EDUCAÇÃO
É
lamentável, mas a grande maioria das
pessoas não entende que são
os nú-
meros que governam a nossa vida!
Infelizmente, as pessoas não têm paixão
pelos números e não são “devoradoras” de
livros como o do genial matemático russo
Edward Frenkel, autor de
Amor e Matemá-
tica
(Casa da Palavra). E isso se deve ao
fato das pessoas dizerem que não gostam
de matemática, quando, na realidade, não
sabem do que se trata!
Pior ainda, há aqueles que estão con-
vencidos de que não conseguem entender
os temas da matemática porque foram
apresentados na escola, ao que há talvez
de pior, de forma ruim, e guardam assim
um gosto amargo sobre o assunto, na sua
maioria.
Numa entrevista para Renata Betti, pu-
blicada na revista
Veja
(7/1/2015), Edward
Frenkel disse: “No ensino da matemática há
diversos paradoxos inaceitáveis. Um exem-
plo: o mundo é governado por algoritmos.
Eles estão na base de algumas das maio-
res inovações humanas. E, no entanto, o
indivíduo pode atravessar boa parte da sua
vida jogando
videogame
, fazendo compras
on-line
e falando com amigos no Facebook
sem ter ideia de quanta matemática existe
em tudo isso.
Por que não aproveitar essas novas si-
tuações do cotidiano para chamar atenção
para a matemática e explicar como ela fun-
ciona, em vez de recorrer a assuntos gas-
tos, que ninguém entende? Garanto que ha-
veria muito mais interesse no aprendizado
da matemática.
Nossos currículos de matemática estão
obsoletos. Tomemos o caso da geometria:
os alunos até hoje a aprendem como se a
Terra fosse plana, com base em ideias de-
senvolvidas por Euclides de Alexandria, 300
anos a.C.
Uma aula interessante, eficaz e atual
de geometria abordaria fenômenos e des-
cobertas pós-euclidianas como a teoria do
caos, formação de nuvens e movimentos de
placas tectônicas que levam à formação de
tsunamis
. Com a criação do dinheiro, um pe-
daço de papel adquiriu valor. Agora, usamos
um cartão de crédito, ou o
bitcoin
, que está
em algum lugar na nuvem. Por isso, precisa-
mos ensinar as crianças a navegar nessa
nova realidade”.
»
SE SÓ ALGUNS ENTENDEREMDE
MATEMÁTICA, ISSO É UMPERIGO!
O astro contemporâneo
da matemática: o russo
Edward Frenkel.
26
C R I ÁT I C A
T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A