de
380 mil
usuá-
rios são do Brasil. Daphne Koller, cofunda-
dora e presidente do
site
, enfatizou: “Temos
ainda um conjunto bem reduzido de cursos
em português – cerca de 25 –, mas, mes-
mo assim, o Brasil superou o Reino Unido
e agora está atrás apenas dos Estados Uni-
dos da América (EUA), da China e da Índia.
Os brasileiros estão entre os que mais
acessam o sistema de credenciamento,
pelo qual é possível obter o nosso certifica-
do oficial e da instituição de educação res-
ponsável pelo curso após o pagamento de
uma taxa que está na faixa de US$ 50. O
índice de credenciamento no Brasil é duas
vezes maior que na Índia e três vezes maior
que na China.”
DUCAÇÃ
EXISTEMAPENAS
3 PAÍSES
COM
MAIS CURSOS
ON-LINE
QUE O
BRASIL
Daphne Foller está expandindo
os prudtos do Coursera.
No Brasil, um
site
que está obtendo muito sucesso com os seus
cursos
on-line
abertos e gratuitos, mas também com cursos até de
MBA pagos, produzidos e certificados por IES (Instituições de Ensino
Superior) brasileiras é o Veduca. O seu sucesso se deve ao fato de
que muitas empresas estão oferecendo esses cursos para os seus
profissionais de média gerência em horários que lhes forem adequa-
dos e também porque isso não onera muito as organizações.
Caro leitor da
Criática
, neste primeiro momento, nossa revista
lhe está sendo oferecida gratuitamente, no sentido de municiá-lo
com o que há de mais novo nos negócios vinculados à economia
criativa, mas também a temas como gestão, qualidade e produti-
vidade, educação, saúde, felicidade, beleza etc. Que outros temas
deveríamos abordar? Há algum com o qual você pode colaborar?
Entre em contato conosco!•
Agora pode-se aprender muita coisa
on-line,
pois
existem bons cursos “praticamente de graça”.
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C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A