Table of Contents Table of Contents
Previous Page  13 / 44 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 13 / 44 Next Page
Page Background

para viver Chanel, Marília pesquisou muito,

como já fez para viver outra diva, Maria Cal-

las, no espetáculo

Master Class

.

Na criação de Chanel, Marília fez muitas

pesquisas – leu biografias e artigos e acom-

panhou atentamente as poucas imagens

em movimento que restaram da estilista.

Dizia Marília: “Chanel foi uma mulher mis-

teriosa, oferecendo várias faces. Apesar de

sua fala e jeito agressivos, acredito que in-

ventei uma forma delicada de andar.”

Marília preocupou-se bastante com a co-

reografia do personagem, conseguindo, des-

sa forma, representar com elegância gestos

comuns de Chanel, como colocar uma das

mãos no bolso (ou no cós da saia), enquan-

to a outra segurava um cigarro. A pesquisa

foi uma atividade constante para ela. “O

teatro é como um quadro eternamente ina-

cabado, em que novos detalhes são acres-

centados continuamente.”

Viveu sempre dentro de um ritual: chega-

va cedo ao teatro, fazia exercícios vocais e

corporais e apenas depois de soar o primei-

ro toque é que vestia a roupa de seu perso-

nagem. O profissionalismo se estendia para

as produções em que Marília Pêra dirigia.

Foram vários espetáculos, mas certamente

o mais duradouro foi

O Mistério de Irma Vap

,

que estreou em 1986, com Marco Nanini e

Ney Latorraca, e que ficou 11 anos em car-

taz!!!

Nos últimos anos, Marília Pêra havia se

tornado um pouco avessa às entrevistas. Ale-

gava que estava envelhecendo e tinha medo

de se tornar repetitiva em suas opiniões. Na

verdade, em tempos politicamente corretos,

ela temia os resultados de sua sinceridade e

a total ausência de freios na língua.

Em toda a sua carreira, que se estendeu

por

ininterruptos 68 anos

, Marília Pêra foi

vista em mais de 50 peças de teatro, 30

filmes e 40 programas de televisão, entre

telenovelas e minisséries. Além disso, foi

uma diretora que criou vários sucessos da

história do teatro brasileiro –

O Mistério de

Irma Vap

– foi um deles.

Ganhou prêmios no teatro, cinema e TV,

pois ofereceu sempre ao seu público muito

mais do que ele esperava dela!!! Ela deixou

um legado não apenas para toda a classe

artística, mas para o público principalmen-

te, e em grande estilo!!!

Existem poucas atrizes tão capazes de

fazer as coisas com tanta dedicação e pai-

xão. Marília levou seu trabalho sempre ex-

tremamente a sério, com amor e exigência.

No início de sua carreira

chegou a ser vista como

comunista. Foi presa

durante a apresentação

da peça

Roda Viva

,

de Chico Buarque de

Hollanda, em1968, e

teve a casa invadida

pela polícia pouco

tempo depois, quando

novamente foi presa.

O profissionalismo se estendia para

as produções emque Marília Pêra

dirigia. Foram vários espetáculos, mas

certamente omais duradouro foi

O

Mistério de Irma Vap

, que estreou em

1986, comMarco Nanini e Ney Latorraca,

e que ficou 11 anos em cartaz!!!

ARQUIVO/AE

Marília Pêra encantou

milhões de pessoas com

as suas interpretações

em 68 anos de carreira.

13

J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 6