Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  28 / 42 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 28 / 42 Next Page
Page Background

EDUCAÇÃO

É

lamentável, mas a grande maioria das

pessoas não entende que são

os nú-

meros que governam a nossa vida!

Infelizmente, as pessoas não têm paixão

pelos números e não são “devoradoras” de

livros como o do genial matemático russo

Edward Frenkel, autor de

Amor e Matemá-

tica

(Casa da Palavra). E isso se deve ao

fato das pessoas dizerem que não gostam

de matemática, quando, na realidade, não

sabem do que se trata!

Pior ainda, há aqueles que estão con-

vencidos de que não conseguem entender

os temas da matemática porque foram

apresentados na escola, ao que há talvez

de pior, de forma ruim, e guardam assim

um gosto amargo sobre o assunto, na sua

maioria.

Numa entrevista para Renata Betti, pu-

blicada na revista

Veja

(7/1/2015), Edward

Frenkel disse: “No ensino da matemática há

diversos paradoxos inaceitáveis. Um exem-

plo: o mundo é governado por algoritmos.

Eles estão na base de algumas das maio-

res inovações humanas. E, no entanto, o

indivíduo pode atravessar boa parte da sua

vida jogando

videogame

, fazendo compras

on-line

e falando com amigos no Facebook

sem ter ideia de quanta matemática existe

em tudo isso.

Por que não aproveitar essas novas si-

tuações do cotidiano para chamar atenção

para a matemática e explicar como ela fun-

ciona, em vez de recorrer a assuntos gas-

tos, que ninguém entende? Garanto que ha-

veria muito mais interesse no aprendizado

da matemática.

Nossos currículos de matemática estão

obsoletos. Tomemos o caso da geometria:

os alunos até hoje a aprendem como se a

Terra fosse plana, com base em ideias de-

senvolvidas por Euclides de Alexandria, 300

anos a.C.

Uma aula interessante, eficaz e atual

de geometria abordaria fenômenos e des-

cobertas pós-euclidianas como a teoria do

caos, formação de nuvens e movimentos de

placas tectônicas que levam à formação de

tsunamis

. Com a criação do dinheiro, um pe-

daço de papel adquiriu valor. Agora, usamos

um cartão de crédito, ou o

bitcoin

, que está

em algum lugar na nuvem. Por isso, precisa-

mos ensinar as crianças a navegar nessa

nova realidade”.

»

SE SÓ ALGUNS ENTENDEREMDE

MATEMÁTICA, ISSO É UMPERIGO!

O astro contemporâneo

da matemática: o russo

Edward Frenkel.

26

C R I ÁT I C A

T U D O S O B R E E C O N O M I A C R I A T I V A