para viver Chanel, Marília pesquisou muito,
como já fez para viver outra diva, Maria Cal-
las, no espetáculo
Master Class
.
Na criação de Chanel, Marília fez muitas
pesquisas – leu biografias e artigos e acom-
panhou atentamente as poucas imagens
em movimento que restaram da estilista.
Dizia Marília: “Chanel foi uma mulher mis-
teriosa, oferecendo várias faces. Apesar de
sua fala e jeito agressivos, acredito que in-
ventei uma forma delicada de andar.”
Marília preocupou-se bastante com a co-
reografia do personagem, conseguindo, des-
sa forma, representar com elegância gestos
comuns de Chanel, como colocar uma das
mãos no bolso (ou no cós da saia), enquan-
to a outra segurava um cigarro. A pesquisa
foi uma atividade constante para ela. “O
teatro é como um quadro eternamente ina-
cabado, em que novos detalhes são acres-
centados continuamente.”
Viveu sempre dentro de um ritual: chega-
va cedo ao teatro, fazia exercícios vocais e
corporais e apenas depois de soar o primei-
ro toque é que vestia a roupa de seu perso-
nagem. O profissionalismo se estendia para
as produções em que Marília Pêra dirigia.
Foram vários espetáculos, mas certamente
o mais duradouro foi
O Mistério de Irma Vap
,
que estreou em 1986, com Marco Nanini e
Ney Latorraca, e que ficou 11 anos em car-
taz!!!
Nos últimos anos, Marília Pêra havia se
tornado um pouco avessa às entrevistas. Ale-
gava que estava envelhecendo e tinha medo
de se tornar repetitiva em suas opiniões. Na
verdade, em tempos politicamente corretos,
ela temia os resultados de sua sinceridade e
a total ausência de freios na língua.
Em toda a sua carreira, que se estendeu
por
ininterruptos 68 anos
, Marília Pêra foi
vista em mais de 50 peças de teatro, 30
filmes e 40 programas de televisão, entre
telenovelas e minisséries. Além disso, foi
uma diretora que criou vários sucessos da
história do teatro brasileiro –
O Mistério de
Irma Vap
– foi um deles.
Ganhou prêmios no teatro, cinema e TV,
pois ofereceu sempre ao seu público muito
mais do que ele esperava dela!!! Ela deixou
um legado não apenas para toda a classe
artística, mas para o público principalmen-
te, e em grande estilo!!!
Existem poucas atrizes tão capazes de
fazer as coisas com tanta dedicação e pai-
xão. Marília levou seu trabalho sempre ex-
tremamente a sério, com amor e exigência.
No início de sua carreira
chegou a ser vista como
comunista. Foi presa
durante a apresentação
da peça
Roda Viva
,
de Chico Buarque de
Hollanda, em1968, e
teve a casa invadida
pela polícia pouco
tempo depois, quando
novamente foi presa.
O profissionalismo se estendia para
as produções emque Marília Pêra
dirigia. Foram vários espetáculos, mas
certamente omais duradouro foi
O
Mistério de Irma Vap
, que estreou em
1986, comMarco Nanini e Ney Latorraca,
e que ficou 11 anos em cartaz!!!
ARQUIVO/AE
Marília Pêra encantou
milhões de pessoas com
as suas interpretações
em 68 anos de carreira.
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J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 6