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HUMOR

A

o celebrar os seus 90 anos, a famo-

sa revista norte-americana

The New

Yorker

foi para as bancas no período

de 23 de fevereiro a 2 de março de 2015

com nove capas diferentes com a interpre-

tação, ou melhor, versões do famoso mas-

cote de monóculo, Eustace Tiley.

A diretora artística da revista, Françoise

Mouly, comentou: “Desde 1994, o dândi da

revista já foi parodiado, subvertido e des-

construído de várias maneiras”. E agora

convidamos nove ilustradores famosos, ou

seja, Anita Kunz, Christoph Niemann, Peter

Mendelsund, Lorenzo Mattotti, Barry Blitt,

Carter Goodrich, Kadir Nelson, Roz Chast

e Istvan Banyai para que fizessem essas

capas.

Para gerar um maior interesse de anun-

ciantes em torno da data comemorativa, a

editora Condé Nast, que publica a revista,

produziu entrevistas com seus melhores

escritores, levantou fatos históricos e ofe-

receu até uma retrospectiva com comer-

ciais antigos publicados em suas páginas

por 90 de seus mais tradicionais anun-

ciantes.

Cada exemplar comemorativo trouxe

três capas diferentes, oferecidas pela re-

lojoaria de luxo Rolex, que também veicula

comerciais na edição

mobile

da publicação.

Antecipando o interesse pela edição his-

tórica, a Condé Nast aumentou a distribui-

ção em banca em 20%. Atualmente, a

The

New Yorker

tem um milhão de assinantes

pagos e vende, em média, 32 mil exempla-

res avulsos por semana. Nos últimos 20

anos, a revista passou a trazer nas capas

temas atuais e frequentemente polêmicos,

como uma de 2008 em que Barack Oba-

ma vestia roupas tradicionais islâmicas e

a mulher, Michelle, uma metralhadora nas

costas – uma sátira à oposição do então

candidato à presidência.

A virada definitiva viria na eleição pós-

-atentado de 11 de setembro de 2001,

com a sombra das

Torres Gêmeas

desenha-

da pelo premiado Art Spiegelman, marido

da diretora de arte Françoise Mouly. Desde

então, as capas da revista são notícia.

Em 2013, o protagonista da série

Brea-

king Bad

aparecia como o ditador sírio, Ba-

shar al Assad, em seu laboratório de me-

tanfetamina: uma alusão ao suposto uso

de armas químicas pelo regime sírio contra

a população local. Em dezembro de 2014,

a cidade norte-americana de St. Louis foi

retratada em preto e branco, refletindo as

tensões que explodiram ali e sacudiram o

país após policiais brancos serem inocen-

tados na Justiça pela morte de negros.

Pois é, a

The New Yorker

não chegou a

ter capas tão agressivas como a revista

francesa

Charlie Hebdo

, mas são também

sarcásticas e provocantes!!!

A ICÔNICA

REVISTA

THE

NEWYORKER

COMPLETOU

90 ANOS DE

EXISTÊNCIA

Françoise Mouly.

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