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Prototipação ou prototipagem
É o
momento em que ideias abstratas ganham
conteúdo formal e material, de forma a re-
presentar a realidade capturada e propiciar
a validação de todo o conteúdo apreendido.
E apesar de ser apresentado como fase fi-
nal do processo de
design thinking
, ela pode
permear todo projeto, de maneira a aconte-
cer simultaneamente com a imersão, análi-
se e síntese, e ideação. É nessa fase que
as soluções inovadoras devem ser criadas,
gerando oportunidades de negócios, no
caso de uma empresa.
É importante realçar que
design thinking
não é um domínio exclusivo dos
designers
.
Todo aquele que lida em algum setor da EC
precisa pensar com um
designer
. Um
desig-
ner
sempre consegue ligar duas perspecti-
vas essenciais para qualquer problema, ou
seja,
empatia
e
criatividade.
Ele consegue inventar um futuro que não
existe e compreende logo como as pessoas
fazem (ou usam) algo no intuito de reimagi-
nar isso!!! Na realidade, para pensar como
um
designer
é preciso adotar nas suas re-
flexões as seguintes características ou pos-
turas:
↘↘
Empatia
– Os
pensadores empáticos
são aquelas pessoas que conseguem ima-
ginar o mundo sob múltiplas perspectivas.
Os pensadores voltados para o
design
po-
dem, dessa maneira, imaginar soluções que
não são inerentemente desejáveis e aten-
der às necessidades explícitas ou latentes.
↘↘
Pensamento integrativo
– O
pensador
integrativo
confia nos processos casualís-
ticos, mostra a aptidão de enxergar todos
os importantes aspectos (mesmo se eles
forem conflitantes) de um problema e cria
novas soluções para melhorar as opções
existentes.
↘↘
Otimismo
– O
pensador otimista
assu-
me que por mais desafiadoras que sejam
as restrições de um problema, existe ao
menos uma potencial solução que é melhor
que as alternativas existentes.
↘↘
Experimentalismo
– O
pensador expe-
rimental
acredita que inovações significati-
vas não surgem de pequenos avanços. Os
pensadores voltados ao
design
posicionam
as questões e analisam as restrições de
formas criativas, que derivam de direções
totalmente novas.
↘↘
Colaboração
– A crescente complexida-
de dos produtos e serviços e experiências
substituiu o mito de um gênio criativo solitá-
rio pela realidade de ser um entusiasmado
colaborador interdisciplinar
.
Enquanto aprender a ser um bom
desig-
ner
, pode levar alguns anos ou até mais,
entretanto, um não
designer
pode aprender
a pensar como um
designer
aplicar essas
aptidões para exercer melhor a liderança e
chegar a inovações, em alguns meses.
Reforçando:
para se pensar com um
de-
signer
, uma pessoa deve:
1
º
)
Achar que é
designer
.
A chave para se pensar como um
desig-
ner
é pensar que você é um
designer
. É vital
acreditar em si, que tem condição de chegar
ao
design
da solução.
2
º
)
Criar uma solução ideal.
Isso significa crer que a situação melhor
existe, que você deseja mudar, que pode
ser transformada numa situação que está
incluída na sua ideia.
3
º
)
Rejeitar o normal e o tedioso.
Designers
são pessoas que constantemen-
te rejeitam a rota tradicional e pensam em
como se pode fazer algo de outra maneira, in-
dependente de quão radical seja essa noção.
4
º
)
Ter ideias, mas muitas ideias.
É fundamental ter muitas ideias e não
escolher rapidamente alguma delas. A ten-
dência existente é achar logo uma solução,
adaptando-a àquela já existente.
Não se deve fazer isso!!!
Seja indulgente com todas as suas
ideias até encontrar a certa!!!
5
º
)
Construir algo.
Pegue as suas ideias e faça algo com
cada uma delas. As pessoas reagem me-
lhor às coisas que tocam, do que aquelas
que sentem ou imaginam. Assim poderá
perceber o que realmente será bem aceito
pelas pessoas.
Bem, com tudo isso, ficou claro o quanto
é importante o
design thinking
e você pen-
sar como um
designer
, não é?.
É importante realçar que
design
thinking
não é umdomínio exclusivo
dos
designers
. Todo aquele que
lida em algum setor da
economia
criativa
(EC) precisa pensar com
um
designer.
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J A N E I R O / F E V E R E I R O 2 0 1 6